História

Zeus, quem é? Origem, habilidades e curiosidades

Na mitologia grega, Zeus é o deus dos deuses, ocupando cargo central no Olimpo, mas também conhecido como Júpiter na cultura romana.

Em primeiro lugar, conhece-se Zeus como o deus dos deuses. Ou seja, como a figura principal no Monte Olimpo. Ademais, pode-se encontrar outras nomenclaturas importantes, como deus dos trovões, pai dos deuses, o senhor dos deuses gregos e afins.

Também conhecido como Júpiter na mitologia romana, trata-se do filho dos titã Cronos, o Rei dos Titãs. Mais ainda, é filho de Réia, nascido no Monte Ida, uma importante ilha de Greta. Nesse sentido, cabe citar seus irmãos, em especial Poseidon, o deus dos mares e dos oceanos, e Hades, o deus do submundo.

No geral, simboliza-se Zeus por meio da figura de um homem forte com barba branca e segurando um raio. No entanto, outros símbolos importantes ncluem a rapidez, força, energia e liderança. Porém, elementos como a água, o touro e o carvalho também fazem parte de suas representações.

Zeus, quem é? Origem, habilidades e curiosidades
Fonte: Aventuras na História

História de Zeus

Durante muito tempo, a Terra era governada por Urano, o tirano. Até que foi deposto por Cronos. Urano então, profetizou que Cronos seria destronado pelo próprio filho também. Assim, temendo a maldição, passou a devorar vivos os próprios filhos, logo que nasciam.

Continua após a publicidade

Zeus  foi o último filho dos titãs Cronos e Réia, sendo salvo de ser engolido por seu pai. Réia, cansada de tanto sangue e sofrimento, deu a Cronos uma pedra embrulhada no lugar de Zeus. Assim que Cronos descobriu que tinha engolido uma pedra, foi à procura do filho, não encontrando. Zeus foi criado no bosque de Creta, sendo alimentado com mel e leite de cabra.

Ele foi criado longe do Olimpo, e após se tornar adulto, enfrentou seu pai, forçando ele a beber uma bebida mágica, onde, por consequência, todos seus irmãos devorados voltaram a vida. Conhecendo assim Deméter, Héstia, Poseidon e Hades. Hera, sua outra irmã, também conseguiu escapar do pai.

Continua após a publicidade

Ele liberou, também, os irmãos de Cronos, presos por ele. Em troca, recebeu o raio, se tornando sua arma. A guerra de pai e filho durou dez anos, até que Zeus, Poseidon e Hades, subiram ao Olimpo e, por conseguinte, destruíram Cronos.

Foi compartilhado entre eles o domínio do mundo, onde cada um se tornou um governante. Zeus se tornou rei do Olimpo, governante do céu e ar, Hades passou a governar o reino dos mortos e Poseidon, governante das águas.

Continua após a publicidade
Zeus, quem é? Origem, habilidades e curiosidades sobre o deus
Fonte: Aventuras na História

Poderes e habilidades

Ele controlava o tempo, raios e trovões, mas tinhas mais poderes. Ele conseguia imitar as vozes da pessoas, assim como, a metamorfose, se transformando em outras pessoas ou animais. Normalmente, utilizava-se esse último poder para conquistar mulheres.

Se irritado, podia transformar pessoas em animais. Além disso, lançava raios sobre a terra, ou mandava chuva para plantações. Tinha um cavalo que se chamava Pegasus, que carregava os raios para Zeus. Além de possuir uma águia, onde esta foi ensinada a recuperar raios jogados por ele.

Aparência e personalidade

Primeiramente, era descrito como imponente, forte e com cabelos longos e encaracolados. Tinha uma barba curta e carregava seu raio a todo o momento. Ele também era despreocupado, dando altas risadas, de acordo com o poeta Hesíodo. Era considerado sábio, justo, misericordioso e prudente. Além de ser imprevisível, onde ninguém conseguia saber as decisões que ele iria tomar.

Zeus se irritava facilmente, sendo bem destrutivo. De acordo com os mitos, ele já jogou raios e causou tempestades violentas, causando grandes estragos na Terra.

Continua após a publicidade

Ele não era severo somente com os mortais, mas com os próprios deuses. Uma vez, quando Prometeu roubou o fogo e entregou aos humanos, Zeus o puniu de modo que uma águia gigante comesse seu fígado por toda a eternidade.

Zeus, quem é? Origem, habilidades e curiosidades sobre o deus
Fonte: Aventuras na História

As mulheres de Zeus

Ele não era fiel à Hera, tendo filhos com diferentes mulheres. Isso resultou em criaturas heroicas e conhecidas da mitologia grega, como por exemplo, Hércules, Hermes, Minos, Apolo, Artemis, Perséfone e Perseu.

Hera não foi a única mulher de Zeus. A sua primeira esposa foi Métis, deusa da prudência, com quem teve a filha Atena. Têmis, que era a deusa da justiça, foi a sua segunda esposa, e por fim, Hera, a deusa do casamento.

Como forma de seduzir suas amantes, ele se transformava em animais, como o Cisne de Leda e o Touro da Europa, por exemplo.

Continua após a publicidade
Fotografia da estátua para ilustração do item
Fonte: Aventuras na História

Árvore genealógica de Zeus

Dentre as mães dos descendentes divinos estavam: Deméter, Dione, Dione, Eurínome, Hera, Leto, Selene, Maia, Métis, Mnemosine e Têmis. Seus filhos foram: Perséfone, Afrodite, Graças, Ares, Ilitia, Éris, Hebe, Hefesto, Ângelo, Apolo, Ártemis, Ersa, Pandia, Hermes, Atena, As 9 musas, Astreia, Ninfas de Eridanos, Nêmesis e Horas.

Por fim, as mães dos semi-deuses e mortais foram: Alcmena, Antíope, Calisto, Danae, Égina, Electra, Europa, Io, Laodâmia, Leda, Niobe, Plota, Sêmele e Taigete. Seus filhos foram: Hércules, Ânfion, Zeto, Arcas, Perseu, Éaco, Dardano, Iásio, Harmonia, Minos, Radamento, Sarpedão, Epafo, Sarpedão. Pólux, Castor, Helena de Troia, Argos, Pelasgo, Tântalo, Dioniso e Lacedémon.

E aí, aprendeu sobre Zeus? Então agora leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Fontes: Educ, Toda matéria, Hiper cultura, Infoescola

Continua após a publicidade

Imagens: Aventuras na história

Próxima página »

Escolhidas para você