Curiosidades

Hollywood – como o distrito se tornou a capital mundial do cinema?

Hollywood é o centro norte americano da industria cinematográfica e, de certa forma, também do mundo, Venha descobrir como isso aconteceu.

Atualizado em 04/08/2019

Em Los Angeles, nos Estados Unidos, podemos encontrar o distrito de Hollywood. Certamente você sabe que ela é a capital mundial do cinema. Diante disso, você já se perguntou como isso aconteceu?

Podemos dizer que dois motivos atraíram os primeiros produtores da indústria cinematográfica americana para Los Angeles. Eles são o clima californiano e a distância de Nova York.

Primeiramente, o local era perfeito para filmagens. O sol brilhava o ano todo e as paisagens podiam ser facilmente adaptadas às mais variadas tramas. Além disso existem diversos cenários naturais, de montanhas, desertos e até mesmo mar.

Em segundo, os cineastas e produtores tentarem escapar do controle de patentes que o inventor americano Thomas Edison (1847-1931) tentava impor em Nova York. Em 1893, o kinetoscópio de Edison obteve tanto sucesso que criou uma empresa, a Motion Pictures Patents Company, só para tentar controlar a lucrativa nova mídia.

Consequentemente, a companhia passou a ter vários processos contra todos que usavam a tecnologia patenteada por Edison sem pagar pelos direitos. Os cineastas americanos se mudaram para o outro lado do país, na costa da Califórnia. E assim nasceu Hollywood.

Linha do tempo da ascensão de Hollywood

1887

Como Hollywood se tornou a capital mundial do cinema

O milionário do campo imobiliário Horace Wilcox, tentou transformar uma região de campos de cevada, nos arredores de Los Angeles, em comunidade religiosa. Sua mulher, Daeida, batizou a região de Hollywood. Além disso, o nome foi homenagem à casa de campo de amigos da família em Chicago.

1903

Como Hollywood se tornou a capital mundial do cinema

Neste ano a região foi comprada por uma organização dirigida pelo general Moses Hazeltine Sherman. O empreendedor, sócio dos proprietários do jornal Los Angeles Times, incentivou a expansão das ferrovias na região. Consequentemente houve crescimento urbano

1907

Como Hollywood se tornou a capital mundial do cinema

Primeiramente, fugindo da tempestade em Chicago, a equipe do filme O Conde de Monte Cristo terminou a produção em Los Angeles. Além disso o ator Francis Boggs gostou do clima e ficou por lá. Ele criou o primeiro estúdio californiano. The Power of the Sultan foi o primeiro filme todo rodado em Hollywood, naquele ano.

1909

Como Hollywood se tornou a capital mundial do cinema

O diretor Charles French produziu, para a Bison Company, mais de 185 curtas-metragens em apenas oito meses neste ano. Com isto, a indústria cinematográfica local começou de verdade.

1914

Como Hollywood se tornou a capital mundial do cinema

Finalmente, neste ano foi fundado o primeiro grande estúdio, a Paramount. Em 1925, surge a Metro-Goldwyn-Mayer, ou MGM. Ambos representam a consolidação definitiva da capital do cinema mundial.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: O lado negro do encontro da Disney e Hollywood

Fonte: Super

Imagens: Fame Focus Melhores Destinos Flickr Silent Hollywood Photograph Artmap