Curiosidades

Homem é feito de poeira de estrela, oficializa a Ciência

Segundo pesquisa, seres humanos e os astros brilhantes contam com 97% do mesmo tipo de átomos, ou seja, de poeira de estrela.

Há muitos anos atrás, Carl Sagan afirmava que o homem é feito do mesmo material que as estrelas. Depois de muitos anos, uma pesquisa comprovou que o ser humano realmente é feito de poeira de estrela.

Uma pesquisa feita por astrônomos analisou cerca de mil e quinhentas estrelas. Você sabe qual foi a conclusão? Cerca de 97% dos átomos de uma estrela correspondem ao de um ser humano. Ou seja, os dois são compatíveis quase 100%.

Um observação interessante é que elementos como hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre, são mais preponderates nas estrelas do que na própria concepção do ser humano.

Por que dizem que o homem é feito de poeira de estrela?

Continua após a publicidade

Poeira de estrela

Você deve estar se perguntando como o homem conseguiu coletar esses dados, estou correto? Saiba que é através da técnica de espectroscopia.

A espectroscopia funciona da seguinte maneira: cada elemento emite uma luz diferente, como se cada um possuí-se sua própria marca, que a distingue. Essas marcas permitem aos cientistas identificar qual marca corresponde a qual elemento.

O Apache Point Observatory Galactic Evolution Experiment (APOGEE), que fica no estado norte-americano do Novo México, é o observatório que possibilita a observação.

Por que dizem que o homem é feito de poeira de estrela?

Continua após a publicidade

“É de grande interesse poder mapear todos os principais elementos do corpo humano nas estrelas da nossa Via Láctea”, afirmou Jennifer Johnson, participante da equipe da SDDS-III APOGEE, que fez a descoberta. “Isso nos permite ver onde e quando a vida passou a ter os elementos necessários para evoluir na galáxia”, concluiu.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: O que é uma tempestade solar [e como ela afeta a Terra]?

Fonte: QGA

Imagem: Rádio Regional Vix, Estação com cor, Piramidal.net

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você