Você já se pegou questionando qual é o sentindo da vida e qual é o propósito que a rege? O Ikigai é uma palavra japonesa que não possui uma tradução exata, mas que pode significar “razão de ser”.
Para o neurocientista japonês Ken Mogi, autor do livro ikigaj: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz, o termo se refere ao motivo que faz você acordar todos os dias.
Encontrar este propósito é a principal chave para que as pessoas não percam a esperança na vida e consigam lidar com uma das doenças mais devastadoras dos dias atuais, a depressão.
O conceito de ikigai surgiu de Okinawa, que é um grupo de ilhas ao sul do Japão, o qual tem uma população com idades bem acima de média da expectativa de vida. Dessa forma, acredita-se que o ikigai é o grande responsável por esta longevidade.
Como achar seu ikigai?
Encontrar seu ikigai pode ser mais simples do que parece. De acordo com Mogi, o ato de tomar uma xícara de café pela manhã já pode ser algo prazeroso.
O neurocientista destaca que, de maneira geral, a pessoas ficam tão obcecadas com um sucesso e metas gigantescas e começam a se sentirem intimidadas pela vida. Dessa forma, ao saber utilizar o ikigai, dá para partir de pequenas coisas, até alcançar as maiores.
7 chaves para moldar o ikigai
Há quatro dimensões básicas que moldam o ikigai. São elas: a sua paixão, sua vocação, a sua profissão e a sua missão de vida. Dessa forma, para que cada um deles possa ser explicado, é importante que as seguintes estratégias sejam realizadas:
1 – Saia do piloto automático
Não fique atuando no piloto automático.Pergunte diariamente a você mesmo se aquilo que faz lhe traz felicidade.
2 – Você é único
Não se compare a ninguém. Você é a sua própria referência, por isso, não deseje ter o mesmo que os outros.
3 – Aproveite todo seu potencial
Todo o ser humano possui alguma característica específica que o torna único. Assim sendo, é importante saber aproveitá-la e desfrutar de suas habilidades da melhor forma possível.
4 – Viva o agora
O ikigai é um estilo de vida e não apenas um propósito de vida. Por este motivo, deve ser visto, percebido e sentido no aqui e agora.
5 – Energia
Ele é uma dimensão que dá energia todas as manhãs para que você realize suas atividades no dia-a-dia.
6 – Coragem
É importante ter em mente que o ikigai é algo que vai te exigir muita coragem para praticá-lo, já que significa o abandono de muitas coisas que te rodeia.
7 – Esteja sempre alinhado aos seus propósitos
O conformismo ou a passividade é completamente o oposto do ikigai. Ele exige muito da pessoa e faz com que ela se sinta viva, livre e cheia de energia. Independente da idade ou do estado físico em que ela se encontra. Acima de tudo, o ikigai é um estado mental.
Vale ressaltar que as dicas acima não estão dispostas para que você se sinta pressionado a encontrar seu ikigai. Este despertar pode ir acontecendo ao longo da vida. ele acontece de maneira tão intensa que não é possível mais voltar à vida de antes.
Quais são os mestres do ikigai?
Ogimi é um epicentro do ikigai, o vilarejo de Okinawa está no Livro Guinness dos Recordes, por ter a população mais velha do mundo. Okinawa, por este motivo, é conhecida como a “Terra dos Imortais”.
Os habitantes que vivem nesta região do Japão possuem uma dieta rica em frutas e vegetais, e moram em comunidades onde os laços pessoais são valorizados. Além das pessoas se manterem ativas fisicamente por toda a vida.
Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Animação perdida da Disney, anterior ao Mickey, é encontrada no Japão
Fonte: A mente maravilhosa.
Imagens: Japan Travel, Pixabay.