Curiosidades

Jogos antigos – Melhores games do passado para aproveitar a nostalgia

Em uma lista de jogos antigos, datados entre os anos 80 e 90, você acha que conheceria quantos deles? Alguns fazem sucesso até hoje.

Atualizado em 24/08/2020

Os jogos antigos podem não ser os melhores em qualidade, sem nem ao menos darem um show de gráfico. Entretanto, uma coisa eles não deixam à desejar: o carinho dos fãs por todos eles. Até porque os anos 1980 e 1990 fizeram um grande sucesso quando o assunto era games de 8 e 16 bits, para consoles e PCs.

Alguns desses jogos existem até mesmo nos dias atuais, tendo seus gráficos e suas jogabilidades evoluídas com o passar dos anos. Por outro lado, algum deles, nem mesmo precisou de tanta melhoria assim. Por exemplo, você joga Tetris até hoje? Porque o gráfico dele é bem semelhante ao de quando foi lançado.

Além da nostalgia, os games antigos servem para nos mostrar a evolução da tecnologia durante todos esses anos. Aliás, alguns dos nomes citados abaixo podem ser encontrados gratuitamente na internet. Que tal relembrar um pouquinho dos anos 1990?

Jogos antigos

Quake

games antigos
Fonte: Youtube

Lançado em 1996, o jogo é uma franquia de jogos antigos de tiro. Na época, Quake foi um verdadeiro sucesso, tanto que foi o grande protagonista entre os primeiros torneios de games. Aliás, o jogo é considerado um dos pioneiros dos esportes eletrônicos, os eSports.

Tetris – O jogo antigo que não mudou nada

Fonte: Wikipedia

O jogo nem precisaria de descrição, né?! Lançado em 1987, Tetris trazia uma inspiração do Kremlin. O objetivo do game é bem simples, encaixar as peças que estão caindo de uma forma que a linha fique completa. Quanto mais linhas completas, mais espaço libera e mais pontos você junta. O jogo só acaba quando as peças atingirem o topo.

Carmageddon – Game antigo que já foi proibido

Fonte: kotaku

Carmageddon é uma franquia que começou a ser lançada em 1997, para PC, e logo evoluiu para os consoles. Entretanto, ele teve um período de proibição no Brasil. Isso porque, o jogo é muito violento. Basicamente, Carmageddon é uma corrida onde você precisa destruir seus adversários de maneiras cruéis, além de atropelar alguns civis em troca de pontos e vidas.

Wolfenstein 3D

Jogos antigos - Confira uma lista para aproveitar a nostalgia
Fonte: Rockpapershotgun

Além de ser um dos jogos antigos, Wolfenstein 3D é considerado o pai dos jogos de tiro com a visão em primeira pessoa. O game foi lançado para PC em 1990 e, na época, foi considerado uma grande inovação. Isso porque, era possível passear pelos mapas com as armas em punho, matando soldados.

Pole Position

Fonte: Adrenaline

Pole Position é aquele jogo em cabine que tinha nos fliperamas. Ele foi lançado pela primeira vez em 1983. Nele você entrava na cabine e controlava seu carro pelo volante. Aliás, ele surgiu para PC em 2006.

Unreal

Fonte: Youtube

Também é um jogo de tiro que foi publicado em 1998. Assim como o Wolfenstein 3D, Unreal também era jogado em primeira pessoa em que seu objetivo era apenas conquistar o máximo de espaços possíveis. Além disso, o game podia ser jogado com multiplayers.

Where in The World is Carmen San Diego?

Fonte: Reddit

O jogo foi criado por ex-funcionários da Disney em 90. Em resumo, Carmen era uma ladra que viajava por todo mundo roubando objetos raros e de valor. Apesar disso, o game ajudava a ensinar geografia para crianças e adolescentes. Aliás, o jogo ficou tão famoso que acabou se tornando um desenho.

Duke Nukem 3D

Fonte: Game Hall

Assim como outros nomes de jogos antigos já citados aqui, Duke Nukem 3D é um jogo de tiro em primeira pessoa. Nele é necessário matar inimigos, aumentar o arsenal, escapar de obstáculos e procurar kits médicos. Por fim, isso tudo acontece na busca da saída.

Prince of Persia

Jogos antigos - Confira uma lista para aproveitar a nostalgia
Fonte: Blog Tectoy

O jogo também foi considerado uma revolução para a época. Isso porque Prince of Persia possuía gráficos avant-garde e elementos de sobra. Sem contar a excelente jogabilidade e os níveis de dificuldade que evoluíam de acordo com o passar jogo. Em resumo, a intenção era percorrer um longo trajeto para encontrar a filha do Sultão no palácio persa.

Need For Speed – Games antigos que resistiram ao tempo

Jogos antigos - Confira uma lista para aproveitar a nostalgia
Fonte: Game Blast

O jogo é conhecido até hoje, mas a primeira vez que ele apareceu foi em 1994. Ele foi lançado para um videogame que se chamava 3DO. O primeiro era um jogo de corrida 3D, ou seja, a visão era em primeira pessoa. O game se destacou e posteriormente foi lançado para diferentes consoles.

