Mundo Animal

Minhocas – Como vivem e qual sua importância para a natureza

As minhocas podem ser encontradas em praticamente todas as regiões do mundo e são fundamentais para a manutenção da vida na Terra

Por P.H Mota

As minhocas são animais classificados como anelídeos, pertencentes à classe Oligoqueta, de ordem Haplotaxida.

Existem variadas espécies do animal espalhadas por praticamente todo o mundo, exceto em lugares de clima extremo, como ambientes desérticos ou frios demais. Seu principal habitat são vegetações, como pastagens naturais e florestas.

Elas são extremamente importantes para a manutenção do ciclo da vida. Isso porque ajudam na fragmentação da matéria orgânica dos solos, o que promove o enriquecimento do mesmo e facilita a decomposição por micro-organismos.

Características

Minhocas - como vivem e qual sua importância para a natureza
BioDiversity4All

As minhocas podem ser encontradas em tamanhos muito variados. Em média, podem ter de alguns milímetros até metros de comprimento. Algumas espécies, por exemplo, podem chegar em até 7 metros de comprimento.

Elas podem viver em populações que se resumem em poucas criaturas por metro quadrado, apesar disso, em alguns casos, podem haver milhares no mesmo espaço. Isso porque sua presença depende de vários fatores, assim como pH do solo, umidade e temperatura. Entretanto, o fator determinante é a quantidade de matéria orgânica presente no local.

As diferentes espécies de minhocas podem viver logo abaixo da superfície do solo, ou em partes mais profundas, onde fazem tocas permanentes. Apesar de se alimentarem principalmente de matéria orgânica, também podem consumir matéria inorgânica, que acaba se misturando no solo.

Vida

Minhocas - como vivem e qual sua importância para a natureza
BioDiversity4All

Não se sabe quantas espécies de minhocas existem atualmente no mundo, mas estima-se que elas estão em cerca de 8 mil. De todas essas, existem informações detalhadas apenas sobre cerca de 39 delas.

Em média, uma minhoca pode viver de 10 a 12 ano. Por outro lado, esse dado muda muito quando analisamos espécies vivendo em ambientes selvagens. Isso porque a grande variedade de predadores faz com que elas não vivam por muito mais que duas estações do ano, ou cerca de seis meses.

Para se reproduzir, contam com um ritual de acasalamento, mas algumas espécies fazem partogênese. Esse tipo de reprodução não possui necessidade de acasalamento e garante que as espécies consigam se espalhar para novos ambientes com mais facilidade.

Ainda que a participação de todas as minhocas sejam importantes para formação do solo, cada espécie faz isso de uma forma. Algumas, por exemplo, atuam somente em camadas da superfície, enquanto outros penetram em regiões muito mais profundas.

Minhocas e o solo

Minhocas - como vivem e qual sua importância para a natureza
BioDiversity4All

As minhocas participam da formação do solo por meio de sua digestão. Elas se alimentam da matéria orgânica da terra e criam a fragmentação dela, que se mistura com os minerais. Além disso, elas promovem a atividade de micróbios, que ajudam a estabilizar essa mesma matéria orgânica.

Sem a atuação desses animais se alimentando e se movimentando no solo, os nutrientes das matérias mortas seriam perdidos e não seriam reaproveitados. Ou seja, o ciclo da vida não poderia ser mantido e a morte de cada criatura significaria, de fato, o fim de toda a vida.

Algumas espécies de minhoca são capazes de movimentar até 250 toneladas de hectares de solo. Assim, é possível garantir a homogeneidade, a porosidade e a disponibilidade de ar do solo. Além disso, os buracos criados pelas criaturas também promovem a penetração de água, garantindo a umidade.

Espécies populares

Minhocas - como vivem e qual sua importância para a natureza
BioDiversity4All

Existem milhares de espécies estimadas ao redor do mundo. Dentre as espécies mais conhecidas comercialmente para enriquecimento de solo, é possível destacar algumas:

  • Eisenia foetida: é popularmente conhecida como minhoca dos montes de esterco;
  • Lumbricus rubellus: está espécie também é chamada de minhoca vermelha da Califórnia, ou minhoca de resíduos orgânicos ou minhoca vermelha da Califórnia;
  • Eudrilus eugeniae: popularmente chamada de minhoca gigante africana.

Fontes: E-cycle, Brasil Escola, Biologia Net, Cola da Web

Imagens: BioDiversity4All

Próxima página »

Escolhidas para você