Curiosidades

História do Mickey: maiores curiosidades sobre o personagem

A história do Mickey Mouse é também a narrativa do primeiro personagem de desenho animado famoso nas telinhas do mundo inteiro.

A história do Mickey começa em a partir da sua criação em 1928 por Walt Disney e o desenhista Ub Iwerks. Além disso, o próprio Walt Disney doou sua voz ao personagem. Entretanto, seu aniversário oficial é no dia 18 de novembro de 1928, quando acontece o lançamento de Steamboat Willie.

Sobretudo, o personagem de desenho animado consiste em um camundongo com características humanas. Porém, houve uma grande evolução de um símbolo nas histórias infantis, pois atualmente consiste em um dos personagens mais populares do mundo. Nesse sentido, cabe citar que seu criador não pensou em um rato a princípio.

Curiosamente, o desenho inicial envolvia um coelho, cujo nome seria Oswald, o coelho sortudo. Entretanto, e felizmente, os investidores não apostaram na ideia. Portanto, Walt Disney teve espaço para pensar no Mickey Mouse que se conhece hoje. Ademais, estima-se que os esboços originais do personagem surgiram durante uma viagem de trem.

Em resumo, Walt Disney estava em uma viagem de trem com sua esposa quando começou a rabiscar um ratinho alegre de orelhas redondas. Desse modo, o chamou primeiramente de Mortimer. No geral, existem diversas versões sobre esse relato, mas o mais famoso conta que a própria esposa do inventor sugeriu que seu nome fosse Mickey, batizando o desenho.

Continua após a publicidade
História do Mickey: origem e curiosidades sobre o personagem
Walt Disney desenhando Mickey Mouse

História do Mickey: como surgiu o personagem?

A princípio, a história do Mickey começou no dia 15 de maio de 1928, no curta animado Plane Crazy. Entretanto, antes que o trabalho tivesse conclusão, o som surgiu no cinema e mudou completamente os planos. Desse modo, a estreia oficial do personagem acontece no desenho sonoro Steamboat Willie, popular na abertura de todos os filmes da Disney atualmente.

Basicamente, consiste no ratinho comandando um barco enquanto assobia, em um esboço bruto, mas animado com movimentações repetitivas. Além disso, esse desenho consiste na primeira animação sonora do mundo, com apresntação no Colony Theatre em Manhattan, Nova York.

Mais ainda, a estreia aconteceu no dia 18 de novembro de 1928 para uma grande plateia que estava a espera de conhecer Mickey Mouse. Sobretudo, desde que os investidores aprovaram a ideia de Walt Disney, preparações e propagandas começaram a circular em todas as mídias disponíveis.

Primeiramente, a dublagem de Mickey aconteceu com a voz do próprio Walt Disney. Porém, James G. MacDonald assumiu a voz do personagem em 1977. Logo em seguida, Wayne Allwine, aprendiz do dublador anterior, falou pelo camundongo até sua morte em 2009. Por fim, a atual voz pertence a Bret Iwan.

Continua após a publicidade

Sobretudo, estima-se que Mickey Mouse é o primeiro personagem licenciado do mundo. Ou seja, teve seus produtos em circulação em um período que a popularidade dos desenhos animados não tinha esse alcance. Em primeiro lugar, era personagem de um livro em 1930 e um relógio em 1933, mas tornou-se ainda mais popular com o tempo.

Curiosidades sobre o personagem

1) Nome original

História do Mickey: origem e curiosidades sobre o personagem

Inicialmente, Walt Disney desejou chamá-lo de Mortimer, porém, sua esposa Lillian Bounds achava o nome muito formal. Desse modo, sugeriu uma mudança para Mickey, de modo que fosse mais curto e fácil de memorizar. Além disso, combinaria mais com o aspecto do personagem.

2) Mickey politicamente correto

Fotografia do protagonista da Disney

Continua após a publicidade

A princípio, Mickey Mouse bebia e fumava, mas ganhou uma popularidade enorme em pouco tempo. Desse modo, o criador decidiu torná-lo politicamente correto em 1930, dois anos após sua estreia.

3) Fora da miséria, e na direção do estrelato

História do Mickey: origem e curiosidades sobre o personagem

Sobretudo, a Disney entende Mickey Mouse como um amuleto da empresa. Em resumo, o sucesso do personagem impulsionou a empresa para fora da miséria, apesar das tentativas de sócios e subordinados em eliminar o personagem. Curiosamente, Walt Disney afirmava que amava seu personagem acima de todas as mulheres que conheceu.

4) Temas diversos

No geral, Mickey tem caracterização em calções vermelhos e sapatos amarelos. Entretanto, em outros universos narrativos ele participa de diversos temas, sendo até mesmo um detetive, com veste casaco e o traje clássico. Nesse sentido, o tema mais popular é o Mickey Mouse na temática do feiticeiro Merlin.

Continua após a publicidade

5) Primeiras palavras

História do Mickey: origem e curiosidades sobre o personagem

Em resumo, as primeiras palavras de Mickey Mouse no cinema foram “hot dog! hot dog”. Porém, posteriormente ele participou de incontáveis filmes que circularam durante a Segunda Guerra Mundial.

6) Nomes diferentes para o personagem

Ilustração do protagonista da Disney

Curiosamente, o personagem tem nomes diversos dependendo do idioma. Por exemplo, em italiano, chama-se Topolino e em alemão é Micky Maus. Em contrapartida, no espanhol tem o nome Raton Mickey e Mi Lao Shu no mandarim.

Continua após a publicidade

7) Mickey no Oscar

História do Mickey: origem e curiosidades sobre o personagem

Apesar de não ter um corpo físico, Mickey Mouse participou de duas cerimônias do Oscar. Desse modo, subiu no palco para entregar um envelope ao ator Tom Selleck em 1998. Ademais, retornou em 2003 para apresentar um prêmio como animação ao lado da atriz Jennifer Garner. Por fim, ele ainda tem uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood

8) Mickey e Minnie

Ilustração do protagonista da Disney

No geral, ambos de fato são um casal. Nesse sentido, em uma entrevista em 1933, o Walt Disney confirmou que ele seria até mesmo casado com Minnie. Sendo assim, a pequena camundongo seria a protagonista na vida do personagem animado.

Continua após a publicidade

E ai, aprendeu sobre a História do Mickey? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Próxima página »

Escolhidas para você