Provavelmente, quando você pensa na história da música brasileira, é inevitável não lembrar nos Novos Baianos. Consequentemente, também lembramos, com muito carinho, de uma das almas por trás do grupo: Moraes Moreira.
Acima de tudo multitalentoso, Antônio Carlos Moreira Pires, nome de batismo do astro, não foi só uma das vozes dos Novos Baianos, como também um dos seus grandes compositores. Além disso, os músicas mais populares do grupo, certamente tem parte da autoria reservada a ele.
Acima de tudo, ele também está no imaginário popular como um dos rostos da Tropicália, movimento musical brasileiro de vanguarda que unia inovações estéticas com elementos da tradição brasileira.
Quem foi Moraes Moreira
Primeiramente, Moraes Moreira nasceu em 8 de julho de 1947, no município de Itauçu, na Bahia. A paixão pela música nasceu bem cedo, uma vez que desde pequeno aprendeu a tocar instrumentos musicais.
Além disso, o astro morreu em abril de 2020, com 72 anos. Ele faleceu sozinho em casa. Por fim, tudo indica que ele teve um infarto fulminante enquanto dormia.
Na adolescência, aprendeu a tocar violão. Ao mesmo tempo, ele fazia curso de ciências em Caculé, Bahia. Além disso, tudo começou tocando sanfona de doze baixos em festas de São João e outros eventos de Ituaçu.
Apesar disso, a virada começou a acontecer mesmo quando se mudou para a capital baiana, Salvador. Lá, ele conheceu Tom Zé, outro astro da música popular brasileira. Sua carreira estava perto de começar.
Carreira de Moraes Moreira
Primeiramente, já em Salvador, o astro conheceu Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão. Esse encontro realmente ia mudar sua vida. Com eles, Moraes formou os Novos Baianos.
Além disso, Moraes Moreira integrou os Novos Baianos de 1969 a 1975. Ao lado de Luiz Galvão, ele compôs quase todas as canções do Grupo.
Por fim, o grupo criou o álbum Acabou Chorare, o mais popular do grupo. Além disso, ele foi considerado pela revista Roling Stone Brasil o melhor álbum da história do brasil, entre os 100 melhores álbuns da história da música brasileira, divulgado em 2007.
Além disso, ele saiu do grupo em 1975. Seguiu carreira solo por anos, com grandes músicas de sucesso. Ele também voltou a se juntar com os Novos Baianos duas vezes após sua saída, para gravar shows especiais.
Principais Músicas
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Cantores baianos – Grandes nomes e os novos cantores baianos
Fonte:
Imagem de destaque: Bahia Social Vip