Vale Conhecer

Ikigai, o que é? – Como encontrar, moldar e os mestres ikigai

O Ikigai é o conceito que se refere à busca pelo equilíbrio interior. Além disso, o termo diz respeito ao propósito que explica a vida. Saiba quais são os passos para encontrá-lo!

Você já se pegou questionando qual é o sentindo da vida e qual é o propósito que a rege? O Ikigai é uma palavra japonesa que não possui uma tradução exata, mas que pode significar “razão de ser”.

Para o neurocientista japonês Ken Mogi, autor do livro ikigaj: Os cinco passos para encontrar seu propósito  de vida e ser mais feliz, o termo se refere ao motivo que faz você acordar todos os dias.

Encontrar este propósito é a principal chave para que as pessoas não percam a esperança na vida e consigam lidar com uma das doenças mais devastadoras dos dias atuais, a depressão.

O conceito de ikigai surgiu de Okinawa, que é um grupo de ilhas ao sul do Japão, o qual tem uma população  com idades bem acima de média da expectativa de vida. Dessa forma, acredita-se que o ikigai é o grande responsável por esta longevidade.

Como achar seu ikigai?

O que é ikigai? 

Encontrar seu ikigai pode ser mais simples do que parece. De acordo com Mogi, o ato de tomar uma xícara de café  pela manhã já pode ser algo prazeroso.

O neurocientista destaca que, de maneira geral, a pessoas ficam tão obcecadas com um sucesso e metas gigantescas e começam a se sentirem intimidadas pela vida. Dessa forma, ao saber utilizar o ikigai, dá para partir de pequenas coisas, até alcançar as maiores.

7 chaves para moldar o ikigai

O que é ikigai? 

Há quatro dimensões básicas que moldam o ikigai. São elas: a sua paixão, sua vocação, a sua profissão e a sua missão de vida. Dessa forma, para que cada um deles possa ser explicado, é importante que as seguintes estratégias sejam realizadas:

1 – Saia do piloto automático

Não fique atuando no piloto automático.Pergunte diariamente a você mesmo se aquilo que faz lhe traz felicidade.

2 – Você é único

O que é ikigai? 

Não se compare a ninguém. Você é a sua própria referência, por isso, não deseje ter o mesmo que os outros.

3 – Aproveite todo seu potencial

Todo o ser humano possui alguma característica específica que o torna único. Assim sendo, é importante saber aproveitá-la e desfrutar de suas habilidades da melhor forma possível.

4 – Viva o agora

O que é ikigai? 

O ikigai é um estilo de vida e não apenas um propósito de vida. Por este motivo, deve ser visto, percebido e sentido no aqui e agora.

5 – Energia

Ele é uma dimensão que dá energia todas as manhãs para que você realize suas atividades no dia-a-dia.

6 – Coragem

É importante ter em mente que o ikigai é algo que vai te exigir muita coragem para praticá-lo, já que significa o abandono de muitas coisas que te rodeia.

7 – Esteja sempre alinhado aos seus propósitos

O conformismo ou a passividade é completamente o oposto do ikigai. Ele exige muito da pessoa e faz com que ela se sinta viva, livre e cheia de energia. Independente da idade ou do estado físico em que ela se encontra. Acima de tudo, o ikigai é um estado mental.

Vale ressaltar que as dicas acima não estão dispostas para que você se sinta pressionado a encontrar seu ikigai. Este despertar pode ir acontecendo ao longo da vida. ele acontece de maneira tão intensa que não é possível mais voltar à vida de antes.

Quais são os mestres do ikigai?

O que é ikigai? 

Ogimi é um epicentro do ikigai, o vilarejo de Okinawa está no Livro Guinness dos Recordes, por ter a população mais velha do mundo. Okinawa, por este motivo, é conhecida como a “Terra dos Imortais”.

Os habitantes que vivem nesta região do Japão possuem uma dieta rica em frutas e vegetais, e moram em comunidades onde os laços pessoais são valorizados. Além das pessoas se manterem ativas fisicamente por toda a vida.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Animação perdida da Disney, anterior ao Mickey, é encontrada no Japão

Fonte: A mente maravilhosa.

Imagens: Japan Travel, Pixabay.

Próxima página »

Escolhidas para você