Curiosidades

O que a cor dos olhos diz sobre a sua saúde?

A cor dos olhos diz mais mais sobre a nossa saúde do que muitos pensam e pode ditar o seu risco para certas doenças ou fraquezas do cotidiano.

A cor dos olhos diz mais mais sobre a nossa saúde do que muitos pensam.

Ao contrário do que você pode ter aprendido na escola, há mais do que um único gene envolvido no processo de pigmentação dos olhos. É por isso que o tom da sua íris pode parecer tão diferente do da sua filha, segundo Rachel Bishop, chefe da seção de serviços de consultas do Instituto Nacional dos Olhos.

No entanto, como acontece com a pigmentação da pele, é possível perceber similaridades de cor dos olhos entre famílias e etnias. Por exemplo, olhos mais escuros são prevalentes em uma população africana do que entre a escandinava.

Além do mais, sejam eles castanhos, avelã, verde, azul, cinza ou qual outro entre essas cores, seus olhos podem dizer mais sobre você do que você poderia esperar – e não estamos parafraseando a famosa frase “os olhos são as janelas da alma”.

Continua após a publicidade

A cor dos seus olhos pode ditar o seu risco para certas doenças ou até mesmo prever como o seu corpo lida com a bebida. Continue lendo para saber mais.

Saiba o que a cor dos olhos diz sobre a sua saúde:

1. As pessoas com olhos escuros podem ser mais sensíveis ao álcool

O que a cor dos seus olhos diz sobre a sua saúde?

Continua após a publicidade

Pense bem no momento de aceitar um copo. Se a cor dos seus olhos são preta ou marrom, é possível que você suporte menos a bebida alcoólica que seus amigos de olhos azuis ou verdes.

Esta descoberta foi publicada na revista científica norte-americana Personality and Individual Differences.

Continua após a publicidade

Os investigadores encontraram um maior consumo de álcool nas mulheres com olhos de cor clara.

Sua hipótese é que as pessoas de olhos escuros podem ser mais sensíveis ao álcool e a outras drogas em geral, o que faz com que bebam menos.

2. O melanoma é mais comum em pessoas com olhos azuis

O que a cor dos seus olhos diz sobre a sua saúde?

Ainda que, geneticamente, o melanoma e o vitiligo pareçam opostos, aquilo que funciona como uma proteção para o vitiligo aumenta o risco de melanoma.

Continua após a publicidade

Uma teoria de por que isso ocorre é que o vitiligo é uma doença autoimune. Isso significa que nossa resposta imunológica ataca por engano nosso próprio corpo.

O excesso de atividade dessa resposta poderia ser o que faz as pessoas de olhos escuros serem mais suscetíveis ao vitiligo, e, por sua vez, o que combate o melanoma.

3. O vitiligo é menos comum entre as pessoas de olhos azuis

O que a cor dos seus olhos diz sobre a sua saúde?

O vitiligo é uma doença autoimune que provoca a perda da cor da pele, causando manchas. Alguns estudos comprovaram que ele é menos frequente nas pessoas com olhos azuis.

Continua após a publicidade

Este resultado foi obtido após estudarem três mil pacientes com vitiligo. Todos os pesquisados eram da raça caucasiana. Cerca de 27% tinham olhos azuis, 30% tinham olhos verdes ou castanhos e 43% tinham olhos pretos.

4. Uma mudança na cor dos olhos poderia ser um sinal de que algo está errado

O que a cor dos seus olhos diz sobre a sua saúde?

Você tem notado um enrijecimento na parte branca dos olhos? É muito provável que tenha alergias não-diagnosticadas.

Se ficam amareladas, talvez trate-se de um problema de fígado. Se apenas um de seus olhos mudou de cor, poderia ser um sinal de doença hereditária, como a neurofibromatose.

Continua após a publicidade

Lembramos também que, se você notar uma mudança na cor de seus olhos, deve consultar um oftalmologista.

Ele é o médico adequado para essa área do seu corpo e lhe dirá se você deve consultar outro especialista, no caso da mudança da cor ser um sintoma de outro problema.

5. As pessoas de olhos pretos têm mais tendência à catarata

O que a cor dos seus olhos diz sobre a sua saúde?

A catarata é uma opacidade da visão muito comum hoje em dia, que associamos ao envelhecimento.

Continua após a publicidade

Trata-se de uma neblina que aparece sobre a pupila do olho e as pessoas com olhos escuros correm mais risco de desenvolvê-la.

Isso foi demonstrado através de um estudo publicado no American Journal of Ophthalmology. A pesquisa demonstrou que as pessoas de olhos escuros tinham um risco entre 1,8 e 2,8 vezes maior de apresentar catarata em algum momento da vida.

No entanto, é possível prevenir esta condição. O mais importante é proteger os olhos dos raios ultravioleta.

Qual a cor dos seus olhos? Agora, você poderá saber um pouco mais sobre si mesmo e sobre a sua saúde graças a este fator.

Continua após a publicidade

Leia tambémOlhos verdes: 5 coisas para saber sobre essa rara cor de olhos

Compartilhe o post com seus amigos!

Fonte: Prevention

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você