Diabetes: imagens com doces alertam para riscos da doença

Se você vive no planeta Terra, com certeza, já ouviu falar de uma doença silenciosa, que vem crescendo nos últimos tempos: a diabetes. Essa é uma doença com a qual se pode nascer ou desenvolver ao longo da vida e consiste, basicamente, em um problema metabólico, caracterizado pelo elevação de açúcar, ou melhor, glicose no sangue.

Embora a explicação para a doença seja um pouco mais complexa e existam tipos de diferentes de diabetes; como você pode conferir no site da SBEM; a verdade é que o aumento da incidência desse mal tem sido a “recompensa” que recebemos pelo estilo de vida que levamos hoje em dia. Isso, claro, sem contar nossa alimentação rica em carboidratos, gorduras e muito, muito açúcar.

Só para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 350 milhões de pessoas no mundo sofram com a diabetes. E as perspectivas não são nada positivas com relação ao futuro. A Organização calcula que até 2030, esta será a 7ª principal causa de mortes no planeta.

Alerta com doces

Para alertar as pessoas sobre os perigos da diabetes e abrir os olhos do mundo quanto à quantidade de doces ingerida todos os dias, um tailandês, chamado Nattakong Jaengsem, criou uma campanha, no mínimo, chocante. Batizada de “Sweet Kills” (Doce Mata, em português), o trabalho traz imagens impactantes com feridas abertas, feitas com doces e guloseimas.

As ilustrações, além de realistas ao extremo, mostram um pouco de como pode ser a diabetes em estágio avançado, quando o corpo não consegue mais cicatrizar suas feridas. Aliás, esse é apenas um dos reflexos que a doença acarreta, já que ela pode causar cegueira, isso com contar nos danos ao sistema urinário, reprodutor e assim por diante.

Resumindo, a diabetes é uma doença séria, que precisa ser prevenida e tratada. E você vai ter provas suficientes disso quando ver os desenhos criados pelo artista tailandês.

Veja as feridas feitas de doce para alertam contra a diabetes:

1     23 4 5 6

Impactante, não é? Isso porque você nem leu ainda sobre essas 6 doenças transmitidas pela saliva que você não sabia.

Fontes: Rádio ONU, SBEM, Rede TV