Curiosidades

O Milagre da Manhã – Resumo e principais dicas do best-seller

Um dos livros mais vendidos do mundo, O Milagre da Manhã oferece dicas de transformação e auto conhecimento para transformar a vida

Por P.H Mota

O Milagre da Manhã é um dos maiores best-sellers em listas de livros de auto ajuda no mundo tudo. Isso porque seu autor, Hal Elrod, apostou em técnicas de desenvolvimento pessoal para melhorar a vida de qualquer pessoa de uma forma simples.

A ideia é que o leitor consiga alcançar o máximo de seu potencial, ao mesmo tempo que supera as dificuldades de sua vida.

Dessa maneira, se você quer se inspirar nas dicas de O Milagre da Manhã, pode conferir algumas das principais dicas encontrados no livro. Depois de ler o resumo, então, você ainda pode comprar o livro para obter o máximo de cada uma das dicas.

O Milagre da Manhã

O Milagre da Manhã - resumo e principais dicas do best-seller
Unsplash

O processo de transformação de Hal Elrod começou quando ele ainda tinha apenas 20 anos. Sua vida estava ótima de várias formas diferentes, mas ele sofreu um acidente que mudou tudo.

Logo após ser vítima de um engavetamento, quebrou 11 ossos, sofreu danos cerebrais permanentes e ouviu que passaria o resto da vida em uma cadeira de rodas.

A partir daí, Hal Elrod começou um processo de transformação pessoal em sua própria vida. Foi assim, então, que nasceram as técnicas apresentadas em O Milagre do Amanhã. O que, a princípio, era uma obra particular, acabou servindo para motivar e provocar a transformação de outras pessoas.

Continua após a publicidade

Prática nº 1: silêncio

O Milagre da Manhã - resumo e principais dicas do best-seller
Unsplash

A primeira prática sugerida em O Milagre da Manhã é começar o dia com um período de silêncio. Isso porque esse momento ajuda a criar um estado mental de tranquilidade e autoconsciência. Dessa maneira, então, você pode fazer isso da forma que mais se identificar, por meio de oração, reflexão ou meditação, por exemplo.

Prática nº 2: afirmações

O Milagre da Manhã - resumo e principais dicas do best-seller
Unsplash

A segunda parte envolve uma conversa interna que serve para valorizar pensamentos positivos e afastar os depreciativos. As afirmações são úteis para um processo de autoafirmação capaz de transformar crenças e comportamentos. O ideal é pensar quais mudanças você realmente deseja, em quais áreas da vida e registrar em algum lugar.

A partir daí, então, você pode simplificar as afirmações para que possa repeti-las para si mesmo ao longo do dia. Além disso, uma boa ideia pode ser combinar cada ideia de transformação com uma citação que te inspire a alcançar os objetivos.

Prática nº 3: visualizações

O Milagre da Manhã - resumo e principais dicas do best-seller
Unsplash

Como sequência natural da afirmação, é preciso passar pelo momento de visualizações no ritual de O Milagre da Manhã. Ele consiste em fazer uma organização mental do que precisa ser feito para a realização de caba objetivo. Com as afirmações em mente, você pode conseguir traçar um conjunto de ações e, assim, realizá-las com tranquilidade. A profundidade da visualização vai depender se você está focando em objetivos mais próximos ou mais distantes.

Prática nº 4: exercícios físicos

O Milagre da Manhã - resumo e principais dicas do best-seller
Unsplash

A prática de exercícios físicos pela manhã é benéfica por vários motivos. Para começar, se você se livra dessa tarefa logo pela manhã, não vai esbarrar em desculpas que podem te distanciar da prática. Além disso, se exercitar no início no dia ajuda a garantir doses de energia, bem-estar, concentração e autoestima ao longo do dia.

Prática nº 5: leitura

O Milagre da Manhã - resumo e principais dicas do best-seller
Unsplash

Logo após exercitar o corpo, pode ser interessante dar uma atenção para a mente. Ler ajuda a manter o cérebro ativo e, é claro, a trazer novos aprendizados. Cerca de 10 páginas por dia já podem ser suficientes para treinar e condicionar o cérebro, mas com o tempo você pode se dedicar mais à tarefa.

Prática nº 6: escrita

O Milagre da Manhã - resumo e principais dicas do best-seller
Unsplash

O hábito da escrita ajuda a organizar as ideias e exercita a criatividade. Logo após ler, dedique alguns minutos para um diário particular. Entretanto, não precisa se apegar a nenhuma regra, uma vez que você pode colocar o que quiser no texto: agradecimentos, objetivos, ideias, reflexões sobre o dia. Mesmo que você não tenha intenção de se dedicar a escrita em outro âmbito da vida, o processo é essencial para o desenvolvimento e autoconhecimento.

Como mudar os hábitos com O Milagre da Manhã

O Milagre da Manhã - resumo e principais dicas do best-seller
Unsplash

A princípio, você só precisa colocar em ação todas as práticas citadas, diariamente. Uma boa sugestão é fazer tudo ainda no início do dia, a fim de garantir o bem estar para o resto das obrigações.

O Milagre da Manhã sugere a seguinte distribuição de tempo por prática:

  1. Silêncio (5 minutos);
  2. Afirmações (5 minutos);
  3. Visualizações (5 minutos);
  4. Exercícios físicos (20 minutos);
  5. Leitura (20 minutos);
  6. Escrever (5 minutos).

Nos primeiros dez dias, o desafio pode ser muito maior. É um período que pode ser de empolgação para as novas mudanças, mas também de muito esforço para a adaptação. Por outro lado, a partir do 11º dia, os hábitos começam a ficar mais naturais. Isso porque é nessa fase que o corpo e a mente estão começando a se acostumar com a nova rotina.

A partir do dia 20 as coisas começam a ganhar um novo tom. Nessa fase, é o momento de reforçar os hábitos e associar prazeres e conquistas com eles. É no fim do primeiro mês que os hábitos realmente começam a fazer parte da rotina e podem oferecer benefícios que ficarão ao longo da fica. É aqui, portanto, que a disciplina é essencial.

Fontes: Engrandece, Curiosidades, Bettha

Imagens: Unsplash, Unsplash, Unsplash, Unsplash, Unsplash, Unsplash, Unsplash

Próxima página »

Escolhidas para você