Caso você nunca tenha ouvido falar sobre a brincadeira do fusca azul, nós iremos lhe contar sobre ela. Basicamente, essa brincadeira se resume a, simplesmente, dar uma pancada ou um tapa no amigo ao lado, após ver um fusca azul.
Mas, calma aí. Porque a pancada ou o tapa não são movimentos grosseiros, não. Portanto, sem exageros!
Vale ressaltar que essa brincadeira pode ser modificada de região para região, ou de geração para geração. Porém, na grande maioria, seu maior símbolo é o famoso fusca azul.
Sobretudo, existem lugares que os amigos “batem” uns nos outros, simplesmente por ver um fusca, seja ele azul ou não. Contudo, quando isso ocorre, normalmente a regra é clara. Ou seja, se você bateu no seu amigo por ter visto um fusca amarelo, por exemplo, o seu amigo pode revidar em dobro.
Inclusive, antes de você bater, nós indicamos que você aponte o carro, em questão. Até porque não queremos confusão.
E também, fazendo isso, você pode poupar o seu amigo de querer te bater também por ter visto o mesmo carro. Então, fica a dica.
Enfim, essa brincadeira pode ser violenta para uns, e sem sentido para outros. Porém, ela é e já foi uma brincadeira bem conhecida e aclamada.
Portanto, caso se interesse por ela, tome cuidado, e acima de tudo, brinque com quem queira brincar. Agora caso você não tenha gostado da brincadeira, só respeite a opinião de quem gosta.
Origem da brincadeira fusca azul
Primeiramente, a origem dessa brincadeira ainda é considerada como incógnita. Algumas pessoas, por exemplo, acreditam que ela teve origem com Henry Ford. Basicamente, este foi o fundador da Ford e um dos gênios da indústria automobilística do início do século 20.
Embora Henry não tenha nada a ver com o fusca, que é da Volkswagem, no início, era bem comum a indústria só investir em veículos pretos. Isso porque essa cor era a mais fácil e rápida para secar. Consequentemente, a indústria lucrava um pouco mais, uma vez que a linha de produção acabava conseguindo produzir mais carros por dia.
Contudo, no ano de 1914, ocorreu um erro. Basicamente, um dos trabalhadores da automobilística fez uma mistura de cores diferente e deixou a tinta dos carros menos escura que o usual. Por isso, os modelos Ford T começaram a sair com um tom de azul escuro.
Porém, como você já pode imaginar, o dono da marca não ficou nada satisfeito. Por conta disso, ele acabou se irritando e desferindo um belo de um tabefe nas costas do responsável pelo erro.
Portanto, isso acabou virando motivo de piadas entre os trabalhadores. Inclusive, eles passaram a imitar o chefe quando viam esses veículos de cor diferente na rua.
Enfim, conseguiu assimilar essa história com a brincadeira do fusca azul?
Afinal, por que fusca azul?
Com certeza, ainda ficou uma interrogação bem grande na sua cabeça, não é mesmo? Até porque, o que o fusca azul tem a ver com essa história?
A priori, essa brincadeira se restringiu somente aos Estados Unidos. Isso porque foi justamente lá que ocorreu a tal história que mencionamos.
Porém, na década de 1960, essa brincadeira se popularizou pelo mundo. Consequentemente, ela se modificou e passou a ser feita com o famoso fusca, já ele era o modelo moderno da época.
Beetle ou besouro
Aliás, uma curiosidade que vale esclarecer sobre o fusca azul e sobre qualquer outro fusca é que seu nome em inglês é Beetle. Ou seja, besouro, em português. Em outras partes do mundo, aliás, o fusca também é conhecido como Bug ou Buggy, que são variações para tal inseto.
Assim sendo, a brincadeira passou a ser chamada de “punch buggy”, ou seja, “esmagar o inseto”. Até porque, o engraçado mesmo, era o total de “insetos esmagados” no braço do seu amigo distraído. Quer saber uma curiosidade sobre a origem do carro? Então continue lendo!
Hitler e a história do fusca
Se você não saber, Adolf Hitler foi o principal projetista do Volkswagen. O ‘fusquinha’ que tantos milhões conhecem há mais de meio século, teve sua gênese na Alemanha nazista. O Dr. Ferdinand Porsche, que projetou o Volkswagen, teve que compartilhar o conceito com ninguém menos que Adolf Hitler.
E embora o Volkswagen possa ter sido inicialmente planejado para uso como veículo recreacional civil, ele foi rapidamente transformado em três iterações militares básicas: o Kommandeurswagen (carro do comandante), Kubelwagen (carro balde) e Schwimmwagen (carro anfíbio). A transformação do VW em um veículo militar foi uma metamorfose rápida sobre a qual a Porsche não teve controle.
Desse modo, o carro compacto foi um produto do desejo de Adolf Hitler por um veículo acessível que ajudasse as famílias alemãs a um futuro repleto de autobahns (rodovias controladas da Alemanha) e inovação tecnológica.
Após a guerra, as forças britânicas supervisionaram a produção renovada do carro na fábrica que agora controlavam. Os consumidores alemães adoraram o Fusca, que se tornou tão difundido que, na década de 1950, era um terço de todos os carros nas estradas.
Posteriormente, o modelo se popularizou em todo o mundo e principalmente na América. O Fusca era moderno, empolgante e esteticamente ousado e encanta motoristas e colecionadores até os dias de hoje.
Enfim, o que achou da brincadeira do fusca azul? Já conhecia?
Leia mais: Adivinhações para você se divertir e exercitar o cérebro
Fontes: Mega curioso
Imagem de destaque: Youtube
Um comentário em “Fusca Azul: origem, história e curiosidades sobre a brincadeira”