Médicos retiram 27 lentes de contato dos olhos de paciente

Se você já usou lentes de contato, já deve ter percebido que, depois de um tempo, as lentes passam a incomodar e é meio difícil esquecer que elas estão. A sensação de incômodo é ainda maior quando elas ressecam e dá aquela impressão de que tem um caixa de areia nos olhos, não é mesmo?

Mas, ao que tudo indica, lentes de contato não incomodam todo mundo. Nesse caso extraordinário, que aconteceu no Reino Unido, por exemplo, uma mulher de 67 anos tinha 27 lentes nos olhos sem nem perceber!

A descoberta de todas essas lentes de contato nos olhos da britânica só aconteceu por causa de uma cirurgia de remoção de catarata. Aliás, os médicos só perceberam que havia algo errado com a paciente no momento da operação, quando o anestesista percebeu uma “massa azulada” nos olhos da mulher.

Conforme a publicação científica British Medical Journal (BMJ), o caso ocorreu em novembro de 2016, mas só foi revelado agora, durante um artigo.

Lentes de contato grudadas

De acordo com os médicos da britânica, que não teve o nome revelado, foram removidas 17 lentes de contato grudadas umas às outras.

As outras 10 estavam tão coladas aos olhos que foi preciso a ajuda de um microscópio na remoção, já que qualquer movimento brusco poderia comprometer permanentemente a visão da paciente.

Um “leve” esquecimento

Embora o fato em si já seja surpreendente, os médicos ficaram ainda mais surpresos em saber que a britânica não sentia qualquer incômodo nos olhos. Conforme a mulher, ela julgava que os pequenos desconfortos que percebia de vez em quando era devido à idade.

O acúmulo de lentes de contato aconteceu porque, durante os 35 anos de uso, a mulher, “às vezes” não se lembrava, no final do dia, se havia ou não retirado suas lentes.

O problema, segundo a publicação, não foi percebido antes porque a paciente também não tinha o costume de consultar oftalmologistas. Chocante, não?

Agora, se você ainda não entendeu porque deixar lentes de contato nos olhos por tanto tempo é tão problemático, você deveria ler também: O que realmente acontece se você dormir com lente de contato?

Fonte: Veja, O Globo