Ilusão de ótica faz você ver por buraco na palma da mão

Já pensou como seria estranho se você tivesse um buraco na palma da mão? Bom, se você for uma pessoa minimamente ocupada, com certeza, não pensou nisso. Mesmo assim, vale a pena conferir o efeito psicodélico que essa ilusão de ótica que você está prestes a conhecer é capaz de causar.

Isso porque, com a “ferramenta” certa e um jeito de olhar específico, ela faz seu cérebro se embaralhar de um forma tão doida que você passa a enxergar um buraco na palma da mão. E o pior de tudo: você é capaz de ver através desse buraco, como se fosse uma janelinha. Louco, né?

Quem ensina como pregar essa pegadinha em seu cérebro é o pessoal do canal BrainCraft, do YouTube. No vídeo que você vai ver, logo no final da matéria, estão organizadas uma série de ilusões de ótica que deixam qualquer um confuso. E, no meio delas, a brincadeira que cria a ilusão de que existe um buraco na palma da mão.

1

Como criar o buraco na palma da mão

E, apesar de parecer uma coisa complexa, a brincadeira é muito simples de se fazer. Tudo o que você vai precisar é de uma espécie de luneta improvisada, feita com um pedaço de papel ou mesmo com uma cédula de dinheiro, por exemplo.

2

Depois, tudo não passa de técnica. Para funcionar e você conseguir ver através do buraco na palma da mão, você precisa aproximar a mão do rosto, a uma distância de 5 centímetros mais ou menos. Aí, então, é tentar focar no que aparece na luneta improvisada e esperar a “mágica” acontecer.

3

Aos poucos, como você vai ver, acontece um fenômeno muito interessante, chamado de rivalidade binocular. Isso porque, as imagens captadas vão acabar se confundindo e você vai ter a sensação de que está enxergando através de um buraco na palma da mão.

Assista ao vídeo e entenda melhor:

Quem explica?

destaque 2

Agora, se a pergunta que não quer calar é “por que isso acontece?” a gente explica. Tudo é culpa do seu cérebro, como já explicamos antes. Como temos dois olhos, mas nosso cérebro luta para nos mostrar uma imagem só por vez, de forma completa; ele tenta unir as duas coisas que vemos em nossa frente, priorizando sempre a que lhe parece dominante. O resultado disso é que formamos uma percepção tridimensional.

Agora conte: conseguiu ver através do buraco da palma da mão?

E, ainda sobre experiências malucas, você precisa conferir ainda: Como iluminar um quarto por 40 dias só com uma batata.

Fontes: BrainCraft, IFLScienceMega Curioso