Você já se perguntou o que acontece quando uma estrela morre? Aliás, você sabia que as estrelas podiam morrer?
O processo de morte de uma estrela é semelhante ao conceito de reencarnação. As estrelas na verdade nunca morrem, mas a matéria nelas contidas aglutinam-se por um grande período de tempo antes de se desfazer em seguida.
Os astrônomos formularam ao longo do tempo diversas teorias sobre o que eventualmente acontece com as estrelas, em escala cósmica, levando em conta os bilhões de anos entre sua formação e consequente fim.
Podemos dizer que o objetivo principal de uma estrela é alcançar o equilíbrio, ou estabilidade, e uma vez que isso acontece, a estrela começa a se transformar mais uma vez, num processo de evolução contínuo.
Veja o que acontece quando uma estrela morre:
Massas Solares
Se uma estrela possui apenas metade da massa do Sol, ou 0,5 massa solares, ela não colapsa sobre si mesma quando morre. Esta estrela se transforma em uma anã branca.
O processo depende do seu equilíbrio e da capacidade do corpo celeste evoluir em novos estágios.
Se houver uma pressão equivalente empurrando a matéria interna para fora do centro de gravidade, e uma pressão externa empurrando os átomos em direção ao núcleo, então a estrela entrará em um período de fase ativa, onde o hidrogênio começará a se converter em hélio.
Quando o hidrogênio se esgotar e o hélio começar a ser convertido, a estrela original morre e seu núcleo remanescente se transforma em uma anã branca.
Anã branca
O núcleo de uma estrela anã branca envolve-se em camadas de hidrogênio, que ainda queimam, continuando a se fundir. Se quando uma estrela morre esse for o caso, ela se expande, crescendo e eventualmente se transforma novamente, tornando-se uma gigante vermelha.
Em vez de morrer, o processo recomeça; só que agora a anã branca começa um novo estágio como gigante vermelha.
Gigante vermelha
Durante a fase de gigante vermelha, a estrela funde todo o seu estoque de hélio para formar carbono e, após, oxigênio.
No entanto, a estrela deve ter energia suficiente, ou então sua camada externa começará a se desprender, deixando para trás um núcleo inativo ou apenas moléculas de oxigênio e carbono.
A gigante vermelha, em seguida, volta a ser uma anã branca, mas apenas uma remanescente dela. Teoricamente, o que sobrou da anã branca se torna a hipotética anã negra – no entanto, isso ainda não foi cientificamente comprovado.
Se as estrelas gigantes vermelhas tiverem energia suficiente, ao invés de morrer, se transformam em uma nebulosa.
O Limite de Chandrasekhar
O chamado “Limite de Chandrasekhar” equivale a estrelas com até 1,4 vezes a massa do Sol. Se uma estrela atinge sua fase produtiva e está abaixo do limite de Chandrasekhar, ela se torna uma anã branca.
No entanto, se a estrela é maior que esse limite, uma estrela de nêutrons se forma. Se a estrela for mais do que cinco vezes a massa do Sol, então a queima de hidrogênio será interrompida, formando uma supernova – e qualquer outro material estelar forma um buraco negro.
Leia também: 20 fatos sobre os buracos negros, sugadores de matéria interestelar
Compartilhe o post com seus amigos!
Fonte: Sciencing
2 comentários em “O que acontece quando uma estrela morre?”