Sempre que o assunto é gravidez, inúmeras dúvidas surgem. Uma delas, por exemplo, pode ser a possibilidade de engravidar enquanto se está grávida.
Embora isso pareça impossível, um caso extraordinário aconteceu nos Estados Unidos. Julia Grovenburg, a protagonista dessa história, misteriosamente, descobriu ser “possível” engravidar enquanto se está grávida.
Isso porque, durante um exame de ultrassom de rotina, veio a surpresa: além do feto que já tinha 5 semanas de gestação, agora, havia um segundo coração batendo. E, sobretudo, os médicos perceberam outro bebe em início de desenvolvimento dentro do útero da mulher.
A médica que acompanhava a gestação de Julia demorou para acreditar no que estava acontecendo. A Dra. Karen Boyle, do Centro Médico de Baltimore, disse que: “O segundo bebê não estava ali antes. Eles tinham muito, muito tempo de diferença. Um já estava formado e o outro estava no início do desenvolvimento”.
Como é possível engravidar enquanto se está grávida?
A superfetação é o fenômeno em que a mulher continua a ovular mesmo depois de já estar grávida. De fato isso é bem comum em outros mamífero, como coelhos e ratos. Porém, é um fenômeno muito raro na especie humana.
Em uma gravidez comum, após a concepção o corpo da mulher impede que a ovulação aconteça novamente e por isso um outro óvulo não pode ser fecundado. Porém, mesmo que raro, pode acontecer de uma mulher continuar ovulando após o inicio da gestão.
Se a mulher tiver relações sexuais nesse período, e um espermatozoide conseguir fecundar o óvulo, e em seguida se fixar na parede do útero, a mulher iniciara uma segunda gestação independente da que já estava ocorrendo.
Então mesmo durante a gravidez, é recomendado utilizar preservativos durantes as relações sexuais. Prevenir nunca é de mais, ainda mais agora que a gente sabe que engravidar enquanto se está grávida é raro, mas possível!
Fonte: Diário de Biologia.
Imagens: Reprodução