Curiosidades

Masterchef Brasil, 9 curiosidades sobre os bastidores do reality da Band

O Masterchef Brasil vai muito além do que a Band TV exibe semanalmente. Confira algumas curiosidades sobre os bastidores do reality show.

Ninguém poderia dizer, há alguns anos, que um reality show de culinária como o Masterchef Brasil se tornaria tão famoso. Afinal de contas, de onde será que vem essa paixão dos telespectadores em ver pessoas cozinhando freneticamente?

Bom, infelizmente, não sabemos a resposta certa, mas imaginamos que seja pela emoção do programa. Ou você vai dizer que nunca se pegou torcendo para que os participantes do Masterchef Brasil consigam montar o prato antes do tempo de prova acabar!?

Apesar das mudanças no horário e no dia de apresentação do reality show, a verdade é que todo mundo conhece, mais ou menos, o funcionamento do programa. Mas, existem detalhes sobre os bastidores do Masterchef Brasil que nem mesmo os maiores fãs conhecem.

Como você vai ver abaixo, listamos alguns fatos curiosos sobre o que acontece por trás das câmeras do programa. Prepare-se para saber como realmente funciona o reality show comandado por Ana Paula Padrão, Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin.

Confira algumas curiosidades sobre os bastidores do Masterchef Brasil:

1. Dois pratos sempre

Masterchef Brasil, 9 curiosidades

Uma das curiosidades mais interessantes sobre o Masterchef Brasil é que os participantes montam sempre dois pratos a cada prova. Isso acontece porque os jurados experimentam os pratos por trás das câmeras, para então avaliarem o desempenho dos participantes.

Continua após a publicidade

O segundo prato eles são provam novamente para as câmeras gravarem o momento, mas eles já sabem o que vão falar e como ficou a comida dos cozinheiros.

2. Notas objetivas, de 0 a 10

Masterchef Brasil, 9 curiosidades

Quando os chefs experimentam os pratos pela primeira vez, longe das câmeras, eles avaliam a comida preparada com notas objetivas. Os pratos recebem notas de 0 a 10, inclusive com números fracionados.

Isso faz com que eles possam avaliar mais tecnicamente o desempenho dos participantes. Então, vence quem tem a melhor média, mesmo que isso não seja exibido na versão final do Masterchef Brasil, na TV.

3. Tempo de mercado

Masterchef Brasil, 9 curiosidades

Nos bastidores do Masterchef Brasil, o tempo de mercado costuma ser um pouco maior que o exibido para os telespectadores. Na verdade, a produção entende que apenas dois minutos pode ser muito pouco e, várias vezes, acaba permitindo que os participantes excedam esse tempo em alguns minutos.

Continua após a publicidade

Essa informação, aliás, vem de ex-participantes do reality.

4. Pratos sofisticados

Masterchef Brasil, 9 curiosidades

Não é raro que, nos bastidores do Masterchef Brasil, os chefs peçam comida de seus restaurantes. Isso mesmo, é comida de primeira que os participantes e a equipe experimentam durante a gravação do programa.

5. “Para Tudo”

Masterchef Brasil, 9 curiosidades

A frase que faz todo mundo parar e colocar as mãos para cima no final das provas, na verdade, foi um adaptação de Ana Paula Padrão. Isso porque, na versão gringa do programa, a frase é “hands up!”, que significa “mãos ao alto”, em português.

Como a apresentadora vez questão de ressaltar, a frase não pegaria muito bem aqui, no Brasil.

Continua após a publicidade

6. Dia cheio de gravações

Masterchef Brasil, 9 curiosidades

A rotina durante as gravações do Masterchef Brasil não é nada mole. Elas costumam durar o dia todo: pela manhã, eles gravam as provas práticas; depois do almoço, eles retornam para descobrir quem será o eliminado e para gravar os depoimentos individuais.

Muitos ex-participantes, inclusive, já se queixaram dessa rotina louca de gravações.

7. Foco na culinária

Masterchef Brasil, 9 curiosidades

O programa já deixou de apresentar alguns detalhes sobre a vida dos participantes do Masterchef Brasil para não prejudicar o foco do reality: talento e técnicas culinárias. Um bom exemplo disso foi Estefano Zaquini, participante dos Masterchef Brasil 2014.

Ele vivia na favela no Jardim Cristiane, em Santo André; e a a produção preferiu não mostrar sua casa ou sua situação financeira. A intenção, como justificaram os responsáveis pelo reality, era não desviar a atenção da torcida e fazer com que ela e os jurados focassem apenas no conhecimento e na capacidade do participante.

Continua após a publicidade

8. Resultado registrado em cartório

Masterchef Brasil, 9 curiosidades

Outra curiosidade interessante sobre o Masterchef Brasil é que o reality é gravado com muita antecedência. E, embora o resultado final seja gravado ao vivo, os jurados já sabem que vai levar o troféu da edição muito antes.

Para evitar que eles mudem de opinião, eles registram o nome do vencedor em cartório, assim que decidem. Ou seja, o resultado final é oficializado muito antes.

9. O batom de Ana Paula

Masterchef Brasil, 9 curiosidades

A apresentadora Ana Paula Padrão, visivelmente, fica nervosa com as provas e com o desempenho dos participantes. Uma prova de que o nervosismo é real é que ela precisa retocar os batom várias vezes durante as gravações.

Isso porque ela tem o tique nervoso de apertar os lábios durante os momentos de tensão. Essa mania acaba prejudicando a maquiagem.

Continua após a publicidade

E então, você já conhecia essas curiosidades sobre os bastidores do Masterchef Brasil? Conhece mais algum fato curioso para incluirmos em nossa lista? Comente!

E, falando em reality shows famosos, você pode se interessar também por esse outro post: Quem são os ganhadores do BBB até hoje e como eles estão atualmente.

Fontes: Vix, Tri Curioso

Imagens: Vix, Twitter, Portal Americana, Metro Jornal, M de Mulher, Band, Uol, M de Mulher,

Próxima página »

Escolhidas para você