Mais alguns jogos antigos para relembrar

Sim City

Jogos antigos - Confira uma lista para aproveitar a nostalgia
Fonte: Sabotagem

Lançado em 1989, em Sim City você é basicamente o prefeito de uma cidade. Ou seja, é necessário criá-la e cuidar dela. E não é só um cuidado qualquer, o jogo faz com que você tenha que se preocupar até mesmo com abastecimento de água da cidade. Aliás, é necessário lembrar que todo acontecimento, gera uma consequência.

Championship Manager

Jogos antigos - Confira uma lista para aproveitar a nostalgia
Fonte: Old Games Download

O jogo recebeu uma franquia com uma série de simuladores. Basicamente, nele você é um dirigente de futebol e administra sua equipe. Ou seja, você gerencia todo o seu time, vendendo e comprando jogadores para ter a melhor equipe do campeonato.

Golden Axe

Fonte: Up to Down

Em Golden Axe você monta dragões, luta com machadinhas, espadas e até mesmo usa magias. Em resumo, o game te transforma em um guerreiro medieval. Aliás, Golden Axe é possível jogar junto com um amigo.

Ninja Gaiden

Games antigos
Fonte: IGN Brasil

O jogo é de 1988. Nele um ninja do Japão recebe uma mensagem do pai que pede para que embarque uma aventura atrás de duas estátuas que podem destruir o mundo. Em resumo, o jogo se desenvolve com muita luta por todo o caminho.

Full Throttle

Fonte: Mercado Livre

O jogo de 1995 é um conjunto de mistérios que você precisa resolver no papel de Ben Throttle. O objetivo de Ben é provar sua inocência após ser acusado de matar o fundador de uma fábrica de motos. O game é no estilo point & click e possui vários puzzles para serem resolvidos.

Test Drive

Jogos antigos - Confira uma lista para aproveitar a nostalgia
Fonte: Gigabyte Kingdom

Publicado em 1987, Test Drive é um jogo que simula uma corrida. Aliás, é possível escolher qual o modelo do seu carro antes de ir para a corrida. O objetivo é basicamente desviar de obstáculos e carros, além de despistar a polícia que aparece quando você se envolve em algum acidente ou ultrapassa a velocidade permitida.

Turok – jogos antigos na pré-história

Jogos antigos - Confira uma lista para aproveitar a nostalgia
Fonte: rockpapershotgun

O game é de 1997 e surgiu baseado nos quadrinhos da Acclaim Comics. Em resumo, Turok, o índio, precisa lutar no jogo contra soldados e dinossauros para encontrar chaves que liberam as fases seguintes até chegar no final.

Karateka

Jogos antigos - Confira uma lista para aproveitar a nostalgia
Fonte: Androidpolice

O jogo de luta é considerado super difícil, porque você só possui uma vida. Nele você controla um carateca que precisa lutar contra seus inimigos, além de evitar os golpes deles. Aliás, até mesmo personagens que são considerados seus aliados podem te bater e te matar.

Doom

Fonte: Kotaku

Apesar de violento, Doom se tornou bem famoso em 1990 e possui sequência. Em resumo, você precisa matar seus inimigos até conseguir encontrar a saída para passar de nível. Além disso, o jogo fornece novas armas durante o caminho para aumentar o seu arsenal. Munições, kits de primeiros socorros, esferas de invisibilidade e invulnerabilidade e power-ups também podem ser encontrados.

Double Dragon – games antigos com reviravolta

Fonte: Pinterest

Outro entre os jogos antigos de luta, Double Dragon foi lançado em 1988. No jogo, dois irmãos buscam libertar uma menino que foi raptada por vilões. Entretanto, oferecendo um plot twist na história, ao final, os dois se apaixonam pela garota e decidem lutar para ver quem vai conseguir ficar com ela.

Stunts

Jogos antigos - Confira uma lista para aproveitar a nostalgia
Fonte: Top Gear

Lançado na década de 90, Stunts foi uma inspiração para Test Drive (jogo já citado anteriormente). Nele você escolhe seu carro e até mesmo se quer dirigir de forma automática ou manual. Por fim, é só vencer seus rivais na pista de corrida.

Jogos antigos – o game mais antigo da lista

Alley Cat

Fonte: Pinterest

Nesse jogo você controla um pequeno gato. Você precisa desviá-lo de todas as bugigangas que os moradores do prédio jogam no animal. Além disso, é possível que apareça um cachorro para atrapalhar ainda mais a aventura do gatinho. Alley Cat é de 1984, com certeza ele está entre os jogos mais antigos dessa lista.

Enfim, você conhece algum desses games antigos? Em seguida, leia: Sonic – Origem, história e curiosidades sobre o velocista dos games

Imagens: Youtube, Wikipedia, Soulgeek, Adrenaline, Kotaku, Rockpapershotgun, Youtube, Sabotagem, Gameblast, Blogtectoy, Gamehall, Reddit, Mercadolivre, Rockpapershotgun, Gigabytekingdom, Uptodown, Ign, Pinterest, Oldgamesdownload, Topgear, Kotaku, Androidpolice, Pinterest

Fontes: Techtudo, Dbpedia, Techtudo, Canaltech, Techtudo, Techtudo