Em primeiro lugar, o miado de gato é uma das formas de expressão dos gatos para com os humanos. Apesar de se expressarem menos que os cães, os felinos possuem sua maneira própria de comunicação.
Segundo alguns cientistas, o miado de gato pode ter até 70 formas diferentes. Isso porque, cada miado seria a reação do bichano à situação que está acontecendo. Além de pedir comida ou água, a vocalização pode significar medo, raiva ou até sinalizar para outros felinos que está no cio.
É importante compreender por que o gato mia. De modo geral, cientistas resumem que os bichanos miam como forma de comunicação. Mesmo que seja calado, o gatinho vai expressar, por meio da vocalização, quando algo o está incomodando. No entanto, o miado de gato pode ser também uma forma de mostrar seu afeto pelo dono.
Motivos de miado de gato
Para interpretar e saber o que o seu gatinho quer, em primeiro lugar, é preciso entender os motivos que o levam a miar.
Fome
Essa é uma das causas mais comuns do miado de gato. Desse modo, se estiver com fome, é provável que o felino emita sons altos e agudos, porém curtos.
Stress
Se o seu gato passar muito tempo sozinho ou ficar em estado tensão, como por exemplo ao tomar banho, ele também pode miar.
Boas vindas
Mas, os gatos não miam somente quando estão bravos. Isso porque, o miado de gato pode indicar que o felino está feliz em rever o dono, nesses casos, o som é curto e tranquilo.
Cio
Além disso, as gatas costumam miar mais quando estão no cio. Isso porque, nesses casos, o miado é uma sinalização para outros felinos e se assemelha a um grito.
Atenção
Se modo geral, o miado também pode indicar que seu gato quer sua atenção. Nesse caso, a vocalização pode vir acompanhada de movimentos do gato esfregando em seu dono.
Dor
Nesse caso, o miado é alto, demorado e repetitivo. Desse modo, percebendo esses sinais, é importante procurar um veterinário.
Calor
O miado do seu gato também pode indicar que ele está desconfortável com o calor.
Porta fechada
Se você tem um felino, com certeza, já reparou que ele se incomoda quando é provado de entrar em um ambiente. Por isso, eles se incomodam e acabam miando.
Medo
Assim como todo animal, os bichanos também sentem medo. Desse modo, miar pode expressar que algo está assustando o bichinho.
Velhice
De modo geral, os gatos podem passar a vocalizar mais com a chegada da idade. Isso porque, alguma função cognitiva do organismo pode estar em desacordo, sendo importante procurar um veterinário.
Miado excessivo
As situações descritas acima, independente do motivo, caracterizam-se por miados pontuais. No entanto, pode haver algumas situações que levem o gato a vocalizar excessiva e constantemente. Desse modo, é preciso ter atenção aos sinais, pois esse tipo de vocalização é diferente das demais.
Segundo veterinários, o miado excessivo pode ocorrer quando o animal está incomodado com uma situação persistente. Em muitas vezes, no entanto, os donos não identificam a situação e o bichano continua miando. Nessas situações, de acordo com os profissionais, é preciso fazer uma lista e conferir possíveis fatores incômodos. Algumas coisas podem ser feitas caso o miado persista por muito tempo:
- Ofereça comida adequada para a idade e o peso do animal;
- Crie um ambiente estimulante com o qual o bichano possa interagir;
- Leve ao veterinário periodicamente;
- Tire um tempo do seu dia para dar atenção ao seu pet.
Como interpretar o miado
Curto e agudo
Primeiramente, caso se trate de um miado com essas características quer dizer que seu gato está te cumprimentando. Sobretudo, caso você tenha passado muito tempo longe do bichano. Sendo assim, trata-se de um gesto de felicidade e afeto.
Tom médio
Por outro lado, se o tom for médio, há duas possíveis explicações. Em primeiro lugar, se o som for mais curto, pode indicar que o felino está com fome. Em segundo lugar, se a vocalização for mais intensa, ele pode estar agoniado com a falta de água ou caixinha de areia suja.
Longos e graves
Estes sons, por sua vez, representam uma reclamação. Caso essa vocalização venha associada com uma postura corporal mais agressiva, significa que o felino não está para brincadeira.
Longo e agudo
Nesses casos, o miado pode estar acompanhado por rosando e, portanto, significa que o gato está bravo. Além disso, nesses momentos de tensão, o felino pode emitir grunhidos ou mesmo dar patadas em quem o estiver incomodando.
Outros sinais
Além do miado, é importante atentar-se para outros sinais corporais emitidos pelo seu felino. Isso porque, cauda, orelhas e a postura podem dizer muito sobre como o bichinho está se sentindo.
Postura
- Deitado: preguiça, relaxamento;
- Sentado com o corpo rígido: tranquilo, feliz;
- Sentado com a cabeça baixa: ansioso, atento a algo;
- Patas rígidas e costas encurvadas: medo;
- Corpo todo esticado e rígido: bravo.
Orelhas
- Relaxadas: relaxado, vai amar receber carinho;
- Eriçadas: atento;
- Na diagonal: estresse e cansaço.
Cauda
- Relaxada: tranquilo;
- Levantada e relaxada: amigável;
- Levantada e eriçada: atenção, ansiedade;
- Abaixada: preocupação.
Saiba tudo sobre o Mundo Animal, lendo também essa matéria: Lobo-guará – Características, hábitos e risco de extinção do animal
Fonte: Canal do Pet, Petz, Blog Petz, Patas da Casa
Imagens: Canal do Pet, Petz,