Hoje em dia, os gatos são bem famosos entre as pessoas que gostam de animais domésticos. No entanto, uma raça ganhou muito destaque nos últimos anos. O gato Siberiano, uma das raças mais apreciadas e procuradas no mundo, são os companheiros ideais para todo tipo de pessoa.
Apesar de ser um felino muito antigo, seu reconhecimento começou nos anos 1990. Além disso, ainda são conhecidos como “gatos da floresta”.
Então, vamos aprofundar mais um pouco nas características dessa raça.
Origem do gato Siberiano
Primeiramente ele ficou conhecido apenas na década de 90. Apesar de ser considerado antigo por alguns, não existem informações documentadas que comprovem esse fato. Porém, ele rebusca 1000 anos atrás. Na Rússia, ficaram conhecidos por serem companheiros dos nobres. Ou seja, estava presente nos palácios na época da Rússia Imperial.
A princípio, o gato siberiano seria o cruzamento entre o gato selvagem do planalto siberiano central com os gatos domésticos da Rússia e Ucrânia.
Em segundo lugar, a pelagem longa, grossa e protetora do gato Siberiano é resultado de uma adaptação. Ou seja, para conseguir sobreviver ao clima das florestas da Sibéria, eles foram se adaptando com o tempo. Além disso, foram ótimos predadores de ratos.
Características do gato Siberiano
Primeiramente, ele é muito carinhoso. Além disso, é simpático e desfruta da companhia de diversos animais domésticos. No entanto, ele procura uma maior interação com humanos. Aliás, o gato Siberiano é uma ótima opção para quem tem crianças. Todavia, é necessário paciência com o gato Siberiano, pois ele é bem calmo e manso. Tudo precisa ser no seu tempo e nada de contrariá-lo.
Portanto, ele possui musculatura forte, que leva em média 5 anos para a maturidade total. Seu peso varia entre 4,5 e 9 kg em machos e fêmeas.
Sua pelagem é aceita de qualquer cor, no entanto é mais espessa por conta da adaptação ao clima. Nas pernas e no peito ela é mais curta, porém na cabeça, na barriga e entre os dedos ela é mais longa.
Já os olhos são muito redondos e expressivos, com predominância das cores âmbar ou verde, mas em raras exceções há alguns azuis. Pode inclusive ter um olho de cada cor, geralmente quando sua pelagem é branca.
Em suma, possui as pernas traseiras mais longas do que as dianteiras. Juntamente aos quadros traseiros fortes, isso propicia saltos excepcionalmente altos.
Cuidados básicos com o gato Siberiano
A princípio, o cuidado básico necessário é com o pelo. Por conta da camada tripla, exige alguns cuidados para se manter bonita e brilhosa. Ou seja, é necessário que o gato Siberiano seja escovado três vezes na semana. Isso evitará nós e bolos de pelo, principalmente na barriga e no peito, onde a pelagem é mais longa.
Outro aspecto, é a questão do banho. A pelagem do gato Siberiano possui uma oleosidade, tornando seu pelo a prova d’água. Apesar deles adorarem brincar com água, é necessário tomar cuidado com o banho em excesso. Afinal, isso pode acabar tirando o brilho do pelo e, além disso, pode causar alguma doença respiratória. Portanto, é indicado procurar um bom profissional para banhos secos, e que possam estar também cuidando da saúde do seu felino.
Além disso, tenha empolgação com eles. Essa raça adora brincar e subir nos lugares. Igualmente, adora aprender truques novos. Então, disponha um pouco de seu tempo para dar atenção e ensinar brincadeiras novas, pois assim, ele não ficará entediado.
Outra dica é manter a caixa de areia do gato Siberiano sempre limpa, cortar suas unhas, escovar os dentes e limpar ouvidos e canto dos olhos.
Alimentação e preço de um gato Siberiano
Essa raça necessita ter água e comida sempre à disposição. Eles tomam bastante líquido, ou seja, isso ajuda o seu bichinho a não ter nenhum problema relacionado aos rins. E, além disso, eles preferem água corrente. Uma dica é manter uma fonte em algum lugar da casa, ou ensiná-lo a tomar água quando a torneira estiver aberta.
A quantidade de ração varia de acordo com sua idade e peso. Geralmente, 30 a 60 gramas por dia antes de um ano, e de 40 a 80 gramas após isso.
Seu preço varia entre 800 e 1600 reais, no entanto, depende muito das características físicas do animal e também como ele estava sendo criado antes.
Espaço para criação de gato Siberiano
Como dito anteriormente, o gato Siberiano é uma raça que gosta de brincar e se dá bem com crianças e outros animais domésticos. Então, ele pode ser criado em qualquer lugar, desde que haja humanos para brincar com ele. Ele só precisa de distração e de atenção. Ele gosta de correr, pular nos lugares e brincar bastante, já que ele possui muita energia.
E, um fato que pode ser decisivo na escolha dessa raça é que ele é hipoalergênico. Ou seja, ele é uma ótima opção para quem tem alergias.
E aí, gostou dessa matéria? Então, veja essa matéria a seguir também: Lulu da pomerânia – Características e cuidados especiais com a raça.
Fontes: Canal do Pet; Oh My Mag; Perito Animal.
Imagem de Destaque: Rações Reis.