Mundo Animal

Aranhas mais venenosas do Brasil e o que o veneno delas pode causar

Quase todo mundo tem medo de aranhas e no Brasil muitas espécies são bastante venenosas. Listamos as cinco mais do país.

Atualizado em 05/04/2019

. Aqui entre nós dois, me fala a verdade: você tem medo de aranha? Não precisa mentir, quase todo mundo foge das aranhas com mais velocidade do que foge dos boletos.

Com cerca de 40 mil espécies de aranha pelo mundo inteiro, esse pequeno animal (ou não tanto, dependendo do caso) assusta pelas suas características peculiares e venenos que podem variar entre nulos, leves e muito perigosos.

Elas não tem duas patas, quatro ou muito menos seis, e sim oito. Na maioria das vezes se movimentam com muita agilidade e costumam se esconder nos cantos escondidos, pegando pessoas desatentas de surpresa.

Apesar de existirem sim espécies de aranhas inofensivas, o Brasil, junto a Austrália, é o país que mais possui versões altamente venenosas. O Segredos listou o Top 5 mais venenosas do Brasil.

Confira quais são as aranhas mais venenosas do Brasil

1 – Aranha-golias-comedora-de-pássaros (Theraphosa blondi)

Quais são as aranhas mais venenosas do Brasil [Top 5]

A maior tarântula do mundo é a Aranha-golias-comedora-de-pássaros (Theraphosa blondi), que chega a ter 30 centímetros e é da região amazônica.

Apesar do seu veneno não ser mortal para os humanos, a mordida é bastante dolorida e os pelos em suas pernas e abdômen podem gerar lesões, coceira e irritação, em contato com a pele humana.

2 – Aranha-de-Jardim (Lycosa erythrognatha)

Quais são as aranhas mais venenosas do Brasil [Top 5]

A aranha-de-grama,  aranha-lobo ou aranha-de-jardim pertence a família Lycosidae e costuma ser encontrada na grama de residências. É daí, inclusive, que vem seu nome.

Ela possui cerca de 5 cm de comprimento, e apresenta uma coloração marrom-clara ou cinzenta. Outras de suas características marcantes são um desenho negro em forma de seta em seu abdômen e pelos avermelhados perto das quelíceras.

Seu veneno causa dor intensa, com sensação de queimadura e formigamento, provocando reações alérgicas.

3 – Viúva-negra (Latrodectus mactans)

Quais são as aranhas mais venenosas do Brasil [Top 5]

A viúva-negra vive no Brasil e em outros países na América, principalmente na parte costeira dos continentes. Sua cor negra brilhante e a marcante mancha vermelha em seu abdômen tornam essa aranha fácil de se reconhecer.

E as fêmeas dessa espécie costumam ser 3 a 4 vezes maiores que os machos, e elas comem eles depois de cruzarem para reproduzirem. Os efeitos de seu veneno variam desde dor ardente, inchaço na área afetada, cólicas abdominais à náuseas.

4 – Aranha-marrom (Loxosceles)

Quais são as aranhas mais venenosas do Brasil [Top 5]

A aranha-marrom tem uma picada extremamente dolorosa e necrosante, e se não for tratada rapidamente pode trazer problemas irreversíveis.

Com cerca de 4 a 6 centímetros, a picada leva a área ao redor da picada começar a necrosar e é formada uma ferida aberta. Leva-se meses para a pele ser curada e em certos casos membros precisam ser amputados.

5 – Armadeira (Phoneutria)

Quais são as aranhas mais venenosas do Brasil [Top 5]

A armadeira é a aranha mais venenosa do mundo. Essa espécie, comum em todo o território brasileiro, é capaz de injetar uma neurotoxina poderosa. Ela é quase 20 vezes mais mortal que a viúva-negra.

O envenenamento inclui a perda de controle muscular e problemas respiratórios. Seu veneno também pode resultar em paralisia respiratória completa e em asfixia.

A dor da picada é intensa. E, se você for homem, o veneno causar uma ereção de até 4 horas, muito dolorosa.

E, falando em bichinhos que podem ser bem nocivos aos seres humanos, você deveria conferir ainda: Picadas de inseto que você precisa aprender a diferenciar com urgência.

Fonte: Hiper Cultura

Imagem: Earth & World