Curiosidades

Menores países do mundo – Conheça 15 vencedores dessa lista

Em primeiro lugar no Ranking dos menores países do mundo, o Vaticano tem menos de um 1 Km². Fundado em 1929, está inserido em Roma.

Por Beatriz Brandão

Primeiramente, eles são pequenos em território, mas são grandes em história, natureza, cultura e beleza. Ademais, vale a pena saber quais são os 15 menores países do mundo!

Bom, a gente já te contou quais são os 15 maiores países do mundo, e por isso, não podíamos deixar de lado os 15 menores. Certamente, eles possuem diversas características interessantes, que vão te surpreender!

Desde curiosidades históricas a paisagens que deixam a gente de queixo caído, esses 15 nomes vão fazer você querer conhecer mais sobre cada um deles.

Conheça quais são os 15 menores países do mundo!

1. Vaticano

Em primeiro lugar o Ranking, o Vaticano tem menos de um 1 Km². Em suma, o país que está inserido dentro de Roma foi fundado em 1929.  Assim como, ele possui 0,44 Km² e uma população de apenas 1000 habitantes (2017). Sobretudo, ele se destaca por ser um grande símbolo da Igreja católica, não é atoa que o Papa mora lá.

Vaticano
Rumo da Fé

Do mesmo modo, possui uma arquitetura extraordinária, e uma cultura artística muito forte. Ao passo que, lá estão localizadas a praça e a Basílica de São Pedro. Além da famosa Capela Sistina, a qual possui o teto pintado por ninguém menos que Michelangelo.

2. Mônaco

Logo em seguida, o Principado de Mônaco é a representação do luxo. Nesse sentido, o país de aproximadamente dois quilômetros se localiza no sul da França, e não é nada acessível financeiramente. Visto que, ele é repleto de mansões, hotéis de luxo, carros importados e iates. Além de possuir lindas paisagens e ótimos restaurantes, lá acontece o Grande Prêmio da Fórmula 1, quem não gostaria de conhecer esse lugar?

Os 15 menores países do mundo: vale conhecer!
Catraca Livre

3. Nauru

Com uma área de aproximadamente 21km², o terceiro lugar na lista de menores países do mundo, fica localizado na Oceania e conta com uma população de 13 mil habitantes. Posto que, esse cenário natural pode chamar atenção pelos seus pontos de mergulho. Além disso, a moeda que é utilizada lá é o dólar australiano.

Os 15 menores países do mundo: vale conhecer!
MDig

4. Tuvalu

Em quarto lugar da lista de menores países do mundo, formado por um grupo de nove ilhas, Tuvalu possui uma área de quase 26 Km². Em síntese, fica localizado entre a Austrália e o Havaí, e o que chama a atenção desse país é a sua extraordinária natureza. Com praias paradisíacas e um  mar de águas cristalinas.

Os 15 menores países do mundo: vale conhecer!
The Atlantic

5. San Marino

Da mesma forma, ocupando o quinto lugar dessa lista, com um território de 60,5 Km², San Marino localiza-se perto da Itália. Em suma, o que se destaca nele são suas paisagens naturais, cercado por montanhas, e também suas construções históricas, é conhecido pela sua antiga cidade medieval.

Os 15 menores países do mundo: vale conhecer!
Catraca Livre

6. Liechtenstein

O Principado de Liechtenstein é localizado entre a Suíça e Áustria, possui uma extensão de 160 Km², a língua oficial é alemã e sua população atual é cerca de 40 mil habitantes. Outrossim, ele é um dos países mais ricos do mundo e é reconhecido por seus castelos e por suas paisagens exuberantes.

Os 15 menores países do mundo: vale conhecer!
Agoda

7. Ilhas Marshall

Em sétimo, as Ilhas Marshall são um baú de ouro pra quem gosta de natureza e paisagens históricas. A principio, é localizada na Oceania e com um território de 181 Km², ela foi utilizada nos anos 60 e 70 para os testes nucleares norte americanos.

Os 15 menores países do mundo: vale conhecer!
Sven’s Travel Venues

Mas não se preocupe, toda a radioatividade de lá já foi embora. Sabe o que restou? Um visual incrível pra quem gosta de fazer trilhas e mergulhar. Afinal, lá possui ilhas vulcânicas e navios naufragados da Segunda Guerra Mundial, além de uma população marinha surpreendente.

8. São Cristóvão e Névis

Primeiramente, é localizado na América Central com 269 Km² de extensão, São Cristóvão e Névis é composto por duas Ilhas. A saber, é caracterizado pela presença de lindas praias e uma vegetação intensa, o país atrai turistas que gostam do clima quente.

Os 15 menores países do mundo: vale conhecer!
Booking.com

9. Maldivas

Em primeiro lugar, as Maldivas são compostas por mais de 1200 ilhas, contemplando uma área de 298 Km². Atualmente, é um dos destinos mais cobiçados do mundo. Além disso, o visual paradisíaco pode ser tido como um pedaço de céu na terra, e faz com que os turistas sonhem em visitar.

Os 15 menores países do mundo: vale conhecer!
Melhores Destinos

10. Malta

Precipuamente, com 316 Km², Malta fica localizada no Mediterrâneo entre a Itália e continente africano. O seu ponto forte também são as praias. Além do que, o país também possui muitas construções históricas que dão um charme a mais para o lugar.

Os 15 menores países do mundo: vale conhecer!
CI

11. Granada

Em suma, Granada fica localizada no Caribe e possui 344 Km² de extensão. Além disso, possui uma população com cerca de 100 mil habitantes e um clima tropical. Possui origem vulcânica, floresta tropical e um relevo montanhoso.

Os 15 menores países do mundo: vale conhecer!
Barcelo.com

12. São Vicente e Granadinas

Em décimo segundo lugar, São Vicente e Granadinas é um país de 388 Km². Também localizado no caribe, além de possuir as mesmas características naturais de Granada. Sabe-se, que seu visual impressiona e atrai bastante gente.

Os 15 menores países do mundo: vale conhecer!
Pinterest

13. Barbados

Mais um país caribenho, Barbados tem uma área de 430 Km². Além de ser mais um país de natureza impressionante, uma curiosidade inusitada é que a Rihanna nasceu lá. Logo, temos uma ótima impressão da sua população, que é de aproximadamente 300 mil pessoas.

Os 15 menores países do mundo: vale conhecer!
Jornal Diário do Aço

14. Antígua e Barbuda

Achou que a nossa lista com países do Caribe já tinha acabado? Claro que não, Antígua e Barbuda é um país independente, que localiza-se entre o mar do Caribe e o Atlântico. Bem como, conta com uma área de 440 Km².

Os 15 menores países do mundo: vale conhecer!
Pax Nouvelles

15. Andorra (453 Km²)

Por fim, Andorra é o décimo quinto menor país do mundo. Com 453 Km², o país europeu fica localizado entre a França e a Espanha, e conta com uma população de quase 80  mil habitantes. De tal sorte, que o país é um charme, clássico estilo europeu que encanta todos que tem a oportunidade de conhecer.

Os 15 menores países do mundo: vale conhecer!
Medium

Como resultado, esses foram os 15 menores países do mundo, eai gostou? Sim? Então dá uma olhada em Maiores países do mundo – Conheça os 15 primeiros. 

Imagem Destaque: Wallpaper Abyss – Alpha Coders 

Fonte:  Terra, SoGeografia, MundoEducação.

Próxima página »

Escolhidas para você