Curiosidades

Isolamento Social – O que é, causas, efeitos e como lidar

O isolamento social é quando um ou mais indivíduos se separam da sociedade, seja de forma voluntária (vontade própria) ou involuntária (forçado).

Por Toni Nascimento

-

Isolamento social é quando um ou mais indivíduos deixam de viver e interagir com o grupo social aonde estão inseridos. Ou seja, quando existe um afastamento, ou separação, do individuo para com a sociedade à sua volta. Além disso, ele pode ocorrer de duas formas diferentes:

  • Isolamento social voluntário: quando o individuo, ou grupo, se isola por vontade própria, independe da motivação;
  • Isolamento social involuntário: quando o individuo, ou grupo, se isola por motivo, força ou ordem maior que sua individualidade.

Você está confuso (a)? Basicamente, estou te dizendo que o isolamento social é o afastamento de uma pessoa da sociedade, e que isso pode acontecer por motivos internos ou externos ao próprio individuo. Melhorou?

Causas do isolamento social involuntário

Primeiramente, quando falamos que o isolamento social involuntário acontece por força maior, queremos dizer que na maioria das vezes é imposto pelo Estado.

1 – Epidemias e pandemias

Isolamento Social - O que é, causas, efeitos e como lidar
Foto: Istoé

Quando ocorre uma uma pandemia ou epidemia, os Estados podem optar por formas de lidar com o problema dependendo da intensidade. As ações a seguir são as mais comuns:

Quarentena

Dicas Culturais Para Nossa Quarentena! | Blog da Ítalo

Quando um grupo de pessoas, ou apenas um individuo, é isolado da sociedade por suspeita de estar contaminado com um vírus altamente transmissível. Esse isolamento é feito para que esse grupo ou individuo não leve o vírus para a comunidade.

Distanciamento social

6 formas de manter contato seguro com amigos e familiares na ...

É quando o Estado organiza a sociedade para que aja menos fluxo de pessoas nas ruas. Esse tipo de isolamento é realizado quando o vírus já está espalhado pela sociedade, e é necessário segurar o alto contagio.

Lockdown

People Who Live Alone, How Are You Keeping Busy During Lockdown?

Por fim, em último caso, o Estado impõe o Lockdown. Esse é o isolamento social completo, quando nada na sociedade funciona e todo mundo precisa ficar dentro de casa. Certamente, esse é o isolamento mais severo em caso de pandemias.

2 – Guerra

Isolamento Social - O que é, causas, efeitos e como lidar
Guerra na Síria / Foto: UOL

Quando uma guerra acontece, a região fica completamente exposta a riscos. Consequentemente, o governo local pode optar por impor isolamento social para a comunidade.

Apesar disso, nem sempre essa medida é funcional, uma vez que em caso de guerra as casas podem ser alvo de bombardeio, ameaçando a sociedade civil da mesma forma.

3 – Violência urbana

Isolamento Social - O que é, causas, efeitos e como lidar
Foto: Toda Matéria

Em um país como o Brasil, muitas comunidades estão acostumadas a privar-se da liberdade de ir e vir devido a violência. Esse isolamento social é completamente involuntário. O individuo não te escolha, uma vez que isolar-se é uma forma de preservar a própria vida.

Além disso, o Estado, em alguns casos, impõe regras de isolamento. Por exemplo, o toque de recolher pode ser exposto devido aos conflitos sociais.

Causas do isolamento social voluntário

Certamente, quando isso ocorre de forma voluntária, nem sempre é possível identificar a motivação. As vezes o isolamento pode ser, simplesmente, pelo puro desejo de ficar sozinho. Ou seja, vontade própria, Dito isso, existe sim algumas motivações comuns.

1 – Doenças psíquicas

Isolamento Social - O que é, causas, efeitos e como lidar
Doenças psíquicas / Foto: Metrópoles

Quando uma pessoa é afetada por alguma doença psíquica, provavelmente ela pode se colocar em uma situação de isolamento. Depressão, bipolaridade, ansiedade e outras comorbidades do tipo podem levar a solidão e ao afastamento do grupo social.

