Ciência & Tecnologia

Maior superlua do ano acontece nessa terça-feira (19)

Maior superlua do ano estará 10% maior no céu que o tamanho de uma lua cheia tradicional. Evento poderá ser observado a olho nu

Para quem gosta de fenômenos astronômicos 2019 vai ser um ano espetacular, como você já deve ter visto nesse outro post aqui. Nessa noite de terça-feira (19), por exemplo, a maior superlua do ano estará visível no céu, a olho nu.

As informações são da Nasa. Conforme a agência especial americana, para 2019, três superluas devem acontecer. A primeira ocorreu no dia 20 de janeiro, e a próxima, depois da maior superlua do ano, será em março.

Maior superlua do ano acontece nessa terça-feira (19)

E, como já mencionamos, não será preciso qualquer equipamento especial ou mesmo proteção para os olhos para observar o evento. Tudo que você precisa fazer para se deliciar com o fenômeno é sair, olhar para o céu e se admirar.

Continua após a publicidade

Por que essa será a maior superlua do ano?

De acordo com os especialistas, a maior superlua do ano estará 10% maior que o tamanho da lua cheia tradicional. O mais interessante é que, mesmo enorme no céu, nosso satélite natural estará há uma distância de 356,7 mil quilômetros de distância da Terra. Em seu apogeu, ela chegará aos 405,7 quilômetros de distância.

E, se você pensa que essa será a menor distância em que a Lua vai ficar de nosso planeta, engana-se. Em março de 2011, por exemplo, ela esteve muito mais próxima que essa noite, chegando a um distanciamento de 203 mil quilômetros.

Maior superlua do ano acontece nessa terça-feira (19)

E, para os curiosos de plantão, o termo “superlua” foi criado por um astrônomo dos Estados Unidos, chamado Richard Nolle, em 1979. Segundo ele, recebem esse nome as ocorrências da Lua cheia que estejam na linha de até 90% do ponto mais perto de nosso planeta.

Continua após a publicidade

E aí, preparado para admirar esse evento? Que tal fotografar a maior superlua do ano e nos mostrar aqui nos comentários? Não deixe de apreciar!

Falando em lua, talvez você goste de conferir também esse outro post: Quais são as fases da lua, e como elas influenciam na Terra?

Fonte: Agência Brasil

Imagens: Top Images, Metropoles, Folha PE

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você