Alguma vez você já ouviu falar sobre a kombucha? Essa é uma bebida probiótica que ajuda no bom funcionamento do intestino e na melhora da imunidade. A bebida é comum na China há milhares de anos devido a suas propriedades medicinais.
Além de todos esses benefícios, a kombucha é a saída perfeita para aqueles que tem intolerância a lactose. Isso porque diferente da maioria das bebidas que tem ação probiótica, essa não é a base de lactose.
E ainda fica melhor, porque a kombucha pode ser preparada em casa e você não precisa de muito para conseguir preparar. Fique aí que nós vamos te ensinar como preparar!
Propriedades da kombucha
Como nós já dissemos, a kombucha tem muitas propriedades medicinais e é sobre elas que iremos falar agora. A bebida é rica em lactobacilos, que são essenciais para o bom funcionamento da flora intestinal. É também abundante em vitamina C,K e B que lhe dá características antioxidantes.
E não bastasse tudo isso, os microrganismos presentes na bebida ajudam a combater uma das bactérias que causam gastrite. Então se você acabou de ser diagnosticado com o problema, inserir a kombucha no seu cardápio é uma ótima ideia.
Como prepara a kombucha?
O preparo da kombucha é bem simples e pode ser feito em casa. Muitas vezes esse processo de fermentação é comparado com o do kefir, que também é preparado em casa, mas existe uma diferença essencial. A kombucha não é feita utilizando leite ou água, mas sim chá.
Os chás que podem ser usados são o chá mate, o chá verde ou o preto. O ingrediente principal é a colônia de kombucha e 100 ml do líquido que vem com ela, isso para 1 litro do chá de sua preferência. O primeiro passo é preparar o chá e adoçar como preferir, em seguida junte a colônia e os 100 ml do líquido.
Feito isso é preciso aguardar o processo de fermentação que pode durar até 15 dias. Para isso a bebida precisa ser tampada com um pano e um elástico para prendê-lo. Após esse período a maior parte da bebida deve ser retirada, a primeira fermentação está pronta e você pode consumir essa parte que retirou.
O que sobrou deve passar por uma segunda fermentação, que provavelmente será mais curta. E você não precisa beber a kombucha assim, pode incrementar com frutas e chás de acordo com seu gosto pessoal.
Se você quer experimentar a kombucha, mas não quer ter o trabalho de preparar, talvez consiga encontrar nas lojas de sua cidade. Algumas marcas tem inovado e produzido a bebida para o comércio. Procure por lojas que vendem produtos mais naturais, talvez você encontre!
Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Ciência revela que cerveja ajuda a memorizar conteúdos que você acabou de estudar.
Fonte: Conquiste sua vida.
Imagens: Gazeta do Povo, Buchi, Food Revolution, The Fermentary.