Certamente, fazer uma lista com os melhores jogos de PlayStation 1 é um verdadeiro desafio. Foi nessa geração que grandes franquias deram seu primeiro passo. Também foi nesse período que se estabeleceram como sucesso.
Tanto é, inclusive, que vários deles ainda ganham sequências ou mesmo remakes hoje em dia. Com um catálogo tão marcante e extenso, é natural que alguns jogos do saudoso Playstation 1 fiquem de fora.
Sendo assim, aqui estão os nomes de mais destaque do console que marcou o fim da década de 90, os 10 melhores jogos de PlayStation 1.
Confira os 10 melhores jogos de PlayStation 1
Metal Gear Solid
Metal Gear Solid foi o jogo responsável por definir o conceito de jogos “stealth” no vídeo game moderno. Criado por Hideo Kojima, o jogo é uma sequência de obras que não foram tão marcantes assim.
Primeiramente, na história, Solid Snake é um agente de infiltração com várias ferramentas e técnicas que exigem que o jogador abuse de tática e estratégia. Desde então, a série ganhou várias sequências e ajudou a consolidar o nome de Kojima como um dos destaques da indústria.
Acima de tudo, ele fez história, ou não estaria entre os melhores jogos de PlayStation 1.
Castlevania: Symphony of the Night
A série Castlevania também não começou no PlayStation. No lançamento de Symphony of the Night, inclusive, ela já existia há mais de uma década. Apesar disso, o jogo foi o momento definitivo da saga. Sua importância foi tamanhã, que o jogo é um dos responsáveis pelo nome do gênero Metroidvania, popular ainda hoje. Symphony of the Night se destacou por escolhas ousadas, incluindo um final falso antes da metade do jogo.
Resident Evil 2
Ainda que o primeiro Resident Evil tenha sido responsável por criar o gênero Survival Horror, foi a sequência que aperfeiçoou a fórmula. RE 2 continua a história do jogo original, enquanto os zumbis da Corporação Umbrella acabam se espalhando para Raccoon City.
Assim como o primeiro jogo, este também traz dois protagonistas em desafios que envolvem quebra-cabeças, exploração, recursos limitados e uma dose de horror.
Tomb Raider II
O Tomb Raider original foi um dos pilares que definiram o gênero de ação-aventura em 3D. Tomb Raider II, entretanto, foi o responsável por fazer a protagonista Lara Croft brilhar.
Diferente dos mascotes cartunescos típicos dos games, a exploradora certamente se consolidou como um dos ícones dos games. Nessa sequência, Tomb Raider expande elementos de exploração, combate e plataforma do jogo original. Ao mesmo tempo, melhora controles, jogabilidade e amplia o cenário de forma surpreendente.
Tekken 3
Não dá pra deixar um dos maiores clássicos de luta de fora da lista. Graças aos gráficos inovadores para a época e um vasto grupo de personagens. Se Street Fighter II entrou para a história por definir os jogos de luta em 2D, Tekken 3 fez o mesmo para o 3D. O jogo permitia uma movimentação inovadora, mesmo em comparação com os jogos que já utilizavam a tecnologia, abrindo um novo horizonte de estratégias para o combate.
Crash Bandicoot
Logo após o lançamento, Crash Bandicoot rapidamente se garantiu como um jovem clássico. Isso porque o jogo trazia um mascote carismático num ambiente de plataforma 3D icônico. Na época, foi exaltado pelo visual cartunesco superior a tudo que já tinha sido publicado até então. Não é à toa que, ainda hoje, Crash é lembrado como um dos personagens mais marcantes dos games, como também da cultura pop.
Gran Turismo 2
Gran Turismo 2 não inventou o gênero de corridas nos games, algo que já existia há anos. Porém, a forma como o jogo fez isso com gráficos tão próximos do real (para o que era possível na época, é claro), surpreendeu a todos. Além de gráficos incríveis, o jogo manteve jogabilidade e física do GT1, com mais de 600 carros reais e um vasto sistema de customização.
Final Fantasy VII
Certamente, Final Fantasy VII é o nome mais popular e mais marcante de toda a franquia de RPG japonês. O jogo, inclusive, ganhou um remake lançado em 2020, provando sua importância. Por abandonar os gráficos 2D, típicos da franquia, e inovar com o 3D, Final Fantasy chegou a lugares antes inalcançados com FF7. Na história, Cloud e seu grupo precisa combater a Corporação Shina. Ainda que o visual tenha envelhecido mal, o jogo ainda é lembrado por trazer alguns dos momentos mais marcantes da história dos games.
Medal of Honor
Muito antes de Call of Duty trazer ao mundo um jogo de tiro em primeira pessoa na Segunda Guerra Mundial, Medal of Honor deixou sua marca. A história do jogo foi desenvolvida por Steven Spielberg, ao lado dos mesmos militares que colaboraram com Resgate do Soldado Ryan. Enquanto a maior parte dos jogos anteriores focavam em conflitos contra demônios e aliens, Medal of Honor trouxe maturidade e realidade para o gênero.
Tony Hawk’s Pro Skater 2
Por fim, o primeiro jogo de Tony Hawk foi um verdadeiro sucesso em seu lançamento. Mas foi a sequência que deixou a marca da franquia na história. Isso porque trazia uma jogabilidade arcade com importantes inovações. Objetivos específicos por cenários e coletáveis deixavam o jogo ainda mais rico que o original. Para completar, a trilha sonora é uma das mais históricas dos games.
Fontes: IGN
Imagem de destaque: Jalantikus