Se você não passou os últimos anos em uma caverna, ou não chegou no Planeta Terra nos últimos dias, certamente sabe o que é a Manopla do Infinito. O poderoso artefato é um dos marcos centrais do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), como também na história dos quadrinhos da Marvel Comics.
De forma resumida, e bastante rasa, podemos dizer que ela é a principal arma do vilão Thanos, também conhecido como Titã Louco. O tirano, que possui devaneios absurdos de poder, usa a luva para conseguir alcançar seus objetivos (que, na maioria das vezes, é causar uma onda de destruição no Universo).
Sem certos adereços, a luva não possui nenhum tipo de poder. O acessório só possui valor quando tem acoplado as joias do infinito. Tratam-se de jóias cósmicas milenares, possuidoras de poderes inimagináveis e destrutivos. Ao total, são seis jóias:
- Joia do poder;
- Joia da realidade;
- Joia do tempo;
- Joia do espaço,;
- Joia da mente;
- Joia da alma.
Quando acopladas na Manopla do Infinito, o portador da luva torna-se praticamente invencível, podendo realizar qualquer tipo de desejo que você possa imaginar. Thanos, por exemplo, utilizou o objeto para eliminar metade dos seres vivos de todo o universo. No cinema, o objetivo era alcançar um equilíbrio populacional que julgava necessário. Nos quadrinhos, era presentear seu amor, a Morte.
Origem da Manopla do Infinito
Primeiramente, nos quadrinhos, a manopla é uma das luvas de Thanos. Eventualmente, ela foi modificada para receber as jóias. Nas HQs, o objetivo do Titã Louco era o mesmo que no MCU: destruir metade da vida no universo. Apesar disso, a motivação é diferente.
Nos gibis, Thanos é perdidamente apaixonado pela entidade cósmica Morte. Consequentemente, ele deseja agradá-la. O que mais agradaria a Morte, do que seres humanos mortos? Você entendeu!
Em contraste, na franquia cinematográfica, Thanos é motivado pelo seu próprio passado. Na juventude, seu planeta natal acabou entrando em colapso, devido à superpopulação.
Como todo bom vilão, certamente, o Titã Louco acreditou que, ao eliminar metade do Universo, estaria ajudando a trazer harmonia para toda a existência. Ou seja, ninguém precisaria sofrer ou passar necessidade.
Ainda no cinema, a Manopla do Infinito foi criada pelos anões Dwarve. Elas foram feitas a pedido do próprio vilão, durante sua visita ao planeta Nivadellir. Contudo, ele não encomendou educadamente, ou seja, forçou os anões a criarem a luva.
Logo após a fabricação do adereço, simplesmente o Titã Louco exterminou quase toda a raça dos ferreiros, deixando apenas Eitri, o rei dos anões, vivo.
Por fim, após guardar a Manopla do Infinito, Thanos ordenou que seus servos encontrassem as joias do infinito para ele. Logo depois, quando falharam, o Titã Louco, finalmente, resolveu fazer a caçada por conta própria.
As joias do infinito
Como mencionado anteriormente, existe um total de seis jóias do infinito, espalhadas pelo universo. Sua origem está ligada a uma época antes mesmo do próprio Universo.
Inicialmente, elas eram singularidades cósmicas e foram transformas (pelas entidades cósmicas) em joias, após o surgimento do universo. Confira, a seguir, as seis jóias do infinito e seus respectivos poderes:
Joia do poder
Em suma, é a joia de cor púrpura. Seu poder permite que o usuário controle uma grande quantidade de energia cósmica, podendo ser altamente destrutiva e, até mesmo, capaz de dizimar um planeta inteiro sozinho.
Além disso, seu enorme poder não permite que seres humanos entrem em contato direto com ela (como, basicamente, todas as outras).
Joia da realidade
Acima de tudo, a joia de cor vermelha trabalha com a realidade. O poder dessa joia é, justamente, poder controlar e modificar a realidade a sua volta. Ou seja, ela pode criar, manipular, alterar e até desfazer qualquer forma de realidade. Por fim, essa é uma joia perigosa, talvez a pior dentre as seis.
Joia do tempo
A joia de cor verde, surge como a responsável por controlar o tempo. Eventualmente, seu usuário pode usar a joia do tempo para viajar no tempo livremente. Além disso, ela torna possível a manipulação do tempo. Provavelmente, estaríamos em apuros se essa joia existisse na vida real.
Joia do espaço
Em suma, a joia de cor azul tem entre seus poderes a capacidade de teletransporte para qualquer lugar do universo, de forma instantânea. Ela também torna possível manipular o espaço de forma interdimensional.
Joia da mente
Esta é a joia de cor amarela. Primeiramente, ela permite que a mente de todos os seres vivos possam ser acessadas por quem a controla. Além disso, ela permite a manipulação, leitura e a entrada na mente de suas vítimas, como também gerar ilusões.
Joia da alma
Por fim, temos a joia de cor laranja. O usuário pode manipular e absorver almas de seres vivos ou mortos. Além de poder acessar todas as almas existentes, ao mesmo tempo. Ou seja, controlar a vida e a morte.
Curiosidades
- Thanos não foi o único a portar a manopla do infinito. Anteriormente, nos quadrinhos, o Homem de Ferro foi o primeiro ser humano a portá-la. Além dele, o Senhor Fantástico, a Nebulosa, Pantera Negra, Adam Warlock, Capitão América, Papai Noel e Darkseid (DC Comics) também já usaram a manopla.
- Nos filmes, além de Thanos, Homem de Ferro e Hulk também utilizaram a manopla.
- O portador da manopla não pode utilizá-la para se autodestruir.
- Existiu uma manopla falsa em Midgard, entretanto, deve ter sido destruída juntamente com o planeta.
- O Stormbreaker, machado de Thor, tem um poder superior ao da manopla do infinito com todas as joias reunidas. Em Vingadores: Guerra Infinita (2018), Thor consegue ultrapassar a barreira dos poderes das joias, atingindo Thanos em cheio. Isso porque o machado também foi construído pelo anão Eitri, logo, ele dispôs poderes superiores ao realizado quando construiu a manopla.
- Apesar de ter poder suficiente para usar todas as seis jóias do infinito ao mesmo tempo, depois de utilizada, a manopla acaba sendo destruída.
E então? Gostou da matéria? Confira também: Stan Lee, quem foi? História e carreira do criador da Marvel Comics
Fontes: Aficionados, Ei nerd, Universo estendido
Imagens: Pinterest, O globo, Marvel 616, O vício, Host geek, Observatório do cinema, Medium, Play 4 fun, pinterest, Israel Stedile, Fandom, Feededigno