Curiosidades

Yuzu – Quais as utilidades do limão japonês, preço e produção

Sendo de origem chinesa, o yuzu, ou limão japonês se popularizou no Japão, e encanta chefs por todo o mundo com seu aroma único.

Yuzu é um fruto tipicamente asiático que vem encantando chefs por todo o mundo, assim como no Brasil. Assim, por mais que ele seja de origem chinesa, essa espécie de tangerina com limão se popularizou no Japão, sendo ele o seu principal produtor.

Desta forma o fruto é muito conhecido como limão japonês, assim como possui em sua casca uma alta concentração de aromas. Que por consequência o transformou em um ingrediente muito procurado e disputado por chefes, principalmente na culinária japonesa.

Assim o yuzu perfuma pratos, além de que também pode ser usado na produção de cosméticos. Porém a sua produção é baixa, pois ele é um fruto ainda muito raro, e temido no comércio, por não ser tão popular. Desta forma os seus custos são altos, porque normalmente são importados, ou é cultivado em baixa escala.

Yuzu - o limão japonês que encanta chefs com seu aroma único
Great British Chefs

Baixa produção e alto custo

Por ser um fruto ainda “desconhecido”, a sua produção não é grande, assim possuindo um alto custo de investimento para os amantes do seu aroma único. Até porque o período desde o plantio até o surgimento de frutos do yuzu pode levar até 18 anos. Sendo suas mudar muito raras, assim como difíceis de serem encontradas.

Yuzu - o limão japonês que encanta chefs com seu aroma único
Escola Educação

Contudo existem até alguns produtores locais, no Brasil, que viram potencial no yuzu, mesmo sendo produzido em baixa escala. E um desses produtores é o senhor Hiromoto, que ganhou mudas da fruta do seu cunhado. E após cerca de 4 anos do seu plantio elas já lhe deram cerca de 400 limões japoneses, que ele venda a cerca de R$ 5 reais a unidade.

Outra produtora é a cozinheira e alquimista, Marisa Ono, que possui um único pé de yuzu muito disputado. Assim ele comercializa seu fruto a cerca de R$ 3 reais a unidade. Além de que a maioria dessas pequenas produções são normalmente comercializadas para apenas um comprador.

Plantação no interior de São Paulo

Yuzu - o limão japonês que encanta chefs com seu aroma único
Blog Frizzo

Existe também uma pequena plantação do fruto no interior de São Paulo, com cerca de 40 mudas. Porém o seu produtor, o senhor Teruo Masuda, que mal fala português não se lembra exatamente quando plantou as mudas do fruto. Sendo que a sua espécie de yuzu é resultado do enxertamento em pés de limão-cravo.

Contudo o que tornou o senhhor Masuda popular não foi exatamente a sua produção de limões-japoneses. Mas sim a da sua pasta da casta do yuzu com sal, que ele passou a comercializar na Liberdade, pela Adega do Sakê. O que tornou o seu produto muito popular, assim usado em vários restaurantes japoneses brasileiros, principalmente em pratos de frutos do mar.

Prefeitura de Kochi é a principal produtora do fruto

Yuzu - o limão japonês que encanta chefs com seu aroma único
A Louca dos Perfumes

Como dito antes, por mais que o yuzu seja um fruto de origem chinesa, ele se tornou muito popular na culinária japonesa, assim apelidado de limão-japonês. Desta forma o seu maior e principal produtor é a Prefeitura de Kochi, sendo sua produção equivalente a cerca de 50% da produção total do país.

Além de que o suco produzido em Kochi também é conhecido como o mais aromático e saboroso do Japão. Isso é porque suas árvores são puras, assim como a região é quente e úmida, por estar localizada na costa. Condições essas favoráveis para o crescimento do limão.

Utilidade do yuzu

O fruto yuzu se tornou muito famoso na culinária japonesa, assim indo bem em pratos com frutos do mar. Além de produzir um delicioso suco, bem aromatizado e cítrico. Contudo, essas não são as únicas utilidades do limão, podendo ser usado de várias formas. Sendo eles em:

Pratos com o yuzu

Yuzu - o limão japonês que encanta chefs com seu aroma único
Zendai

O principal, em pratos típicos japoneses. A exemplo temos o molho de missô e saquê que acompanha peixes, ou em sushis, equilibrando assim a gordura da barriga do buri. Assim como em sobremesas como a tartelette de yuzu com merengue ou o sorbetto. Pratos esses disponíveis no restaurante Aizomê, em São Paulo.

Vinagre de Yuzu

Yuzu - o limão japonês que encanta chefs com seu aroma único
Coisas do Japão

Durante o período Heian, o fruto era cultivado para a produção de vinagre. Sendo ele ótimo para a aumentar a energia física bem como manter uma boa saúde. Além de que o seu nome cientifico, citrus junos, se deriva do nome japonês “yu no su”, que significa “vinagre yuzu”.

Yuzu em banhos

Yuzu - o limão japonês que encanta chefs com seu aroma único
Site do Oriente

No Japão é muito comum a utilização do yuzu em banhos terapêuticos, também chamados de yuzuyu ou yuzuburo, durante o festival anual de solstício de inverno. Além de que o banho como a fruta suaviza a pele assim como ajuda a preveni resfriados. Por isso ele é bastante usado em loções, sabonetes e sais de banho.

Benefícios medicinais

Yuzu - o limão japonês que encanta chefs com seu aroma único
Uncovering Japan

O limão-japonês não possui apenas um aroma marcante, mas também oferece vários benefícios a saúde. Assim o fruto possui três vezes mais vitamina C do que os limões comuns, assim como muitas fibras. Desta forma ela ajuda a diminuir a absorção da glicose além de reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

E você, já conhecia essa fruta rara de sabores únicos?

E se gostou do nosso post confira também: Sobá – O que é, origem, 9 receitas da iguaria japonesa para fazer em casa

Fontes: Coisas do Japão e Estadão 

Imagem destacada: Pão de Açúcar

Próxima página »

Escolhidas para você