Mundo Animal

Galgo afegão – Origem e características típicas da raça

Galgo afegão é uma raça de cachorro típica do Oriente Médio, onde era utilizado especialmente como companhia de caçadores locais.

Por P.H Mota

-

O galgo afegão, ou afghan hound, é uma raça de cachorro nativa do Oriente Médio. Apesar do nome, ela não é comum somente no Afeganistão, mas também em países como Irã e Paquistão, por exemplo.

Conhecida por ter um dos visuais mais marcantes da espécie, com pelos compridos e sedosos, ele virou figurinha marcada em competições de beleza de cães. Apesar disso, em sua origem na antiguidade, esses cachorros foram criados como companheiros e ajudantes de caçadores.

Na época, a principal função do animal era encontrar e abater animais de pequeno porte, como lebres e coelhos, ou até mesmo gazelas.

História da raça

Galgo afegão - origem e principais características típicas da raça
Raças de Cachorro

A princípio, os ancestrais do galgo afegão eram cães comuns na nobreza do Egito Antigo. Ali, eles serviam principalmente como cães companheiros dos maiores reis e faraós. Com o passar do tempo, então, eles chegaram a regiões do Oriente Médio, onde foram misturados a raças locais.

Como cão de caça, o galgo afegão se destacava principalmente por conta de seus pelos longos. Isso porque eles eram extremamente úteis para ajudar na sobrevivência nas temperaturas abruptas do deserto. Tipicamente, essas regiões são marcadas por altas temperaturas durante o dia, e baixas durante a noite.

Em meados do século XX, a raça foi levada pela primeira vez à Inglaterra, onde ficou conhecido como afghan hound. Foi assim que o porte elegante e os traços delicados do galgo afegão começaram a chamar muita atenção. Os cães da raça ganharam muita popularidade e passaram a ser tratados novamente como cães de companhia, e não somente de caça.

Além disso, foi no mesmo período que eles passaram a ganhar destaque em concursos de beleza para cães.

Características do galgo afegão

Galgo afegão - origem e principais características típicas da raça
Australian Dog Lover

Em média, o peso de um galgo afegão varia entre 26 e 34 kg. A altura pode ficar entre 60 e 69 cm, para fêmeas, e 68 e 74 cm para machos, maiores.

Os pelos desses cães são longos e finos e podem se parecer muito com cabelos humanos, quando bem escovados. Geralmente, são encontrados em tons de creme, branco, preto ou cinza.

É comum que os pelos do corpo tenham um tom, com o rosto em outro. Juntamente com o porte longilíneo e elegante, essa é uma das características que contribui para sua aparência singular.

A expectativa de vida para cães dessa raça é de 12 a 14 anos de idade.

Temperamento e humor

Galgo afegão - origem e principais características típicas da raça
Raças de Cachorro

Por ter surgido como cão de caça e companhia, é um animal muito calmo e inteligente. No entanto, também adora atividades em que possa correr livremente.

Na maioria das vezes, são cães independentes que precisam de muita paciência para educação e adestramento. Por causa disso, inclusive, treinar um galgo afegão pode exigir mais tempo do que o normal para outras raças.

Nesse processo, é recomendado que a lealdade do animal fique restrita a apenas um dos membros família. Dessa maneira, é mais fácil assimilar os comandos e acelerar esse desenvolvimento. Porém, os galgos também são muito sensíveis, e podem demonstrar aborrecimento ou chateação quando levam broncas severas.

Mas esse tipo de temperamento independente também traz vantagens. É comum que eles lidem bem com distâncias a ausências, sem a necessidade constante de carinho e atenção dos donos.

Cuidados com o galgo afegão

Galgo afegão - origem e principais características típicas da raça
Australian Dog Lover

Especialmente por conta de seus pelos longos, o galgo afegão precisa de um alto nível de cuidado. A recomendação é de escovação do animal pelo menos três vezes por semana, para garantir o visual e a saúde dos pelos.

Além disso, eles também precisam de espaço para correr e praticar atividades físicas frequentes, por pelo menos uma hora por dia. Em alguns casos, um galgo afegão pode ultrapassar a velocidade de corrida de cavalos, por exemplo.

Também é necessário ter atenção especial com a saúde das orelhas e dentes do animal. Eles devem ser higienizados com frequência, a fim de evitar infecções.

Da mesma forma, seus ossos também podem apresentar condições problemáticas, incluindo displasias ou deslocamentos nas articulações de suas pernas. Entre outros problemas de saúde comuns para a raça estão a tendência a obesidade e a baixa tolerância a dor.

Curiosidades sobre a raça

Galgo afegão - origem e principais características típicas da raça
Australian Dog Lover
  • Por ser uma das raças mais antigas conhecidas, é conhecido como Cão da Arca de Noé;
  • No ranking mais popular de inteligência de raças caninas, o animal está listado em último lugar por não responder a comandos de obediência com facilidade;
  • O cão foi levado para o Reino Unido, onde foi batizado de afghan hound, depois que oficiais militares britânicos na Índia tiveram contato com o animal;
  • Por fim, a história da boneca Barbie, ela adota um cachorro chamado Beauty, da raça galgo afegão.

Fontes: DogHero, Portal do Dog, Cachorro Gato, Zoo Plus

Imagens: Raças de Cachorro, Australian Dog Lover e Dreamstime.

Próxima página »

Escolhidas para você