Curiosidades

Hera, deusa da mitologia grega: origem e história da Juno

Esposa de Zeus, Hera era considerada a rainha do Olimpo e protagonizou diversas histórias da mitologia por seus ataques de ciúmes.

Por P.H Mota

Hera é uma deusa da mitologia grega também conhecida como a rainha do Olimpo. Isso porque ela era casada com o rei e chefe dos deuses, Zeus. Além disso, representava o nascimento, o casamento monogâmico, a fidelidade e a fertilidade.

Por conta dos ciúmes de Zeus, Hera aparece em várias histórias da mitologia. Seus planos de vingança contra amantes e filhos de Zeus eram resultado de um temperamento hostil, que causava medo até mesmo no deus.

Geralmente, Hera é representada como uma mulher muito jovem e bela. Nas mãos, costuma carregar uma romã, símbolo de fertilidade, e uma cápsula de ópio. A deusa também é representada pelo pavão.

Na mitologia romana, a deusa é chamada de Juno.

História de Hera

Hera - origem e histórias da deusa na mitologia grega
Greeker Than the Greeks

Hera era filha dos deuses Cronos e Reia. Sendo assim, ela também foi engolida pelo próprio pai, que temia os filhos. Logo após ser libertada por Zeus, acabou se casando com o próprio irmão.

Segundo a mitologia grega, o casamento pode ter ocorrido em vários lugares diferentes. Isso porque seguidores dos deuses ao redor de todo o território incluíam suas cidades nas lendas. Foi assim, por exemplo, com Eubeia, Samos, Cnossos e o Monte Tornax.

Continua após a publicidade

Ao longo do relacionamento, Hera tem vários episódios de fúria com Zeus. Por causa dos ciúmes que tinha, entrava num estado de irracionalidade que lhe fazia tomar decisões perigosas e até mesmo injustas.

A deusa não perdoava nem mesmo bebês em suas crises e atacou Dionísio quando ele ainda estava no útero da mãe. Ele conseguiu nascer porque deus costurou o feto em sua coxa até que ele fosse completamente gerado.

Olimpo

Hera - origem e histórias da deusa na mitologia grega
Ancient History

De acordo com os relatos de Homero, os outros deuses tratavam Hera com o mesmo respeito que tratavam Zeus. Ele, inclusive, procurava a mulher com frequência para conselhos. Por outro lado, ela tinha crises de ciúme quando ele decidia fazer o mesmo com outras pessoas.

Apesar de ter o mesmo respeito, ela não não se igualava a Zeus em poder. Assim como os outros deuses, era submetida às ordens, decisões e castigos do deus dos deuses.

Ela também era conhecida por sua beleza acima da média, mas não era considerada atraente. Isso porque a aparência física era ofuscada pela personalidade difícil e ciúme doentio.

Mitologia

Hera - origem e histórias da deusa na mitologia grega
Learnodo Newtonic

São vários os episódios de ciúmes de Hera na mitologia grega. Entre as vítimas de sua revolta, por exemplo, estava Hércules. Filho de Zeus com uma mulher mortal, o semideus só conseguiu ser perdoado por Hera depois de morrer.

Continua após a publicidade

Nem mesmo outras deusas escapavam do ciúme. Logo após o nascimento de Atena, a partir da cabeça de Zeus, ela teve um acesso de raiva. Durante a fúria, gerou um filho sozinha e, por achá-lo menos bonito que os outros, o arremessou ao mar.

Hera também aparece em vários eventos da mitologia. Ela está envolvida, por exemplo, no julgamento de Paris na Guerra de Troia, com Afrodite e Atena. Isso sem falar em todas as perseguições a esposas, amantes e bastardos do marido.

Fontes: Toda Matéria, Info Escola, Sua Pesquisa, Mitologia Grega

ImagensZenirGreeker Than the GreeksAncient HistoryLearnodo Newtonic e Mitologia Grega Br.

Próxima página »

Escolhidas para você