Mulheres donas de gatos têm mais chances de cometer suicídio, diz estudo

Eles são fofos, fazem o maior sucesso na internet e são os verdadeiros reis dentro de casa. Mas, ao que tudo indica, conviver com gatos pode ser extremamente perigoso para a saúde mental das pessoas, especialmente no caso de mulheres donas de gatos.

De acordo com estudos recentes, desenvolvidos na Dinamarca, existe uma forte ligação entre as tentativas de suicídio entre mulheres e o fato de grande parte delas serem donas de gatos. E o grande responsável por este impulso de tirar a própria vida seria o parasita T.gondii, que vive no intestino dos bichanos e causa uma doença chamada toxoplasmose.

2

Normalmente, o contágio acontece na hora da limpeza da caixa de areia dos gatinhos, já que é onde os oócitos dos parasitas ficam mais concentrados. Mas, de acordo com especialistas, é comum que as pessoas se infectem também com alimentos infestados de cistos do parasita, carnes cruas ou mal passadas e assim por diante. É possível também que a mãe transmita toxoplasmose para o bebê, ainda no útero.

Quais as consequências do contágio?

No caso dos roedores, os mais infectados pelo T.gondii, é visível um certo comportamento suicida após a exposição aos parasitas. Os ratos ficam muito atraídos pela urina dos gatos e, para se aproximar, ignoram o riscos que seus arqui-inimigos podem proporcionar.

3

Com relação aos humanos, obviamente, as consequências são diferentes. A estimativa é que 67% dos brasileiros estejam infectados com o parasita sem saber, já que não é comum sentir qualquer tipo de alteração ou sintoma que indique a infecção. No entanto, uma vez alojados no cérebro, o parasita pode desencadear alterações de comportamento e até mesmo esquizofrenia, como detectaram alguns estudos.

E o comportamento suicida entre as donas de gatos?

A pesquisa que está sendo realizada na Dinamarca, por exemplo, analisa o comportamento de 45 mil mulheres. Os cientistas já conseguiram associar a infecção pelo parasita da toxoplasmose com impulsos suicidas, mas ainda não conseguiram esclarecer porque o T.gondii desperta esse tipo de comportamento e porque as mulheres são mais suscetíveis a isso.

5

Chocante, não? E, enquanto esperamos respostas mais conclusivas da Ciência, que tal desvendar mais uma curiosidade sobre os gatos? Confira também: Por que os gatos gostam de caixas apertadas?

Fontes: Hypescience, Telegraph