História

Pentagrama: significado do símbolo e das cinco pontas

Conheça o significado místico desse símbolo que já assombrou muitas religiões. O que significa o pentagrama ao inverso? Confira agora.

O pentagrama é pouco conhecido por nome, mas, com certeza, você já deve ter visto esse símbolo por ai. Ele é uma estrela com cinco pontas, basicamente, desenhado com uma linha continua. Contudo, essa linha é usada há milhares de anos por distintas culturas, como laço do infinito.

Por isso, o pentagrama é a representação de proteção contra demônios. Além de ser uma espécie de amuleto anti-maldade. Conforme visto, ele sempre representou algo, um tipo de verdade mascarada. Pois carrega um misticismo religioso, que não se vincula a má fé ou associações do mal.

Conheça agora o símbolo que já foi tão vinculado a outras religiões, desvende seu mistério e significado. Além disso, confira por que o pentagrama deitado tinha mais de um significado, todos diferentes e curiosos.

Significado

Pentagrama - O que é, significado e suas variações
Fonte: Amino App

Para os ocultistas o pentagrama pode ter vários significados. O primeiro se trata, basicamente, da representação da humanidade. Ou melhor, do corpo humano. No entanto, este corpo apresenta dois braços ainda não desenhados, dois pés e uma cabeça.

Continua após a publicidade

Já, a segunda tese, se trata dos nossos sentidos, como audição, visão, tato, cheiro e o paladar. Um outra teoria, aliás, diz que se trata dos cinco elementos do planeta, como água, fogo, espirito, ar e terra.

Contudo, uma quarta hipótese fala que a estrela de cinco pontas representa os ciclos da vida. Basicamente, eles são o nascimento (início de tudo), a infância (momento de criação de bases), a maturidade (comunhão com outras pessoas), a velhice (momento de ficar em reflexão e ter sabedoria) e a morte (onde fecha o ciclo para início de outro).

Continua após a publicidade

Pentagrama x bruxaria

Pentagrama - O que é, significado e suas variações
Fonte: Loja Wicca

Na bruxaria, aliás, ele é um elemento principal, assim como a cruz para o catolicismo. Pois o pentagrama significa a relação de fé e do homem dentro do círculo . Um símbolo dos mais altos de comunhão com os deuses.

Desta forma, cada ponta representa um elemento.

Continua após a publicidade

Ponta 1 – Espírito

Essa ponta é uma das mais importantes, pois representa os deuses. E são eles que ajudam na realização de ritos e trabalhos mágicos. Por isso, juntos detém muito poder, afinal controlam os outros 4 elementos, que consequentemente, são as outras 4 pontas.

Ponta 2 – Terra

Esta é toda a representação dos poderes vindos da terra, sobretudo, que são dos Gnomos. Além disso, simboliza todo o mistério, a fertilização, a força do crescimento e o lado invisível da vida.

Ponta 3 – Ar

É a representatividade das forças aéreas e os poderes dos Silfos. Por isso, está relacionado a inteligencia, sabedoria, a força da comunicação e da criatividade.

Ponta 4 -Fogo

Esta ponta representa toda a energia, vontade e poder das salamandras. O fogo é a pura representação de mudanças e transformações. Além de ser a força da ativação e da agilidade.

Continua após a publicidade

Ponta 5 – Água

Simboliza toda a força aquática existente, além de estar ligada aos poderes das ondinas. Por isso, tem ligação direta com a emoção, o poder do inconsciente, também com o entardecer. Assim, representa a mobilidade e as adaptações.

Com isso, o bruxo que deter o poder do pentagrama dominará todos os seus poderes e muito mais.

E o que significa o pentagrama invertido?

Pentagrama - O que é, significado e suas variações
Fonte: Mercado Livre

A origem desse elemento ainda é incerta. Apesar disso, o símbolo é encontrado em culturas diferentes, como nos tetos dos antigos egípcios, fazendo menção a deusa Nut, mãe dos céus.

Aliás, nem mesmo nas nas tradições gregas e babilônicas existem registros que comprovem a origem do pentagrama invertido.

Continua após a publicidade

O símbolo, contudo, foi adotado pelo neopaganismo como símbolo de suas religiões. Ou seja, ele simboliza também a inserção do homem no microcosmo. Da mesma forma, por exemplo, que a estrela de David se referente, desde sempre, ao judaísmo.

No entanto, para os cristãos da Idade Média, o pentagrama reflete as cinco chagas de Cristo. Com isso, acabaram associando o pentagrama invertido A cruz ao contrario, ou seja, o anticristo.

Além  disso, o símbolo lembra também o apóstolo Pedro, que, segundo a Bíblia, morreu fixado em uma cruz de cabeça para baixo. Aliás, as escrituras explicam que isso aconteceu porque o próprio Pedro não se achava digno de morrer como Jesus.

Se você gostou de saber dos mistérios e significados desse símbolo místico, confira também Área 51 -O que é, onde fica e 7 curiosidades sobre o local misterioso

Continua após a publicidade

Fonte: WeMystic, SuperInteressante

Fonte da imagem destaque: Fato e farsa

Próxima página »

Escolhidas para você