Quem foi Walt Disney?

Walter Elias Disney é o nome de batismo do homem que ficou conhecido como Walt Disney.

Walt nasceu em 5 de dezembro de 1901, na cidade de Chicago, e faleceu na cidade de Los Angeles, no dia 15 de dezembro de 1966, aos 65 anos de idade.

Ainda hoje seu nome é fortemente aclamado pelo público e pela mídia. E com toda razão, Walt Disney não foi meramente mais um homem comum.

Ele fez história, e mudou a história da animação infantil.

Infância e adolescência:

Filho de Elias Disney um empreiteiro e Flora Call Disney, uma professora. Walt Disney desenvolveu desde muito pequeno o incrível dom de desenhar. Aos 7 anos por exemplo, o até então garoto, já se divertia ao fazer seus primeiros esboços.

Nessa fase de sua vida, Walt passava quase todo o seu tempo na fazenda em que a família vivia, no Missouri. Nos poucos relatos que Walt Disney fez sobre a sua infância. Ele salientou que seu pai era bastante severo, por isso, ele acaba sendo constantemente castigado.

Graças ao seu talento indiscutível para a ilustração, ainda aos 14 anos de idade, Walt ingressou em uma escola de artes. Mais precisamente na “Kansas City Art Institute”.

Walt Disney ao lado da ambulância da Cruz Vermelha que dirigia na França

Aos 16 anos, ele tentou se alistar ao exército dos Estados Unidos, que vivia naquele tempo os primórdios da 1° Grande Guerra Mundial.

Por conta da pouca idade, Walt foi recusado nas forças armadas, mas insistente como era, acabou se inscrevendo para a Cruz Vermelha. Pouco tempo depois de ingressar na companhia de primeiros socorros. Ele foi enviado para a França, onde trabalhou 1 ano como motorista de ambulâncias.

Ao ver que aquilo realmente não era para ele, Walt Disney regressou ao seu país natal, e decidiu aos 18 anos, se dedicar a aquilo que ele realmente amava fazer: desenhar!

De volta cidade do Kansas, ele retomou os seus estudos na “Kansas City Arts School”.

Carreira:

A sua carreira nessa área de fato se iniciou quando Walt, foi convidado para trabalhar em algumas agências publicitárias e cinematográficas. Nessas agências, ele desempenhava o papel de ilustrador de cartazes de propagandas de filmes.

Não demorou muito para o jovem Walt reconhecer todo o seu potencial e decidir em parceria com o seu irmão Roy Disney e o amigo Ub Iwerks, abrir uma produtora chamada “Laugh-O-Gram”.

No início as coisas não foram fáceis, mas logo começaram a produzir pequenas animações que passavam antes de filmes que estavam no cinema.

Cresceram e se mudaram para Hollywood. Foi nesse local da cidade de Los Angeles, que as coisas começaram a realmente dar certo.

Na época, a sua produtora fez um contrato com a distribuidora de filmes “M.J.Wrinkler”, que pagava 1.500 dólares em cada um dos pequenos filmes.

Walt Disney, juntamente com os seus sócios expandiu os negócios, e contratou mais funcionários.

Nessa época Walt Disney conheceu Lillian Bounds Disney, uma funcionária que no futuro se tornaria a sua esposa. Sua produtora trabalhava a todo vapor, e nessa época surgiram clássicos comoAlice e Coelho Osvaldo”.

Depois ter os direitos autorais de Alice roubados pelo seu antigo patrão, Walt Disney precisou dar a volta por cima, e foi exatamente isso que ele fez, criando o personagem icônico: Mickey Mouse.

Ub Iwerks, foi o responsável por desenvolver a imagem do personagem, Walt desenvolveu a sua personalidade e características, enquanto sua esposa, Lillian lhe escolheu o nome.

Nesse ponto da história a produtora, chamada agora estúdios Disney já estava grande e relevante em seu mercado. Foi também nessa época que o filme sonoro foi inventado, surgindo logo em seguida o filme colorido. Os estúdios Disney seguiram as tendências e passaram a utilizar as novas técnicas disponibilizadas.

Em 1929 mais personagens foram criados para contracenar com o famoso Mickey Mouse: Pato Donald, Pateta, Pluto e o vilão João Bafo de Onça.

De 1929 a 1939 os estúdios Disney produziram uma série chamada “Silly Symphonies”, onde um dos episódios intitulado “Flowers and Trees” lhe rendeu o primeiro Oscar de sua carreira.

No total Walt Disney recebeu 22 Oscars e 59 indicações durante a sua vida. Venceu também, 7 Emmy Awards e deixou um verdadeiro reinado na terra, que carrega o seu nome.

Morte:

Walt Disney faleceu na cidade de Los Angeles, em 15 de dezembro de 1966, aos 65 anos de idade.

A causa de sua morte, foi um avançado câncer de pulmão. Ele deixou para trás sua esposa, Lillian Bounds e duas filhas, Diane Marie e Sharon Mae.

O primeiro parque a ser inaugurado, foi em 1935, na Califórnia. Mas ele infelizmente não viveu o suficiente para ver a inauguração dos demais parques da companhia.

Walt Disney teve o seu corpo cremado, e sepultado no Forest Lawn Memorial Park, onde se encontra até os dias hoje.

Mas e então caro leitor, você já conhecia vida desse gênio da animação? O que mais te surpreendeu sobre essa biografia? Conta isso e muito mais aqui embaixo pelos comentários.

Se você se interessou por esse assunto, descubra também quais são as 10 curiosidades sobre a Disney que quase ninguém sabe. 

Fontes: Ebiografia.