Mensagem na garrafa mais antiga do mundo é encontrada na Alemanha

Se, hoje em dia, a comunicação à distância é algo quase instantâneo devido à internet e recursos como o WhatsApp (clique), houve um tempo em que as coisas eram muito diferentes. A não ser que alguém se deslocasse de um lugar para o outro era possível se comunicar em determinada época da história humana. Mas, nem por isso o homem deixava de tentar manter contato com pessoas de outros lugares, por meio das lendárias mensagens na garrafa, por exemplo.

Claro que esse método um tanto romântico de se comunicar existe de forma mais viva na ficção e na idealização que todo muito faz do passado. Mas, algumas vezes, ao longo dos séculos, as pessoas realmente tentaram enviar mensagens na garrafa, que flutuavam à deriva por mares e oceanos até ser encontrada por alguém ou ser jogada na areia de alguma praia.

E, embora seja um tanto improvável que uma mensagem na garrafa seja encontrada hoje em dia, um casal de aposentados na Alemanha, há alguns dias, virou notícia por encontrar a mensagem na garrafa mais antiga do mundo, que já estava há 108 anos à deriva. Segundo relatos do casal à imprensa, eles caminhavam pela ilha de Amrum quando encontraram o objeto flutuando no mar, bem próximo à areia.

2

Dona Marianne  e Horst Winkler, maravilhados com a descoberta, tentaram abrir a garrafa sem danificá-la, mas o esforço foi em vão. Para saber o que dizia a mensagem na garrafa mais antiga do mundo eles precisaram seguir à instrução visível pelo vidro: quebre a garrafa.

O que era a mensagem na garrafa?

De acordo com o casal Winkler, a mensagem na garrafa estava escrita em inglês, alemão e holandês, e pedia a quem a encontrasse que preenchesse o cartão, com os detalhes de quando a garrafa havia sido descoberta. A instrução da mensagem na garrafa ainda dizia para que tudo fosse enviado à Associação de Biologia Marinha de Plymouth, na Inglaterra.

Ao ser recebida pela Associação, a mensagem na garrafa foi reconhecida como uma das 1020 unidades liberadas no mar britânico entre os anos de 1904 e 1906. Esse era um experimento para testar a força das correntezas e muitas garrafas foram enviadas de volta à suas origens logo nos primeiros meses depois do início do estudo. De acordo com os responsáveis pelo centro de estudos, ainda há outras garrafas que não foram recuperadas.

1

Com relação ao casal alemão que encontrou a mensagem na garrafa, a intenção agora é fazer a descoberta ser reconhecida pelo Guinness. Eles querem ser reconhecidos pelo recorde da mensagem na garrafa mais antiga do mundo já encontrada. Hoje em dia, a atual recordista nesse quesito se trata de uma mensagem na garrafa de 99 anos.