O MTG, ou Funk Mineiro, é um estilo musical que surgiu na região do Rio de Janeiro (sim), mas que se popularizou em Minas Gerais, e se destaca por sua abordagem única. Dessa forma, essa vertente do funk se caracteriza pela fusão de elementos tradicionais do funk com influências da música eletrônica, e também da música regional mineira.
Logo, essa combinação resulta em uma abordagem divertida e autêntica, que reflete a identidade e a criatividade da comunidade funk de Minas Gerais. Inclusive, esse estilo de produção é uma forma que os mineiros encontraram de se diferenciar dos funks produzidos no Rio e em São Paulo.
E aí, vamos saber um pouco mais sobre esse estilo? Boa leitura!
O que é MTG?
A sigla MTG significa montagem, que é um estilo de produção musical bem comum no funk mineiro, que não é tão recente assim. Esse estilo cola trechos de outras músicas para criar uma nova faixa, resultando em uma composição com várias outras músicas.
Dessa forma, essa técnica é utilizada para criar uma identidade única do funk de Belo Horizonte, que se diferencia dos estilos de funk de outras cidades, a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro. Portanto, essa sigla funciona como um identificador de que sim, esse funk é o que se ouve lá em Minas.
Qual é a origem do MTG?
Essa prática surgiu no Rio de Janeiro e se consolidou a partir da prática de DJs e produtores de funk carioca que misturavam pedaços de diferentes músicas em uma única faixa, adicionando efeitos e alterações. Daí, os DJs apertavam os botões na mesa de som para sobrepor as músicas, algo que eles chegaram a chamar de “ampleado”.
Os mineiros, que gostaram dessa forma de fazer música, começaram a criar músicas no estilo MTG para criar uma identidade do que é o funk mineiro. No entanto, não tem como negar que esse estilo também faz um grande sucesso no Rio de Janeiro.
6 exemplos de MTG
1- MTG Quem não quer sou eu
2- MTG Forró e desmantelo
3- MTG Quero Te Encontrar
4- MTG Morena Tropicana
5- MTG BARRACO DELA LÁ
6- MTG Quero ver se você tem atitude
E aí, o que achou de saber um pouco mais sobre esse estilo de produção musical? Conta pra gente! Aproveite e leia também: As 10 músicas mais felizes do mundo segundo a ciência