Paris amanheceu um pouco menos charmosa e um tanto mais triste nessa terça-feira, 16 de abril. Depois do incêndio que teve início da segunda-feira, a histórica Catedral de Notre Dame ficou transfigurada. Ao todo, foram 9 horas até que as chamas fossem controladas.
De acordo notícias que circulam na internet, o fogo teria começado na parte superior de Notre Dame. Depois disso, teria se propagado rapidamente para o telhado, uma das partes mais destruídas depois do ocorrido. Aliás, não demorou muito até o telhado cheio de história da catedral desabar, levando junto consigo a agulha da estrutura.
8 séculos de história em chamas
Basicamente, em algumas horas foram destruídos mais de 8 séculos de história. Considerada um dos principais cartões postais da França, Notre Dame começou a construída em 1163, no século 12. Mais tarde, em 1345, começaram uma série de reformas recorrentes, durante várias centenas de anos (sem exageros).
Mas, o que consola é que esse é não o primeiro incêndio que a Catedral enfrenta. Em 1871, as chamas também lamberam boa parte da beleza de Notre Dame, que foi revitalizada e voltou a ser bela, como era até o dia 15 de abril.
O governo francês, aliás, já se pronunciou sobre o incêndio e se comprometeu a reconstruir a igreja histórica.
O que causou o incêndio?
Ainda não foi divulgado o que teria causado o incêndio. Até o momento, a suspeita é de que o fogo esteja relacionado às obras de renovação que estavam em andamento na catedral.
De toda forma, a notícia é os bombeiros já descartaram o risco das chamas voltarem. Além disso, a brigada de incêndio conseguiu, com sucesso, impedir que o prédio desabasse com as chamas. Ao que tudo indica, a estrutura do monumento não está comprometida.
Danos causados pelo fogo
Mesmo assim, os estragos em Notre Dame foram lamentáveis. Por exemplo, o órgão da igreja, construído no século 15, não chegou ser atingido pelas chamas, mas está comprometido pela quantidade entulhos, poeira e água que recebeu.
As duas principais relíquias de Notre Dame também foram danificadas: a Coroa de Espinhos e a túnica de São Luís. A estátua de São João também ficou parcialmente destruída, e já foi retirada dos escombros após o incêndio.
Abaixo, selecionamos algumas imagens que mostram como a Catedral de Notre Dame ficou após ao incêndio. Porém, vale lembrar que o balanço de perdas ainda não foi fechado.
Veja imagens de como está Notre Dame depois das chamas:
Infelizmente, incêndios como este, em monumentos históricos, são menos raros que gostaríamos. Aproveitando o assunto, relembre um episódio brasileiro bem parecido com este, de Paris, que aconteceu ano passado: Museu Nacional: o que tinha no acervo consumido pelo incêndio.
Fontes: Uol, O Tempo, Em.com.br, Correio do Brasil,
Imagens: Uol, El País, O Tempo, Correio, Veja, RTP Notícias, Correio do Brasil, Isto é Dinheiro, Agência Ecclesia, Gaúcha ZH, Spuinik, tvi24
3 comentários em “Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento”