Os fanáticos por Nutella levaram um verdadeiro susto há alguns dias. Isso porque, segundo análises da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), Nutella pode causar câncer.
A explicação para isso está na composição do creme de avelã, que conta com contaminantes. Dependendo da frequência do consumo, portanto, eles podem ser nocivos ao organismo depois de um tempo.
O óleo de palma, sobretudo, é um dos principais vilões. Conhecido no Brasil como óleo de dendê, ele é o principal ingrediente do creme e conta com alto teor de poluentes. Aliás, quando submetido a temperaturas maiores que 200 ºC, o óleo libera ácidos graxos cancerígenos.
O reboliço foi tão sério que uma grande rede de supermercados italianos chegou a retirar das gôndolas produtos com óleo de palma na composição. E, sim, a Nutella foi retirada juntamente com os demais.
Nutella pode causar câncer x declarações da marca
Mas, ao que tudo indica, a situação já não está tão caótica. Aliás, a Ferrero, empresa responsável pelo produto explicou se Nutella pode causar câncer ou não.
Conforme seus responsáveis, o consumo do óleo de palma na Nutella não causa qualquer risco ou dano à saúde. Isso porque o ingrediente não chega a 200 ºC na produção do alimento. Ou seja, você pode comer sua Nutella em paz.
A empresa disse ainda que o óleo é mantido em baixa pressão. Logo, o processo de produção é mais lento e mais caro. E, embora seja possível produzir o creme de avelã com outros óleos vegetais, isso tornaria o processo US$ 22 milhões mais caro e com qualidade inferior.
E aí, depois dessa você vai conseguir terminar aquele pote de Nutella do armário? Se sim, essa outra matéria pode ser uma grande aliada nessa sua missão: Comer doces no café da manhã ajuda a emagrecer, segundo a Ciência.
Fonte: Jornal Ciência, O Globo