Curiosidades

Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento

O incêndio que começou na tarde de segunda deixou Paris, e o mundo mais tristes. Veja como ficou a histórica Catedral de Notre Dame depois das chamas.

Paris amanheceu um pouco menos charmosa e um tanto mais triste nessa terça-feira, 16 de abril. Depois do incêndio que teve início da segunda-feira, a histórica Catedral de Notre Dame ficou transfigurada. Ao todo, foram 9 horas até que as chamas fossem controladas.

De acordo notícias que circulam na internet, o fogo teria começado na parte superior de Notre Dame. Depois disso, teria se propagado rapidamente para o telhado, uma das partes mais destruídas depois do ocorrido. Aliás, não demorou muito até o telhado cheio de história da catedral desabar, levando junto consigo a agulha da estrutura.

Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento

8 séculos de história em chamas

Basicamente, em algumas horas foram destruídos mais de 8 séculos de história. Considerada um dos principais cartões postais da França, Notre Dame começou a construída em 1163, no século 12. Mais tarde, em 1345, começaram uma série de reformas recorrentes, durante várias centenas de anos (sem exageros).

Continua após a publicidade
Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento
Catedral de Notre Dame, em Paris, na França

Mas, o que consola é que esse é não o primeiro incêndio que a Catedral enfrenta. Em 1871, as chamas também lamberam boa parte da beleza de Notre Dame, que foi revitalizada e voltou a ser bela, como era até o dia 15 de abril.

O governo francês, aliás, já se pronunciou sobre o incêndio e se comprometeu a reconstruir a igreja histórica.

Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento

O que causou o incêndio?

Ainda não foi divulgado o que teria causado o incêndio. Até o momento, a suspeita é de que o fogo esteja relacionado às obras de renovação que estavam em andamento na catedral.

Continua após a publicidade

De toda forma, a notícia é os bombeiros já descartaram o risco das chamas voltarem. Além disso, a brigada de incêndio conseguiu, com sucesso, impedir que o prédio desabasse com as chamas. Ao que tudo indica, a estrutura do monumento não está comprometida.

Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento

Danos causados pelo fogo

Mesmo assim, os estragos em Notre Dame foram lamentáveis. Por exemplo, o órgão da igreja, construído no século 15, não chegou ser atingido pelas chamas, mas está comprometido pela quantidade entulhos, poeira e água que recebeu.

Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento

Continua após a publicidade

As duas principais relíquias de Notre Dame também foram danificadas: a Coroa de Espinhos e a túnica de São Luís. A estátua de São João também ficou parcialmente destruída, e já foi retirada dos escombros após o incêndio.

Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento
Estátua de São João destruída pelo fogo

Abaixo, selecionamos algumas imagens que mostram como a Catedral de Notre Dame ficou após ao incêndio. Porém, vale lembrar que o balanço de perdas ainda não foi fechado.

Veja imagens de como está Notre Dame depois das chamas:

Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento Notre Dame depois do incêndio, veja como ficou o monumento

Infelizmente, incêndios como este, em monumentos históricos, são menos raros que gostaríamos. Aproveitando o assunto, relembre um episódio brasileiro bem parecido com este, de Paris, que aconteceu ano passado: Museu Nacional: o que tinha no acervo consumido pelo incêndio.

Continua após a publicidade

Fontes: Uol, O Tempo, Em.com.brCorreio do Brasil,

Imagens: Uol, El PaísO Tempo, Correio, Veja, RTP Notícias, Correio do Brasil, Isto é Dinheiro, Agência Ecclesia, Gaúcha ZH, Spuinik, tvi24

Próxima página »

Escolhidas para você