Certamente você já ouviu falar sobre lactobacilos vivos, porém você sabe o que eles são? Basicamente são um gênero de bactérias benignas ao nosso organismo. Além disso, eles são muito importantes para o bom funcionamento do sistema digestivo.
Da mesma forma que auxiliam na digestão dos alimentos, também são importantes na proteção das vilosidades do intestino a partir de substâncias que por elas são produzidas.
Esses microorganismos vivos agem na flora intestinal e ajudam na absorvição dos nutrientes pelo organismo. Eles melhoram a integridade da parede intestinal e assimilam alguns nutrientes importantes para o organismo, como o cálcio e o ferro.
Alimentos como leite, iogurte, queijo fresco e a coalhada contêm o melhor dos lactobacilos vivos, os mesmos do leite fermentado. Além disso, eles impedem a multiplicação de bactérias nocivas, inibem a produção de toxinas, melhoram a digestão e fortalecem o sistema imunológico.
Benefícios do lactobacilos vivos
Finalmente, quais são os benefícios dos lactobacilos vivos? Como já foi dito, eles tendem a melhorar e regular todo o funcionamento da flora intestinal.
Além disso, eles podem combater as substâncias tóxicas e causadoras do câncer. Não só fortalecem o sistema imunológico, como minimizam os efeitos colaterais provocados por antibióticos, que desequilibram o intestino.
Para chegar inteiros ao intestino, os lactobacilos vivos vão acidificando o ambiente e assim dificultando a permanência dos micro-organismos patogênicos, causadores de doenças no estômago e intestino. Esse ambiente ácido facilita a absorção dos minerais e das vitaminas, tão importantes ao organismo.
Leite fermentado e alimentos probióticos
Leite fermentado é todo aquele que diminui o Ph do leite. Nos frascos encontrados no mercado existem variações de lactobacilos, como o Lactobacillus Casei e Bifidobacterium.
Para quem costuma ter desconforto após ingerir leite, esses produtos a lactose já vem processada, ou seja, o individuo não precisa digeri-la no organismo, diminuindo assim os sintomas dessa intolerância.
Para o organismo, um frasco por dia de leite fermentado e consumo de queijos frescos, iogurtes, coalhadas são suficientes. Essa quantidade é o bastante para proteger o organismo e ficar mais resistente às bactérias e a qualquer tipo de infecção.
Entretanto, é bom evitar o consumo excessivo desses produtos. Ao faze-lo, pode haver desconforto intestinal, além do excesso de calorias que pode prejudicar o seu processo de eliminação de peso.
Você gostou dessa matéria? Então você vai gostar dessa: O que significa aquele número na caixa de leite?
Fonte: Vila Mulher Educa
Imagem: Mercado Livre Super