Mundo Animal

Islândia é o único país no mundo onde não existem mosquitos!

Os mosquitos são um incômodo na melhor das hipóteses e mortais na pior, mas para os cidadãos da Islândia eles simplesmente não existem.

Os mosquitos arruínam as noites de muita gente e matam milhões de pessoas ao espalharem doenças como dengue, Zika e malária e inúmeras outras em todo o mundo. Mas, e se houvesse um país onde não existem mosquitos? Curiosamente, esse lugar existe e se chama Islândia.

Desse modo, o país insular nórdico no Oceano Atlântico Norte é completamente livre dessas pragas sugadoras de sangue. No entanto, eles ainda existem nos países vizinhos.

Segundo o Icelandic Web of Science, existem dois tipos de mosquitos na Groenlândia, 28 na Noruega e na Grã-Bretanha, e outros 41 em países ao leste da Islândia. Contudo, o país nórdico parece livre desses insetos, o que provavelmente se deve às condições árticas da Islândia. Saiba mais a seguir.

Por que na Islândia não existem mosquitos?

Existem várias razões pelas quais este país não tem mosquitos, algumas delas são:

Falta de água parada

Uma das razões para não haver mosquitos na Islândia é a falta de água estagnada. Em suma, os mosquitos precisam de lugares como rios e lagos para que eles se reproduzam, ponham ovos e eclodam na larva. E para transformar uma larva em pupa, eles precisam de uma temperatura específica de água estagnada, o que não existe na Islândia.

Clima frio

O país tem uma temperatura muito baixa (menos de 38 °C), o que impossibilita a continuidade do ciclo de desenvolvimento dos mosquitos. Aliás, todos os anos, a Islândia tem três degelos e congelamentos, então a larva não tem tempo de hibernar e crescer novamente. Além disso, em um clima tão frio, eles não encontrarão condições para sobreviver.

Condições hostis

Uma teoria sugere que a composição da água e do solo islandeses é desfavorável para a sobrevivência desses insetos. Com o tempo, os mosquitos podem entrar na Islândia pelo vento ou avião, mas as condições inóspitas não os permitem se multiplicar.

Aquecimento global x insetos na Islândia

Os cientistas estão preocupados com a possibilidade de os mosquitos invadirem a Islândia, já que o mundo continua sofrendo com as ondas de mudanças climáticas. Com efeito, se o planeta continuar a esquentar, os mosquitos terão mais chance de se reproduzir sem serem prejudicados pelo frio.

Além da Islândia, existem 3 lugares no mundo atualmente sem mosquitos. Estas são as regiões da Nova Caledônia, Polinésia Francesa e Seychelles no sul do Pacífico. A ausência de mosquitos nessas três ilhas pode não depender das mudanças climáticas.

A razão pela qual os mosquitos não podem migrar para essas ilhas, talvez porque sejam muito separadas dos continentes. Aliás, essas ilhas não tinham gado antes do século XVIII.

Hoje, elas também estão muito distantes das rotas marítimas humanas, o que restringe os mosquitos que viajam para essas ilhas do Pacífico.

Por que os mosquitos são importantes na natureza?

Apesar de serem irritantes e serem responsáveis por transmitir doenças que causam mortes por todo o mundo, os mosquitos são insetos importantes para o equilíbrio natural. Então não dá para desejar que o mundo inteiro seja como a Islândia.

Em suma, os mosquitos causam impactos positivos em nosso ecossistema para fornecer polinização e alimentos conforme mostra o ciclo abaixo:

1. As larvas de mosquitos vivem na água que fornece alimento para os insetos e animais na água, como peixes e libélulas.

2. Os mosquitos adultos fazem parte da dieta de pássaros e outras espécies comedoras de insetos.

3. A larva se alimenta de matéria orgânica, o que auxilia na reciclagem de nutrientes.

4. Além disso, assim como as abelhas, eles levam o néctar de uma flor para outra, o que resulta na polinização. Aliás, sem o pólen que eles e outros insetos transportam de uma planta a outra, a reprodução de uma série de vegetais seria impossível.

Portanto, os mosquitos parecem não trazer nenhum benefício para nós, mas para as plantas, pássaros, sapos, peixes e outros animais, eles são essenciais.

Agora que você sabe que a Islândia é o país onde não existem mosquitos, leia também: Pirilampo? Curiosidades sobre o animal e diferenças com o vagalume

Próxima página »

Escolhidas para você