Curiosidades

Gremlins – 12 curiosidades sobre o clássico dos anos 80

Gremlins é um dos grandes clássicos do cinema dos anos de 1980, tornando-se também um simbolo da Sessão da Tarde. Veja curiosidades!

Atualizado em 19/05/2020

Certamente, a década de 1980 é uma das mais prolíferas do cinema popular, e provavelmente Gremlins é um desses expoentes mais significativos. Acima de tudo, é um filme divertido, que habita o imaginário popular de muita gente.

Basicamente, a história mostra bichinhos completamente fofinhos que, se expostos a certas situações, se transformam em monstros. Sobretudo, para isso, existem três regras: as criaturas nunca podem ser expostas à luz, água ou ser alimentada após a meia-noite.

A história, então, começa com um inventor à procura de um presente especial para seu filho. Ele encontra os monstrinhos, portanto, em uma loja, em Chinatown.

Agora, se você está se perguntando se os bichinhos vieram com manual de instrução? Obviamente, não! Ou seja, a criança vai descumprir todas as regras básicas na prática.

Você viu a história dos Gremlins nos anos 1980? Ou depois? Não importa, o Segredos do Mundo criou uma lista com 12 curiosidades sobre a obra para você.

Confira 12 curiosidades sobre os Gremlins

1 – PG-13

Resultado de imagem para gremlins gif

Gremlins foi lançado em 1984, e, certamente, mudou a forma como os filmes eram classificados. Steven Spielberg, produtor do longa, introduziu a classificação indicativa recomendada a partir dos 13 anos. O famoso PG-13.

2 – Sombrio

Resultado de imagem para gremlins gif

Primeiramente, o roteiro do filme é do roteirista e diretor Chris Columbus. A primeira versão do roteiro,portanto, era muito mais sombria.

Basicamente, eles comiam o cachorro de Billy, decapitavam sua mãe e também  jogavam sua cabeça escada abaixo. Contudo, o diretor Joe Dante, Spielberg e a Warner Bros decidiram por uma versão menos sangrenta.

3 – Sem nenhuma noção

Resultado de imagem para gremlins gif

Chris Columbus escreveu o argumento do roteiro sem ter a minima noção de como aquele filme seria feito. Além disso, ele apresentou a ideia ao Spielberg com a certeza de que queria algo original e único.

4 – Ratos

Resultado de imagem para ratos gif

Primeiramente, os monstros foram inspirados em ratos que atacavam o apartamento do roteirista. Chris morava num loft em Manhattan. Todas as vezes que voltava para casa, os ruídos assustadores dos camundongos andando pelos ambientes.

5 – Sem diálogos entre os gremlins

Inicialmente, os monstrinhos não dialogavam entre si. Na verdade, criar essa opção do improviso ajudou na distribuição internacional do filme.

6 – Dublagem

Resultado de imagem para Gizmo gif

Primeiramente, Howie Mandel é um ator e apresentador canadense que dublou o Gizmo, protagonista da história.

7 – Canção

Apesar de dublar, o dublador não cantou a música. A canção foi cantada por uma garota de 13 anos. Além disso, foi escrita por Jerry Goldsmith.

8 – Tim Burton

Resultado de imagem para Tim Burton gif

Primeiramente, Tim Burton foi cotado para dirigir o longa. Apesar disso, na ocasião ele ainda não tinha experiência em longa-metragem e o mérito ficou a cargo de Joe Dante.

9 – Computação gráfica

Resultado de imagem para gremlins gif

Como na época não havia muita tecnologia, os bonecos eram fantoches e para garantir o orçamento do filme, toda a equipe se mobilizava para guardá-los em seus carros.

10 – Balões

Acima de tudo, o filme trouxe uma inovação no uso dos balões. Isso tanto para o momento de um gremlin sair do corpo do outro quanto para a explosão no microondas.

11 – Morte

Resultado de imagem para Gizmo gif

Além disso, quando gravaram a cena em que Kate conta que o pai morreu vestido de Papai Noel, ninguém sabia se seria triste ou engraçada. A cena foi bastante controverso.

12 – Gizmo

Finalmente, no fim das contas, o Gizmo é o verdadeiro herói do filme. Além disso, isso fica explicito na cena final.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Sessão da tarde: 20 clássicos para matar a saudade das tardes da Globo

Fonte: Curta Mais

Imagens: Warner Bros