As frutas cítricas são aquelas ricas em ácidos cítricos e grande concentração de ácido ascórbico, a vitamina C. O consumo dessas frutas é altamente recomendado, uma vez que elas podem oferecer uma porção de benefícios ao organismo.
Laranja, limão, tangerina e abacaxi estão entre as frutas cítricas mais populares quando se fala do assunto, mas a verdade é que existem outras variedades que podem ser incluídas no cardápio de consumo diário.
O sabor ácido das frutas deve-se à grande concentração de ácido e pode variar entra o azedo e o amargo, dependendo da quantidade de açúcar encontrada.
Benefícios à saúde das frutas cítricas
A presença de oxidantes em frutas cítricas pode ajudar no combate de uma série de condições de saúde. A ingestão saudável promove a saúde do cérebro e ajuda a controlar colesterol e triglicérides. Ou seja, também pode ajudar na saúde do coração. Os antioxidantes também combatem os radicais livres do corpo.
Além disso, a alta concentração de vitamina C das frutas ajuda a produzir e manter o colágeno do corpo. Sendo assim, é útil para a saúde, elasticidade e resistência dos tecidos do corpo, como pele, ossos e músculos.
Sobretudo, o consumo de vitamina C também é importante no combate a condições como anemia. Isso porque a vitamina aumenta a biodisponibilidade de ferro no organismo.
Por outro lado, apesar de ser considerada eficaz no combate de condições respiratórios, como gripes e resfriados, não há conclusões científicas nesse campo.
Frutas cítricas
Laranja
Primeiramente, a laranja é opção mais popular entre as frutas cítricas. Além de rica em vitamina C, também é carregada de vitamina A, boa para a saúde da visão. As laranjas também contêm minerais diversos, assim como ferro, cálcio e potássio, sendo eficazes no combate à anemia. A fruta pode ser consumida de formas variadas em diversas receitas, desde o tradicional suco natural a geleias, chás e bolos.
Limão
O limão também está presente numa grande variedade de receitas, desde temperos a alimentos salgados a bases para sobremesas doces. Certamente, a concentração de vitaminas do complexo B ajudam na produção hormônios, na formação de células e na respiração celular.
Tangerina
Também conhecida como mexerica, bergamota, mimosa ou laranja-cravo, a fruta tem um aroma forte e marcante. Além da utilização em sucos e vitaminas, a tangerina pode ter as cascas aproveitas para a preparação de chás diversos. A presença de antioxidantes ajuda a combater o envelhecimento precoce das células e eliminar toxinas do corpo.
Abacaxi
O abacaxi é uma das frutas cítricas ricas em vitamina A. Além disso, também ajuda a preservar a pele, por meio do combate a acnes. Também pode ser consumido em variadas formas, incluindo geleias, compotas e águas aromatizadas. Também é comum que a fruta seja usada como acompanhamento para carnes, como lombo assado.
Maracujá
Além de cítrico, o maracujá faz parte do gênero Passiflora. As plantas do gênero são conhecidas como calmantes naturais e ajudam a acalmar os ânimos. Misturada com leite antes de dormir, por exemplo, ajuda a garantir uma boa noite de sono. Além das formas mais comuns de consumo, pode ser encontrada até mesmo como farinha.
Uva
Uvas são ricas em resveratrol, um componente responsável pela saúde cardiovascular. Ou seja, o consumo de uva melhora a coagulação sanguínea, reduz o colesterol e ajuda a limpar as artérias.
Acerola
Apesar de pequena, a fruta é rica em nutrientes. Além da vitamina C, característica das frutas cítricas, também tem boas concentrações de fósforo e cálcio. Portanto, a acerola ajuda na saúde de ossos, dentes e músculos, além de aumentar os níveis energia. Essa característica, inclusive, faz com que a fruta seja uma ótima opção para o café da manhã.
Caju
O caju não costuma ser lembrado entre as frutas cítricas, mas também integra a lista. Além do sabor ácido, possui nutrientes como fibras e os minerais cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, potássio e zinco.
Morango
Por ser rico em potássio, o morango também ajuda no controle do colesterol corporal. Além disso, sua grande vantagem é poder ser encontrado em consumido em formas variadas, incluindo geleias, iogurtes e sobremesas.
Kiwi
O kiwi é uma fruta exótica com poucas calorias, baixo teor de gordura e rico em fibras. Sendo assim, é uma ótima inclusão em dietas para quem deseja perder peso ou regular o intestino.
Amora
Apesar de ter um caráter ácido mais discreto, a amora tem um sabor mais intenso. Seus principais diferencias são a concentração das vitaminas B, E e K, bem como de antioxidantes, fibras, flavonoides, ferro, magnésio e potássio.
Ameixa
Enfim, a ameixa é outra opção entre as frutas cítricas versáteis e ricas em nutrientes. Um importante diferencial é poder ser consumida seca, seja como complemento para sobremesas ou de forma isolada em pequenos lanches ao longo do dia.
Fontes: Saber Hortifruti, Pão de Açúcar, Conquiste Sua Vida
Imagens: Citrus Lemon, VegNews, Food, Mashed, Villalva Frutas, Taiwan Trade, The Nation Press, VivaBem,