Golpe no WhatsApp, com falso cupom de desconto, atinge 100 mil pessoas em 24 horas

Se você é daqueles que clica em tudo que recebe no WhatsApp e adora compartilhar correntes e outros links estranhos que recebe, melhor ficar atento. Ao que tudo indica, existe um novo golpe no WhatsApp, desde a última quinta-feira, que usa um cupom de desconto do McDonald’s de R$ 70 reais como isca.

Somente nas primeiras 24h, mais de 100 mil pessoas foram vítimas do golpe. Ao clicar no link, os usuários são induzidos a baixar aplicativos maliciosos e fazer cadastro em sites pouco confiáveis.

A pior parte disso é que, por estimular as pessoas a passarem seus dados pessoais, o novo golpe no WhatsApp pode causar dores de cabeça mais sérias, especialmente relacionadas a prejuízos financeiros.

Como funciona o golpe no WhatsApp

 

E as más notícias não param por aí. Projetado para ter grande alcance viral, o golpe no WhatsApp faz com que cada usuário compartilhe o link malicioso com outras 10 pessoas. Teoricamente, isso validaria o desconto falso, mas, na verdade, só aumenta a quantidade de pessoas expostas ao problema.

Apesar de imitar a identidade visual do McDonald’s e de normalmente ser enviado por alguém confiável, não caia na tentação de clicar. Até o momento, já foram encontrados três links maliciosos que direcionam a vítima para o mesmo ataque.

Posicionamento do McDonald’s

O próprio McDonald’s já se pronunciou sobre o assunto e afirmou que não tem nada a ver com o golpe. Segundo a empresa, quem tiver interesse em cupons de desconto verdadeiros, devem ir até a página oficial ou baixar o aplicativo da marca.

E então, você também recebeu um link assim? Chegou a clicar nele? Agora, falando em golpes no WhatsApp, esse não é o primeiro a se tornar absolutamente viral, com você já viu aqui, nessa outra matéria: Golpe que promete mudar a cor do WhatsApp já fez mais de 1 milhão de vítimas.

Fonte: Olhar Digital