Se você gosta da franquia Star Wars, se lembra que logo no inicio de Star Wars: Uma Nova Esperança nos deparamos com um holograma da Princesa Leia nos apresentando ao universo de George Lucas. Basicamente as obras de ficção cientifica, no cinema e na literatura, sempre exploraram o conceito de holograma para facilitar a comunicação entre os personagens, tornando conversas a distância mais visuais.
Apesar da alta exploração na cultura pop, no mundo real os hologramas ainda não são uma realidade, ou pelo menos não eram. O futuro está mais próximo, uma vez que os cientistas finalmente conseguiram desenvolver um holograma 3D de verdade.
Hologramas são imagens tridimensionais obtidas a partir de uma projeção de luz sobre figuras bidimensionais. O processo da holografia se aproveita das propriedades ondulatórias da luz.
Hologramas 3D
A tecnologia usada pela equipe da Universidade Brigham Young, que publicou um artigo explicando o feito na revista cientifica Nature, chama-se “photophoretic-trap volumetric display” (em tradução livre, “display volumétrico com armadilha fotoforética”). A tecnologia captura a luz no meio do ar para criar um objeto virtual com a mesma profundidade do real.
“Essas telas são capazes de produzir imagens em ‘ar fino’ que são visíveis de qualquer direção e não estão sujeitas a recorte”, explicam os pesquisadores. Seu sistema funciona atraindo uma partícula minúscula de celulose com um raio laser, e essa partícula acaba atuando como uma tela, podendo ser manipulada pelo raio laser para se mover em altas velocidades dentro de uma pequena área.
A partícula é iluminada com lasers coloridos, criando um pixel que flutua no ar. Ela é capaz de se mover rapidamente para criar padrões e formas iluminadas, resultando, portanto, no holograma. Os hologramas criados são extremamente pequenos e frágeis, ainda não sendo algo possível de ser levado a um outro patamar. Ainda assim, isso será desenvolvido com o tempo.
Como criar um holograma com o celular
Quer aprender a criar um holograma amador com seu celular? Então vou te mostrar o passo a passo.
Materiais
- Papel Milimetrado;
- Régua;
- Uma caixa de CD;
- Fita adesiva ou Super Cola (Super Bonder ou similares).
- Uma caneta ou lápis;
- Tesoura;
- Estilete;
- Smartphone
Passo a passo
Comece fazendo um molde utilizando papel milimetrado. Será um trapézio com 6 cm na base, 1 cm na parte de cima e 3,5 cm de altura. Se quiser fazer um holograma maior, não se esqueça de manter a proporção.
Utilizando o molde feito, marque a capa de uma caixa de CD para construir 4 trapézios. Depois de marcados, use estilete para dar o retoque.
Junte os trapézios de plástico com a fita adesiva, se quiser deixar o acabamento mais bonito, tente usar uma super cola.
Vire o trapézio na tela do seu celular, e finalmente, projete o vídeo que você quiser. Agora você tem um holograma caseiro.
E então, vai tentar reproduzir as instruções? Se você conseguir fazer um holograma, não deixe de nos contar!
Agora, aproveitando a “onda” de transformar o celular em coisas úteis e divertidas, talvez você deva conferir ainda: Como ter uma balança no celular para pesar o que quiser.
Fonte: Canal Tech Conhecimento Científico
Imagem: Techthelead