10 músicas mais relaxantes do mundo, segundo a Ciência

Estresse e ansiedade são males com os quais temos que conviver todos os dias e que, mesmo fazendo parte de nosso cotidiano, não nos fazem bem. É por isso que aprender técnicas de relaxamento é tão importante para nossa saúde física e mental, afinal, você já viu por aqui o que acontece com nosso corpo em meio a um ataque de estresse.

E, se técnicas populares não funcionam com você, como respirar fundo ou contar até 10, talvez você precisa conhecer algumas das músicas mais relaxantes do mundo. Segundo estudos, algumas canções têm o poder de nos relaxar, nos manter concentrados e controlar nossa ansiedade. Dá para acreditar nisso?

Quem provou este ponto de vista foi a empresa Mindlab International, que estuda o comportamento do consumidor. Segundo os responsáveis pelo estudo, voluntários foram observados enquanto montavam um quebra-cabeça de alto nível de dificuldade e ouviam músicas. Durante o processo, a frequência cardíaca, a pressão arterial e a respiração dessas pessoas foram acompanhadas por sensores.

2

Conforme os cientistas, as canções consideradas as músicas mais relaxantes do mundo ajudaram os participantes a se concentrarem, mantiveram os níveis de estresse sob controle e, em alguns casos, causaram até sonolência. Este foi o caso de “Weightless”, de Marconi Union, que foi capaz de reduzir a ansiedade de 65% dos voluntários e foi o destaque das músicas mais relaxantes do mundo.

Aliás, segundo recomendações do presidente da MindLab, David Lewis-Hodgson, devido ao poder de relaxamento desta canção de acabamos de citar, as pessoas não deveriam ouvi-la enquanto dirigem. Interessante, não?

1

Como você vai ver abaixo, as músicas mais relaxantes do mundo têm em comum o fato de serem tranquilas, sem grandes alterações ao longo da canção. Mas, como você vai ver, nem todas as músicas capazes de relaxar são instrumentais. Adele e Coldplay estão na seleção, por exemplo.

Confira quais são as músicas mais relaxantes do mundo:

1. Weightless – Marconi Union

2. Electra – Airstream

3. Mellomaniac (Chill Out Mix) – DJ Shah

4. Watermark – Enya

5. Strawberry Swing – Coldplay

6. Please Don’t Go – Barcelona

7. Pure Shores – All Saints

8. Someone Like You – Adele

9. Canzonetta Sull’aria – Mozart

10. We Can Fly” – Rue du Soleil

E, falando em músicas e seus “poderes”, você precisa ler ainda: 10 músicas que estimulavam a criatividade de Steve Jobs e Canção do suicídio: música fez mais de 100 se matar.

Fonte: Revista Casa e Jardim