Ciência & Tecnologia

MMORPG, o que é? Como funciona e principais jogos

Os jogos de MMORPG se caracterizam, principalmente, pela participação de grupos e equipes e pelas interatividade dentro do game.

Atualizado em 13/09/2020

A princípio, essa sigla grande assusta. No entanto, MMORPG é um tipo de jogo bastante popular, e significa Massive Multiplayer Online Role Playing Game. Para entender, primeiro você precisa ter em mente o que é RPG (entenda clicando no link).

Resumidamente, o MMORPG se conceitua como um tipo de videogame de role playing, ou seja, em que se atua como um personagem do game. Contudo, ele se diferencia dos demais tipos de RPG, pois é jogado online e com diversos jogadores ao mesmo tempo, todos reunidos ao redor dos objetivos do jogo.

Inicialmente, esse termo surgiu em 1997 e foi usado por Richard Garriott, o criador de um dos maiores jogos do gênero até hoje, o Ultima Online. Enquanto no RPG tradicional os jogadores assumem o papel de um personagem, no MMORPG eles controlam os avatares, bem como as interações com outros jogadores. Assim, pessoas de mundo todo podem participar do mesmo jogo, ao mesmo tempo, e interagir.

Além das interações simultâneas, os jogos de MMORPG exigem atualização constante por parte de seus produtores. Isso porque, o jogo é sempre ativo. Além disso, boa parte deles exige uma taxa de manutenção dos jogadores, bem como taxas para realizar ações específicas dentro do game.

Como funciona o MMORPG

Fonte: Tecmundo

De modo geral, os jogos de MMORPG funcionam a partir da criação de um personagem que vai ser capaz de desvendar o universo. Comumente, ao longo de sua trajetória, o personagem vai acumulando itens, bem como se tornando mais poderoso, forte ou mágico quanto mais joga.

Desse modo, há ações que precisam ser cumpridas ao longo do jogo, são as chamadas quests. Durante estas, o protagonista tem a chance de aprimorar atributos como: força, habilidade, velocidade, poder mágico e diversos outros aspectos. No geral, esses itens são os mesmos independente dos jogos.

Além disso, os jogos de MMORPG demandam muito tempo e trabalho em equipe. Mas, o esforço é recompensado, uma vez que, quanto mais se joga, mais o personagem obtêm poder, riquezas e prestígio dentro do jogo. Há também uma série de batalhas, sendo que em alguns games, grupos de jogadores podem se enfrentar ou enfrentar os NPC, sigla para non-player characters (personagens que não são comandados por alguém, e sim pelo próprio jogo).

Desafio dos jogos

Fonte: TechTudo

Apesar de muitas quests, há jogadores que jogam apenas por diversão e não se preocupam em cumprir as tarefas. A fim de resolver o impasse com esses jogadores, os desenvolvedores de MMORPG precisaram se reinventar. Sendo assim, em muitos games, para evoluir e conseguir executar tarefas diferente é preciso, primeiramente, cumprir alguns requisitos como, por exemplo, matar monstros ou enfrentar inimigos.

De modo geral, quando dois jogadores online vão duelar, é preciso que os dois concordem em colocar seus personagens em batalha. O nome desse enfrentamento é PvP, que significa Player versus Player.

Mas, na hora da batalha, não adianta só ser bom de briga. Isso porque, no MMORPG, os jogadores escolhem as características de seus personagens e a construção dos mesmos vai influenciar em suas habilidades ao longo das partidas. À medida em que avançam no game, esses personagens vão evoluindo e ganhando outros poderes, riquezas e itens.

Contudo, essa ascensão tem limite, ou seja, há um nível máximo que os personagens podem atingir. Por isso, para que as pessoas continuem jogando mesmo após atingir tal patamar, os desenvolvedores de jogos criam extensões. Sendo assim, há novas regiões a serem exploradas e novas quests a serem cumpridas. Mas, para isso, precisa pagar.

Os 7 melhores jogos de MMORPG

1- Final Fantasy XIV

 

Para começar, um dos jogos de MMORPG mais tradicionais do gênero, que já conquistou jogadores no mundo todo. Em sua versão mais recente, o game exige um investimento financeiro para ser aproveitado em sua totalidade. Mas, o dinheiro gasto vale a pena, já que a atualização acontece sempre e de modo muito bom.

Um dos fatores mais atrativos neste jogo é, certamente, o sistema de cooperação entre os jogadores e a possibilidade de desenvolver papéis interagindo com pessoas de todo o mundo. Além disso, há cenários incríveis e muito bem feitos a serem explorados.

2-The Elder Scrolls Online

O grande atrativo deste jogo, certamente, são as batalhas. De modo geral, no MMORPG há diversas classes a serem desenvolvidas de acordo com as preferências do jogador. Contudo, aqui as batalhas entre raças diferentes atingem um outro nível, sendo possível desenvolver muitas habilidades e personalizar os avatares em muitos aspectos.

3- World of Warcraft

Já esse MMORPG é ideal para quem ama fantasia. Apesar de haver vários jogos do gênero com temática fantástica, Word of Warcraft inova ao trazer personagens muito originais e bem feitos. O jogo é gratuito até o nível 20, mas depois, exige um investimento financeiro.

4- Tera

Tera é ideal para quem ama MMORPG, mas também não dispensa uma boa ação. De modo geral, o gráfico é muito bem feito e os cenários são de tirar o fôlego. Além disso, é possível explorar Dungeons e entrar em batalhas, o que permite diversas experiências diferentes no mesmo game.

5- Albion Online

Apesar do gráfico simples, este game surpreende pelos combates, crafting, guerras territoriais e comerciais. Desse modo, os próprios jogadores criam a dinâmica de vendas dentro do jogo, o que deixa a interação com outros usuários ainda mais interessante.

6- Black Desert Online

Já este MMORPG é tido como um dos melhores jogos de ação do gênero. O que mais chama atenção, de modo geral, é a necessidade de movimentos rápidos e precisos para vencer as batalhas.

7- Icarus Online

No geral, esse é um MMORPG com muitas batalhas aéreas, montarias infinitas e caça de criaturas para domá-las. E o melhor, tudo de graça!

8- Guild Wars 2

Para finalizar, esse que é considerado o MMORPG gratuito da atualidade. Aqui, as batalhas, tanto com outros jogadores, como com NPC’s são ótimas e vão te tirar do tédio.

Saiba tudo sobre o mundo dos games no Segredo do Mundo. Aqui está mais uma matéria para você: Nintendo Switch – Especificações, inovações e principais jogos

Fontes: Techtudo, Tecmundo, Oficina da Net, Significados

Imagens: Techtudo, Tecmundo

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada