Receba! Quem é antenado nas redes sociais, certamente já ouviu essa expressão que viralizou com o ‘Luva de Pedreiro’. Iran Ferreira, dono do meme viral na internet, é um jovem da comunidade Tábua em Quijingue, a 322 quilômetros de Salvador (BA).
O rapaz, de apenas 20 anos, é a mais nova sensação nas redes com vídeos de seus gols em um campo de várzea da cidade, sempre acompanhado dos famosos bordões “receba!”, “o cara da luva de pedreiro” e o “melhor do mundo”.
Vamos saber mais sobre Iran e sua trajetória que começou como meme, mas que está rendendo muito sucesso.
Quem é Iran, famoso pelo nome Luva de Pedreiro?
Iran Ferreira é natural da pequena vila de Tábua, no interior rural da Bahia. Ele começou a trabalhar aos sete anos na roça junto do seu pai, e por isso não teve tempo para estudar.
A sua mãe é dona de casa e a família de três pessoas habituou-se a viver na pobreza, na comunidade de 180 habitantes a cinco horas de carro de distância de Salvador.
Pular refeições tornou-se habitual na casa da família de Iran, que podia ter café da manhã, mas não ter almoço, ou ter almoço, mas não ter o jantar. Por isso quando a fome apertava, Iran matava-a com mangas, que crescem com abundância nas árvores do quente interior bahiano.
O trabalho na roça rendia-lhe algo em torno de 25 reais por semana, somado ao salário do pai e um auxílio do governo brasileiro a famílias carentes. Foi graças a esse esforço, que Iran Ferreira comprou um celular de segunda mão que mais tarde iria mudar o rumo da sua história.
Como o Luva de Pedreiro começou nas redes sociais?
No dia 25 de março de 2021, Iran postou seu primeiro vídeo no TikTok. Apesar de não ter tanta desenvoltura com a câmera, ele já revelava suas habilidades com a bola, em um passe de letra gravado em câmera lenta.
Neste início de 2022, seus vídeos começaram a ganhar espaço em outras redes sociais. Surpreendentemente, Iran transformou seu bordão em slogan. Agora, o famosos “Receba!” está sempre presente em publicações de perfis de atletas e relacionados ao esporte, sobretudo ao futebol.
Reconhecimento pelos famosos
Os vídeos de Iran foram longe, desse modo Neymar, Nenê, os alemães Serge Gnabry e Kimmich, e até mesmo o filho de Cristiano Ronaldo já notaram o baiano; e assim como os milhões seguidores, têm levado o ‘receba’ pelos quatro cantos do mundo.
Aliás, Iran contou em entrevista para o Lance, que a comemoração “Receba!” foi inspirada em Cristiano Ronaldo. Além disso, o nome ‘Luva de Pedreiro’, faz referência às luvas que Iran usa para jogar futebol.
Polêmica da placa do YouTube
O baiano ganhou as redes sociais e no YouTube não seria diferente. Assim, o jovem foi até as redes sociais comemorar que recebeu a placa de 100 mil inscritos em seu canal na plataforma.
Contudo, as pessoas notaram que na placa, além do nome do canal do jovem, está também a empresa que cuida da carreira do artista, comandada por Alan Jesus.
Diversos usuários questionaram a ação da empresa de agenciamento de carreira. Porém, está parece ser uma prática na ASJ Consultoria. Outro caso semelhante é do youtuber e tiktoker Victor Melo, que também conta com o nome da empresa presente nas suas placas de 100 mil e 1 milhão de inscritos.
Apesar disso, muitas pessoas pareceram ignorar este fato e parabenizaram o jovem por conquistar a placa. Vale destacar que o canal do Luva de Pedreiro já ultrapassou a marca de 1 milhão de inscritos.
Conquistas do Luva de Pedreiro
Com mais de 28 milhões de seguidores nas mídias redes sociais, Iran já começou a colher os frutos do seu sucesso na internet. Aliás, ele é o único homem brasileiro seguido pelo perfil do Instagram.
Recentemente, Iran andou de avião pela primeira vez, viu o mar e pôde comer pizza e batata frita, algo que nunca tinha feito na vida. Além disso, ele conheceu a sede do Vasco, seu time do coração.
Hoje, o Luva de Pedreiro, tem agenda lotada e vê importantes personalidades e entidades disputando sua atenção.
Da pobreza a dono de marca de roupas
Em um vídeo de apresentação no YouTube, Iran Ferreira fala sobre as dificuldades que enfrentou quando era mais jovem. “Comecei a jogar bola com cinco anos. Sempre tive aquele sonho de ser jogador profissional, mas as coisas são difíceis”.
O filho de Dona Lenilza e Seu Arivaldo que decidiu comprar as suas luvas de pedreiro em um depósito de material de construção, hoje tem sua própria marca de roupas: a Loja do Luva. Nela, as peças estampam seus bordões e frases que conquistaram o mundo, e os modelos variam de R$ 69 a 160 reais.
O Luva também fechou sua primeira publicidade, ele se tornou embaixador de esportes da Amazon, promovendo a divisão de esporte da plataforma de streaming Prime Video. O jovem também participou do programa Encontro com Fátima Bernardes, e conheceu Neymar no Domingão com Huck.
Então, gostou de conhecer a história do Luva de Pedreiro? Pois, veja também: Quem é o Cremosinho e como se tornou um sucesso na internet?