O que acontece em seu corpo quando você fica estressado?

Quem nunca sofreu com os efeitos do estresse na vida que atire a primeira pedra! Seja com relação aos problemas da vida pessoal, seja com relação ao âmbito profissional ou mesmo com os estudos, mais dia, menos dias, todo mundo se pega estressado, passando por todos os efeitos que esse estado de espírito nos proporciona.

Mas, será que além do aumento das batidas cardíacas e do descontrole do humor, você sabe o que acontece em seu corpo quando você está estressado? Será que você tem consciência das cadeias de hormônios e dos efeitos que eles causam em seu organismo quando você chega ao nível mais agudo de estresse?

Muito provavelmente sua resposta para esses questionamentos é “não”. Mas, como você vai ter a oportunidade de conferir hoje, esse é um assunto que todos deveriam conhecer. Ser estressado ou enfrentar situações de estresse pode trazer consequências agudas para o organismo e, dependendo da situação, o resultado pode ser mais drástico que o comum.

10

Isso porque todo o corpo pode se desgastar durante uma crise de estresse, desde o sistema cardiovascular até outros órgãos, como o estômago. Se você for estressado constantemente, por exemplo, você se torna um alvo fácil até mesmo para doenças aleatórias, desde uma gripe até quadros complexos de inflamações. Tenso, não?

Tipos de estresse

Mas, antes de vermos detalhadamente o que acontece em seu corpo quando você está estressado, é preciso, antes de mais nada, que você conheça os tipos de estresse que existem: o estresse agudo, de efeito rápido; e o estresse crônico, de efeito prolongado.

De acordo com o site Popular Science, as preocupações do dia-a-dia, os problemas do trabalho e outras preocupações exageradas, como o trânsito, fazem parte do estresse crônico. Esse é o tipo que ocasiona o que os especialistas chamam efeito prolongado e resulta no enfraquecimento do sistema imunológico.

2

Normalmente é esse tipo de estresse que deixa as pessoas cansadas e irritadas na maior parte do tempo.

Por outro lado, existe também o estresse agudo, desencadeado por situações pontuais e que realmente colocam as pessoas em risco. Esse é o caso de um assalto ou de outras situações inusitadas, que podem colocar sua vida em risco, por exemplo; e que exercem um efeito rápido sobre quem está estressado.

3

Esse tipo de estresse é o que nos deixa impulsivos e coloca o corpo em alerta para algum tipo de reação, como você vai ver mais detalhadamente abaixo.

O que acontece no corpo quando se está estressado?

Os efeitos que se sente no físico quando se está estressado nada mais é que o resultado do bombardeio químico que ocorre dentro do corpo. As reações que explicamos a seguir explicam o aumento da adrenalina, da pressão sanguínea (que deixa as paredes das artérias próximas a explodir) e a maior propensão que os estressados têm a um ataque cardíaco.

1. Sinal de alarme

4

Quando você percebe uma situação de ameaça (seja um ataque ou um problema comum), sinais nervosos começam a trabalhar de forma a enviar uma mensagem de alerta ao cérebro;

2. Gatilho cerebral

5

Os alertas chegam à amígdala (não a da garganta), região do cérebro que ajuda na tomada de decisões e na regulação das emoções. Por sua vez, a amígdala manda sinais ao hipotálamo, também no cérebro, que controla a produção hormonal.

3. Cascata de hormônios

6

O sistema nervoso age rápido depois disso e cargas de adrenalina são liberadas no corpo. Enquanto isso, o hipotálamo inicia uma sequência de reações químicas que termina na produção do cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse.

4. Mensagens pelo sangue

7

Nesse momento, o cortisol, a adrenalina e outros produtos químicos desse primeiro momento de reações entram na corrente sanguínea e viajam por todo o corpo, despertando órgãos e músculos para a tensão.

5. Chave-mestra

9

Quase todas as células de nosso corpo, especialmente nos órgãos e tecidos, são ornamentadas com proteínas receptoras de glicocorticoides. Combinadas com o cortisol, elas liberam muito mais açúcar que o normal na corrente sanguínea.

6. Respostas

1

Então a glicose extra se espalha e serve de combustível para o coração bater mais acelerado, aumentando o oxigênio nos músculos. Nesse momento, o estresse já toma conta de todo seu corpo e você está preparado para lutar ou fugir.

Impressionante, não? Você também vai se impressionar quando descobrir: Por que sentir fome dá mau humor? 

Fontes: Popular Science, Mega Curioso