Além disso, nem sempre esse isolamento é uma opções consciente da pessoa acometida por essas doenças. Ainda assim, chamamos de voluntário por que não nasce de uma força externa ao individuo, e sim interna.

2 – Motivações religiosas

Isolamento Social - O que é, causas, efeitos e como lidar
Amishes / Foto: TriCurioso

Algumas religiões, ao redor do mundo, optam pelo isolamento dos seus integrantes. Quando isso acontece de forma integral, é para manter a pureza espiritual daqueles indivíduos, que estaria ameaçada se exposta ao contexto social.

Um belo exemplo disso são os amishes. Eles são cristãos ultraconservadores que não aceitam qualquer intervenção do mundo moderno. Consequentemente, vivem completamente isolados da sociedade, vivendo sob seus próprios regimes.

Esse isolamento dentro das religiões também pode acontecer de forma esporádica. Por exemplo, os famosos retiros espirituais, das igrejas católica e protestante (ambas cristãs), onde o individuo se retira do contexto social para entrar em contato com Deus.

3 – Sociedades tribais

Isolamento Social - O que é, causas, efeitos e como lidar
Tribo indígena brasileira / Foto: Survival

O principal exemplo de isolamento social vem das sociedades tribais. Por questões culturais, esses povos não se encaixam no contexto social em que estamos inseridos.

No Brasil, por exemplo, as comunidades quilombolas e indígenas tentam manter o minimo de contato social possível com a sociedade. Essa é uma forma de preservar sua identidade culturas. Ainda existem tribos indígenas no mundo, que tem contato zero com o resto da sociedade.

Efeitos do isolamento

Isolamento Social - O que é, causas, efeitos e como lidar
Foto: Vittude

Se você vive ou já viveu o isolamento social, provavelmente terá esse momento gravado em sua mente para o resto da vida. Independente se o isolamento social é voluntário ou involuntário, os principais efeitos dele ocorrem dentro da sua mente. Quem já tem certos problemas emocionais e mentais, podem sentir isso se agravar durante esse isolamento.

Quando falamos de isolamento social involuntário, as consequências também podem ser doenças psicológicas. As principais manifestações são ansiedade generalizada e depressão. Além disso, em último caso, algumas vezes esses problemas podem levar ao suicídio.

17 Moments That All Sensitive People Will Never Get Over | Daffy ...

Pensando nos efeitos sociais, que irão influenciar toda a comunidade, o mais temido é a crise financeira. Isolamento significa queda na movimentação financeira, que certamente pode levar vários países a uma grande crise.

Além disso, isso também irá aumentar a desigualdade social, como também aumentar o desemprego e a fome entre muitos grupos sociais menos favorecidos.

Como lidar com o isolamento social

Isolamento Social - O que é, causas, efeitos e como lidar
Foto: CEO

Ao falar de isolamento social, primeiramente você deve pensar no autocuidado. Quando é voluntário, por problemas psicológicos, o primeiro passo é procurar ajuda, Profissionais podem te ajudar a lidar com qualquer problema, e, além disso, será feito um tratamento para reimersão na sociedade.

Se o isolamento é por motivos religiosos ou culturais, a escolha é válida e está tudo bem.

Isolamento Social - O que é, causas, efeitos e como lidar
Foto: Prefeitura de Curitiba

Por fim, se é involuntário, manter a sanidade mental é o principio mais importante. Realmente fique em casa e siga o isolamento até que o problema seja resolvido e você possa voltar a andar na rua e ver pessoas queridas.

Acima de tudo, cuide de você mesmo (a), caso esteja passando pelo isolamento, em casa, completamente sozinho. Use a internet para falar com seus amigos e ligue diariamente para sua família. Dividir esse momento, mesmo a distância, é importante. Também veja os filmes que você gosta, e novos. Assim como séries interessantes e livros não lidos ainda.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Quarentena – O que é, diferença de isolamento e regras para coronavírus

Fontes: Brasil Escola Mundo Educação

Imagem de destaque: Tribuna

Próxima página »

Escolhidas para você