Itália comemora Natal com maior panetone do mundo

Se a gente já costuma ficar feliz com um panetone de tamanho tradicional, imagina a alegria ao dar de cara com o maior panetone do mundo? Embora pareça um sonho lindo de Natal, essa façanha aconteceu de verdade em Milão, na Itália, cidade onde nasceu o nosso tão amado panetone.

Com nada menos que 140 quilos e 2 metros de altura, o maior panetone do mundo foi feito pela Padaria San Gregorio, contratada pela Prefeitura e pela Câmara de Comércio local para homenagear o tradicional pão italiano com uva passas e frutas cristalizadas.

Esse foi um desafio inédito para o estabelecimento, embora o chef da San Gregorio fabrique todos os anos entre 80 e 120 quilos de panetone para hospitais, asilos e grandes empresas.

Como foi feito o maior panetone do mundo

De acordo com os responsáveis pelo estabelecimento, foram necessárias 36 horas de trabalho para que o panetone gigantesco ficasse pronto.

Conforme o proprietário da padaria, Angelo Bernasconi, o maior panetone do mundo preciso ser assado em um forno especial, devido ao seu tamanho. Mas, fora isso, a única diferença desse grandão para os panetones tradicionais é o tempo de forno, muito mais longo que o tradicional, podendo chegar até a 14 horas, em temperatura baixa.

Na massa, por exemplo, vai ingredientes tradicionais como farinha e ovos, água, açúcar, manteiga e baunilha, que são acrescentados parte em um dia, parte em outro, sovados por um longo tempo. A massa então fica descansando por até 5 horas e vai para o forno.

Mais de 1000 pedaços

Agora, se você está se perguntando qual foi o destino dessa belezura gigantesca, prepare-se para pirar com a resposta: o maior panetone do mundo rendeu 1.200 pedaços que, no último domingo (17), foram distribuídos gratuitamente para a população local e os turistas, na Galeria Victor Emmanuel II, no centro da cidade.

Sobre a qualidade do maior panetone do mundo, quem comeu aprovou. A fábrica milanesa por trás dessa obra de arte de 2 metros de altura, aliás, produz panetones tradicionais não somente para a Itália, mas para todo o mundo.

Nessa época de Natal, por exemplo, a San Gregorio está enviando cerca de 200 panetones por semana a sua única fornecedora em Nova York.

Fala sério, não dá vontade de atacar esse bolo gigantesco?

Agora, se você costuma dispensar essa sobremesa tradicional de Natal por causa das frutinhas, essa matéria é para você ir preparando seu espírito para a ceia: 6 comidas que a uva passa assassina todo Natal.

Fontes: G1, Portal Mie