Curiosidades

Invocação do Mal: qual a ordem correta dos filmes da franquia?

A Invocação do Mal tornou-se uma das maiores franquias de terror em Hollywood, com filmes que narram diferentes períodos de um mesmo enredo.

Por P.H Mota

Primeiramente, para quem é fã de sustos e tensão nos filmes de terror, um clássico recente é indispensável. Em 2013, o criador da franquia Jogos Mortais deu vida a um novo universo de horror que ainda hoje continua ativo com novos obras. Responsável por personagens como a Freira e Annabelle, Invocação do Mal deu vida nova ao gênero nos cinemas.

Além de assustar pela trama das telas, o filme também intriga por ser inspirado em fatos reais. Na décade de 70, os investigadores sobrenaturais Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga na produção do cinema) lidaram com o caso da boneca Annabelle e acabam se envolvendo com a casa onde Carolyn e Roger Perron (Lili Taylor e Ron Livingston) vão viver com a família.

Por fim, a história real inspirou muitas histórias no cinema, mas poucas tiveram a força de Invocação do Mal. Sobretudo, estima-se que a franquia seja a mais popular do gênero de terror de Hollywood. Entretanto, os filmes continuam em produção, com novos capítulos inspirados nos documentos do casal Warren em desenvolvimento para as telas.

Invocação do Mal - todos os filmes do universo em ordem cronológica
Fonte: MTV

O filme

Inicialmente, os eventos sobrenaturais do filme são relatados pelas filhas do casal. Enquanto a família se adapta à nova residência, as meninas revelam que estão vendo coisas. Da mesma forma, a mãe sofre com os eventos ao apresentar o surgimento de hematomas pelo corpo. Sendo assim, a mulher decide buscar a ajuda do casal de paranormais.

Continua após a publicidade

Além disso, a dupla prontamente aceita o caso e conclui que um exorcismo é necessário. Logo após uma pesquisa sobre a casa, eles descobrem que o local pertenceu a uma bruxa chamada Bathsheba Sherman. Em 1692, a bruxa teria sacrificado o filho recém nascido, em oferenda ao diabo. Anos depois, se suicidou depois de amaldiçoar qualquer um que tentasse viver em suas terras.

Enquanto os Warren investigam o caso, a família Perron se hospeda em um hotel. A mãe Carolyn, no entanto, possuída pela bruxa, sequestra suas filhas e retorna com elas para casa. A filha dos Warren também é atacada pelo espírito da bruxa, segurando a boneca Annabelle.

Por fim, para impedir Carolyn, o casal, Roger e dois assistentes voltam até a casa. Ali, conseguem imobilizar a mulher e Ed decide que precisa realizar o exorcismo. Ainda que ela consiga escapar, Lorraine age a tempo, o que permite o sucesso da missão de exorcismo, salvando a família.

Universo Invocação do Mal

Uma vez que o filme foi um grande sucesso no mundo todo, diversos filmes baseados nos trabalhos de Ed e Lorraine Warren também ganharam as telas. Desde 2013, foram sete lançamentos e ainda há pelo menos outros três previstos.

Continua após a publicidade

As obras, no entanto, sem passam em diferentes períodos do tempo, o que pode confundir alguns espectadores. Sendo assim, vamos listar cada filme na ordem de acontecimento dos eventos.

1) 1952 – A Freira

Apesar de ser o quinto filme da franquia, A Freira é o primeiro ponto na história. O longa apresenta a investigação do suicídio de uma freira na Romênia. Assim, Irmã Irene (Taissa Farmiga) e Padre Burke (Demián Bichiré) vão até o local, onde descobrem o demônio Valak. Mais tarde, o espírito é o mesmo que volta a aterrorizar os Warren, em Invocação do Mal 2. Além disso, o fim do filme dá um salto para 1971 e vemos que o personagem Frenchie é o mesmo Maurice Theriault, exorcizado em Invocação do Mal.

2) 1959 – Annabelle: A Criação do Mal

Continua após a publicidade

O segundo filme focado na boneca Annabelle é, na verdade, o primeiro da história dela. Na trama, um fabricante de bonecas faz um pacto com o diabo para colocar a alma de sua filha morta em sua boneca favorita. O plano, entretanto, não dá tão certo assim. Quando o casal abriga uma freira e um grupo de órfãs em casa, a boneca Annabelle começa a aterrorizar todos no local.

3) 1967 – Annabelle

Dessa vez, conhecemos a história do casal Mia e John, que esperam o nascimento do primeiro filho. Durante a gravidez da esposa, John decide presenteá-la com a boneca amaldiçoada. Ao mesmo tempo, a casa deles é invadida por uma seita satânica. Logo após a invasão, uma mulher comete suicídio abraçada com a boneca Annabelle e é possuída. Em A Criação do Mal, é revelado que a mulher é a mesma criança possuída naquela ocasião.

4) 1963 – Annabelle 3: De Volta Para Casa

Continua após a publicidade

Só no terceiro filme voltado para a boneca descobrimos como ela foi parar nas mãos do casal Warren. Ainda que estivesse protegida por um vidro abençoado, Annabelle consegue despertar espíritos malignos. Dessa vez, o alvo é Judy, a filha do casal. O fim da história se conecta diretamente ao início de Invocação do Mal. Isso porque vemos a boneca em uma loja de brinquedos, onde ela é comprada.

5) 1971 – Invocação do Mal

O ponto de início da saga é só o quinto filme na cronologia. Além de abrir o universo, o filme traz uma série de referências que seriam exploradas em todos os outros. É aqui, por exemplo, que vemos Annabelle pela primeira vez e conhecemos Maurice Theriault, o Frenchie de A Freira.

6) 1973 – A Maldição da Chorona

Continua após a publicidade

O penúltimo lançamento do universo também é o penúltimo na linha do tempo. Aqui, conhecemos a história de Anna, depois que ela fica viúva. Assistente social, eventualmente ela vê semelhanças de um caso que investiga com a lenda de La Llorona. Segundo a lenda, a entidade afogou os dois filhos e vive chorando em busca de crianças para substituí-los. O filme é que possui menos conexões com todo o universo, mas traz o Padre Perez, de Annabelle.

7) 1977 – A Invocação do Mal 2

No fim dos anos 70, os Warren viajam para Londres para resolver o caso de um poltergeist que atormenta uma família. Durante a história, Lorraine questiona seu trabalho e enfrenta Valak pela primeira vez. Além disso, o filme apresenta O Homem Torto, que vai ganhar um filme próprio dentro do Universo Invocação do Mal.

8) 1981 – A Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio

Continua após a publicidade

Por fim, o filme mais recente da franquia de filmes de terror narra os eventos quatro anos após os acontecimentos de Invocação do Mal 2. Ou seja, em 1981, com a história real da primeira pessoa na história estadunidense a argumentar possessão demoníaca como defesa de assassinato. Portanto, o casal Warren participa das investigações para comprovar os argumentos do réu.

Ordem de lançamento dos filmes:

  • Invocação Do Mal (2013)
  • Annabelle (2014)
  • Invocação Do Mal 2 (2016)
  • Annabelle: A Criação Do Mal (2017)
  • A Freira (2018)
  • A Maldição Da Chorona (2019)
  • Annabelle 3 – De Volta Para Casa (2019)

Filmes ainda não lançados:

  • O Homem Torto (sem data)
  • A Freira 2 (sem data)

E aí, aprendeu sobre a franquia Invocação do Mal? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Fontes: Adoro Cinema, Papo de Cinema, Omelete, Cine Click

Imagens: MTV

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você