O formato da meia lua da sua unha pode revelar problemas de saúde graves

A lúnula, mais conhecida como meia lua da unha, é a parte visível da raiz de nossas unhas. Danos nessa região pode deformar uma unha para sempre. Além disso, mudanças em sua cor podem indicar doenças, ou uma predisposição a elas.

A mudança na lúnula em cada dedo indica um possível problema em uma parte do corpo:

A lunula no dedo mindinho, como regra, deve ser quase imperceptível ou completamente ausente. Ela está ligada ao trabalho dos rins, intestino delgado e coração. Um aumento da lunula pode ser o resultado da pressão arterial elevada.

A lunula do dedo anular é responsável pelo trabalho dos sistemas reprodutivo e linfático. Um lunula mal visível pode sugerir problemas de digestão.

A lunula do dedo médio é conectada com o trabalho do cérebro e do sistema cardiovascular. A ausência de uma lunula pode indicar problemas vasculares e pressão alta.

A lunula do dedo indicador pode desaparecer ou ficar consideravelmente menor por causa mal funcionamento do intestino, pâncreas ou doenças crônicas no estomago.

A lunula do polegar reflete o trabalho dos pulmões e do baço. É o mais visível de todos e não deve ocupar mais de 25% da unha total. Pode ser significativamente menor em fumantes ou maior quando você possui hipertensão arterial.

Lúnulas excessivamente grandes nas unhas

As lunulas são consideradas grandes quando ocupam um terço (ou mais) da unha. Eles indicam problemas com o sistema cardiovascular, batimentos cardíacos e pressão arterial baixa.

Lunulas grandes podem ser encontradas com freqüência em atletas e pessoas cuja ocupação está relacionada à atividade física. Se uma pessoa não está envolvida em esportes, lunulas grandes podem aparecer devido a um alto nível de estresse.

Lúnulas pequenas

Lúnulas pequenas, que mal podem ser vistas, indicam pressão arterial baixa e distúrbios circulatórios. Isso pode ser um sinal de um sistema imunológico fraco, metabolismo deficiente, ou falta de ferro e vitamina B12.

Se as lúnulas são visivelmente separadas do resto cutícula com linhas transversais, indica problemas com os níveis de açúcar no sangue e um  possível desenvolvimento de diabetes.

Ausência de lúnulas

Não entre em pânico se você não encontrou lúnulas em suas unhas. Eles muitas vezes não são visíveis nas unhas de crianças e aparecem ao longo do tempo. Em algumas pessoas, elas nem chegam a parecer devido a características fisiológicas da estrutura ungueal.

No entanto, um desaparecimento súbito de lúnulas é considerado pela medicina moderna como um dos sintomas de um distúrbio circulatório. Um estudo mostrou que a ausência de lúnulas está relacionada com distúrbios da glândula tireoide e um déficit de vitamina B12 e ferro.

Mudança na cor da lúnula

As lúnulas cinzentas indicam fadiga severa, distúrbios de digestão e possíveis dificuldades na absorção de nutrientes.

As lúnulas brancas são saudáveis e naturais. As lúnulas devem ter tons mais leves do que a pele.

Lúnulas roxas são um sinal de má circulação sanguínea e falta de oxigênio nos órgãos e tecidos. Tonturas e dores de cabeça muitas vezes podem ocorrer.

As lúnulas rosadas (vermelhas) podem indicar baixa atividade física e problemas pulmonares.

As lúnulas pretas são um sinal incomum e extremamente perigoso. Como regra, este é um sintoma de intoxicação por metais pesados.

 

 

Fonte: Brightside
Imagens: Natalia Kulakova/Brightside